terça-feira, 22 de maio de 2012

Quem não é o maior... Pode ser o melhor?

Nos dias atuais nós vemos muitas empresas pequenas participando da lista das melhores empresas para se trabalhar publicada anualmente pela Você S.A Revista Exame e Revista Época.

Hoje, essas empresas pequenas já são multinacionais com raízes fincadas nos mais longínquos rincões do planeta. A pergunta mais comum que se faz é a seguinte: como é a competitividade da micro e pequena empresa? Como competir com as grandes estruturas?

A grande dica é que o pequeno, com menos burocracia, pode ser mais veloz, sair na frente, decidir mais rápido, ser mais criativo... A burocracia mata a meta! Porém, é preciso acreditar mais no próprio potencial.

Acreditar que mesmo pequeno, muitas vezes remando contra a maré, sem financiamentos, sem estrutura e diante de um mercado cada vez mais exigente pode parecer presunção que diante de tantas incertezas pode-se prosperar. Mas essa fé é o ingrediente número um do sucesso.

Vivemos numa sociedade onde todo mundo quer ser o primeiro. E o primeiro pensamento é que para ser bom tem que ser grande. Em nossa cultura, quem ganha prata chora, porque o sentimento é de derrota. Aliás, neste caso perdeu mesmo. Mas deveria olhar todo o caminho que foi percorrido até ali, essa foi à vitória.

Ser pequeno é apenas o inicio. Se você ler a história de Sam Walton, o fundador da Rede Walmart, o maior faturamento do planeta, algo em torno de 400 bilhões de dólares anuais, verá que ele iniciou seu pequeno negócio numa pequena cidade e assim permaneceu por muito tempo.

O seu lema era: "O cliente pode demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar".

Para ser grande entendo que o maior passo é pensar como "grande", ter atitude de "grande", motivação de grandes proporções. O caminho passa por ver o que todo mundo vê... Mas enxergar diferente! Quando vemos pessoas se destacando, construindo uma "estrada de campeões", precisamos observar que essas pessoas estão fazendo aquilo que outros não quiseram fazer.

A vontade de se preparar tem que ser maior que a vontade de vencer. O que o pequeno pode fazer para triunfar? O caminho é entender a mescla de disciplina com entusiasmo como a ponte entre os sonhos e a realidade. O preço a pagar é muito treinamento e estudo.

Construir o futuro, um negócio que amanhã será um grande sucesso, acima de toda e qualquer tecnologia, fazer a diferença real está nas pessoas fiéis e comprometidas, na escolha e formação das equipes, na identificação das pessoas certas para os lugares certos. E isso não é privilégio só de grandes empresas.

O que motiva as pessoas a fazer o que fazem? O que motiva o mundo são as pessoas... Mas o que motiva as pessoas é a paixão, é sentir-se útil e comprometido, seja pequeno ou grande. O maior desafio é não se acomodar.


Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
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