terça-feira, 31 de julho de 2012

Ser organizado pode melhorar seu desempenho

Uma pessoa organizada investe tempo para planejar sua vida e o trabalho, e tem controle sobre o seu tempo e seu espaço. Na prática, a pessoa organizada é aquela que possui um sistema de agenda que funciona bem, o que a ajuda a fazer as coisas de forma mais produtiva. Essa pessoa não costuma perder compromissos nem prazos e não perde tempo tentando achar objetos, documentos ou arquivos no computador, pois sabe exatamente onde as coisas estão.
Pode-se classificar as pessoas em três tipos:
·         Primeiro - organizado por natureza - aquela pessoa que gosta de organizar e que percebe claramente os benefícios da organização para a sua vida. A organização para essas pessoas é um hábito, saudável e natural.
·         Segundo - organizado por necessidade - é aquela pessoa que, às vezes, é até desorganizada em casa ou nas suas coisas pessoais, mas no trabalho, por necessidade ou exigência da profissão, é organizado.
·         Terceiro - organizado crônico - aquele indivíduo que quer organizar tudo o tempo todo. Tem mania de limpeza e arrumação. É extremamente metódico, não pode ver nada fora do lugar e acaba, muitas vezes, incomodando as pessoas com quem convive. Se muito exagerado, pode chegar a ser considerada uma patologia.
É bom sempre lembrarmos que ser organizado é para muitas pessoas um estado de espírito, uma coisa natural e que traz bem-estar e qualidade de vida. Isso não tem nada a ver com ser metódico.
A pessoa organizada é normalmente menos estressada, economiza tempo e dinheiro. Além disso, causa melhor impressão nos colegas e superiores e tem mais chances de crescer profissionalmente.
Uma pessoa organizada pode ajudar e influenciar diretamente para que um trabalho de um colega seja entregue no prazo e com qualidade, assim como um líder desorganizado pode influenciar diretamente na queda de produtividade da sua própria equipe.
Portanto, a organização é que abre espaço para a criatividade. Muitas vezes, mudar hábitos e comportamentos não é uma coisa fácil. E para que isso ocorra é necessária, antes, uma mudança de percepção. A organização precisa ser percebida como algo que vai trazer benefícios para a vida da pessoa, abrindo espaço para a mudança de atitude e depois de comportamento.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:
http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Entrevista/8017/ser-organizado-pode-melhorar-seu-desempenho.html

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Informação sobre INSS será obrigatória

Empresas terão de informar mensalmente ao trabalhador o valor da contribuição recolhida à Previdência Social e segurados também poderão pedir ao INSS extrato com o histórico completo dos pagamentos efetuados.

As empresas serão obrigadas a informar aos trabalhadores, mensalmente, os valores recolhidos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre o total de sua remuneração.

A determinação está na lei 12.692, sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no "Diário Oficial" da União do dia 25/07/2012.

O governo ainda vai regulamentar o tipo de documento que terá essa informação. Hoje o contracheque mostra o desconto referente à contribuição previdenciária, e não aquele que o empregador efetivamente recolheu. Portanto, não há como o trabalhador detectar se houve sonegação no recolhimento.

A nova lei ainda obriga o INSS a enviar aos segurados ou à empresa, sempre que for solicitado, o extrato relativo ao recolhimento das contribuições previdenciárias.

O Ministério da Previdência Social não soube informar de que forma o extrato do instituto será enviado nem como o pedido deverá ser feito.

Os trabalhadores já podem receber em casa, mediante solicitação à Caixa Econômica Federal, o extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O documento também pode ser obtido nos caixas eletrônicos, desde que se tenha o cartão do cidadão.

FRAUDES

A alteração -feita na lei 8.212, denominada Lei Orgânica da Seguridade Social-permitirá que o trabalhador acompanhe, todos os meses, os valores recolhidos sobre seu salário e o total que já foi repassado à Previdência. Esses dados são usados no cálculo da aposentadoria e dos demais benefícios do INSS.

Não é raro trabalhadores descobrirem no pedido da aposentadoria que a empresa não fez o recolhimento. E, quando isso ocorre, o segurado é obrigado a reunir documentos que comprovem o trabalho e o salário da época. Se a empresa fechou ou ele não tem mais documentos antigos, pode não conseguir a comprovação e ter um período descartado no cômputo para a aposentadoria.

Com a nova regra, será possível corrigir pendências antes do pedido do benefício. Basta o segurado fazer uma reclamação em um posto do INSS -é obrigação do órgão, e não do trabalhador, cobrar o recolhimento da empresa.

NOS POSTOS

O extrato já pode ser consultado nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal pelos clientes dos bancos. Também é possível solicitar as informações nos sindicatos ou no site da Previdência (
www.previdencia.gov.br).

Para isso, no entanto, é preciso ter uma senha, que deve ser retirada em uma agência do INSS mediante agendamento prévio feito por meio do site ou da central 135.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Fonte: Folha de S. Paulo

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Brasil vai se tornar 2º mercado mundial de guloseimas em 2016

Hoje, o País está na terceira posição, mas deve ultrapassar nos próximos quatro anos o Reino Unido, ficando atrás apenas dos Estados Unidos