sexta-feira, 25 de maio de 2012

Formar ou buscar no mercado?

Quem não está buscando um profissional qualificado, competente e capaz de ser no futuro ou, imediatamente, um líder de equipe de alto desempenho?

Isso sem falar de todos os problemas para encontrar os colaboradores operacionais e técnicos na maioria dos segmentos do mercado, independente do tamanho da empresa. Temos ainda que considerar o desafio para manter um indicador razoável, na maioria dos casos acima da meta, no seu quadro profissional, tanto de rotatividade como de vagas abertas.

As buscas, atualmente, são sempre desesperadas e se não existir um planejamento, o problema torna-se muito maior e contínuo.

Para os líderes e gestores estratégicos dos processos do negócio, que irão inclusive ser responsáveis por entregar e lidar com estes problemas de formação, da falta de mão-de-obra, e que serão desafiados a buscarem soluções diferenciadas e inovadoras para garantir os resultados é que precisa ter atenção maior.

Pois, estes gestores ou líderes de processos não são apenas gestores da operação: diante destas dificuldades de atrair, encontrar e reter profissionais eles são cada vez mais gestores de pessoas. Eles são responsáveis diretos pela condução e gestão destas pessoas e ações que poderão manter bons profissionais e atrair outros necessários.

Naturalmente nenhuma empresa terá solução completa em apenas uma ação, formação ou busca, e certamente terá que buscar no mercado líderes e gestores com sabedoria comportamental para se adaptar à cultura e ao processo o mais rápido possível e deverá também ter um plano interno de formação. Pensar em programas de sucessão naturalmente, nos diversos níveis de liderança. Assim, terá que buscar no mercado com eficiência e qualidade de seleção e formar internamente líderes capacitados.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário