quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dê uma guinada na Gestão de Pessoas da sua empresa

Nessa época do ano momento, milhares de profissionais de Recursos Humanos encontram-se reunidos com suas equipes para traçar ações estratégicas para 2013. Afinal, quem não acompanha as inovações do mercado ficará fadado ao atraso e perderá espaço no mercado.
Listamos abaixo algumas ferramentas e/ou ações que podem ajudá-lo a dar uma verdadeira guinada na Gestão de Pessoas da sua empresa:
1 - Pesquisa de clima organizacional - Cada vez mais as empresas preocupam-se em conhecer a percepção dos seus colaboradores no que ser refere ao clima e às ações corporativas que são adotadas. Por isso, essa é uma ferramenta que permite que os colaboradores dêem suas opiniões sobre vários indicadores corporativos, tanto sobre os pontos fortes de uma gestão quanto em relação àqueles que precisam ser trabalhados.

2 - Avaliação de desempenho - não deve ser considerada um "puxão de orelhas", mas sim uma valiosa ferramenta que auxiliará o desenvolvimento do colaborador. Inclusive, é através da avaliação de desempenho que se estabelece outro recurso valioso à Gestão de Pessoas - o feedback, onde o funcionário sabe o que a empresa espera dele e poderá trabalhar as competências técnicas e/ou comportamentais necessárias às suas atividades.

3 - Programas motivacionais - a motivação profissional surge de dentro para fora, mas também cabe a empresa estimular o profissional a se encantar por ela, a vestir a "camisa" e se sentir parte integrante do negócio. As ações motivacionais também devem ser estimuladas pelas empresas, afinal reter talentos é uma estratégia.

4 - Criatividade – esperar que os colaboradores sigam as regras impressas em um manual, sem dar-lhes a oportunidade de desenvolver o potencial criativo significa abrir espaço para a concorrência. Toda empresa precisa mostrar-se aberta às inovações e estimular os talentos internos para que eles tragam sugestões, ideias para aperfeiçoar os processos, renovar produtos.

5 - Comunicação interna – é necessário a presença de eficazes canais de comunicação interna. Não é obrigatório investir em tecnologias avançadas e que requeiram gastos elevados. Os canais podem ser, por exemplo, murais, reuniões periódicas com as equipes e a valorização diária estreita o relacionamento entre a alta direção e as equipes.

6 - O diverso - contar com uma equipe formada por pessoas de várias gerações e com experiências diversificadas aumenta as chances de pluralidade de ideias. O diverso tornou-se um campo fértil para a inovação. Estimule os talentos internos a respeitarem o diverso, pois isso fará com que eles adquiram novas expectativas de futuro e quebrem paradigmas que podem estar prejudicando a eles e à sua empresa.

7 - Desenvolvimento de talentos - saber se esse investimento está valendo a pena e atendendo às reais necessidades da empresa e do próprio profissional. Estabeleça um diálogo com os colaboradores, antes de enviá-los para um novo treinamento.

8 - As lideranças - E os seus líderes? Como estão? Precisam de algum programa de desenvolvimento específico? Estão sabendo estabelecer a "famosa" sinergia com os membros das suas respectivas equipes ou apenas delegam ordens? Invista nas lideranças, pois o retorno será percebido no dia a dia.

9 - Qualidade de vida - não se deve esquecer de que muitos talentos estão migrando de uma empresa para outra, inclusive com redução de salários, para terem uma melhor qualidade de vida. Quem se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais. Procure cases de sucesso e se inspire em alguma prática que se enquadre à sua realidade corporativa.

10 - Portas abertas - Por fim, um recado direto para os profissionais de RH: toda e qualquer ação implantada pela área só tem boas chances de êxito se você estiver disposto a ouvir os colaboradores da sua empresa. Estabeleça as "Portas Abertas" para todos os níveis hierárquicos.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
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terça-feira, 8 de janeiro de 2013

6 fatores que desperdiçam seu tempo no trabalho

Cada vez mais o tempo vale dinheiro e as empresas vêm tratando como grande diferencial de um colaborador a capacidade de organizar bem o tempo de serviço, produzindo adequadamente dentro dos horários de trabalho, evitando horas extras e dando os retornos necessários.
Porém, as dificuldades para um profissional se adequar a esta demanda de mercado é muito grande. Aqui estão alguns pontos que potencializam estas dificuldades:

1.       Ausência de foco - O colaborador acumula várias obrigações e deseja resolver tudo ao mesmo tempo, o resultado é que nenhuma das obrigações é feita;
2.       Falta de concentração na tarefa em execução - o colaborador leva para empresa problemas pessoais, além de conversas paralelas que faz com que o resultado fique prejudicado;
3.       Ausência de planejamento - Não sabendo se planejar ocorre confusão e não se estabelece prioridades;
4.       Acomodação que gera desmotivação - Muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso na relação acomodação e desmotivação;
5.       Procrastinação - deixar tudo que se pode fazer hoje para o amanhã;
6.       Refém de ferramentas tecnológicas - as pessoas ficam apegadas ao celular e ao uso de e-mail de forma errada (checar caixa de correspondência toda hora).

Por outro lado, isso não significa que o colaborador não tem direito de descansar e que o chefe deve ser carrasco. Nenhum profissional é 100% do seu tempo, temos que cada vez mais exercer o famoso ócio criativo. Assim é necessário relações balanceadas.

Uma forma eficaz é utilizar o quadrante do tempo, onde você irá separar suas atividades em: Importante e urgente, Urgente mas não importante, Importante mas não urgente e Rotina (nem importante e nem urgente).

A pessoa estabelecendo bem esta relação com o tempo terá muito mais tempo para sua vida pessoal, caindo com o mito de que o colaborador dedicado é o que só pensa no trabalho. Só pensar no trabalho não é bom, pois afeta diretamente a nossa saúde, família e qualidade de vida. Quando planejamos nossas atividades, conseguiremos ser produtivos.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
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segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Como fazer um balanço de 2012, junto com a equipe?

Mais uma vez, as pessoas repetem aquela conhecida frase: "O ano passou voando!". Onze meses dão uma boa margem para sentar com sua equipe e avaliar os principais fatos que marcaram 2012. Não se trata de uma avaliação de desempenho coletiva, mas sim um convite para que os membros do time reflitam sobre o que ocorreu e os resultados que foram alcançados seja individual ou coletivamente.

Como líder, cabe a você pontuar os fatos que foram mais relevantes para a equipe ao longo de 2012. Vale registrar tanto acontecimentos positivos quanto os considerados negativos.

Além de citar os fatos marcantes, mostre seu ponto de vista e apresente argumentos plausíveis.
Mostre-se que essa é a sua visão e que espera que todos apresentem seus posicionamentos, afinal você depende da sua equipe alcançar resultados e não apresentaria resultados à empresa se eles não estivessem ao seu lado.

Tente tornar a reunião numa conversa agradável, em que todos possam se expressar. Quando um colaborador concluir sua fala, observe se alguém se mostrou interessado no assunto e aproveite a deixa "E você fulano, o que pensa sobre o assunto? Tem algo a acrescentar?". O importante é que a reunião não caia no marasmo e tampouco se torne improdutiva.

Peça sempre sugestões para a melhoria dos processos. Se um projeto foi considerado positivo, ótimo. Existe algo que poderia ter sido acrescentado e que só foi percebido após a sua conclusão?

Para os pontos negativos, onde foi que a equipe errou? Houve falha de comunicação, por exemplo? Faltou infraestrutura da empresa para garantir o êxito do processo?

Lembre-se de que essa reunião não é uma avaliação de desempenho, mas sim um balanço do que ocorreu durante todo o ano. Com base nessas informações, você poderá traçar novas estratégias para que a performance da sua equipe melhore.

Ao término dos trabalhos, lembre à sua equipe que você está disponível para tocar ideias não apenas naquele momento, mas no dia a dia. Certamente, nem todos os presentes terão o tempo necessários para falar o que queriam ou, então, preferem conversar reservadamente com você.

O importante é fortalecer o canal de comunicação com os liderados.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo
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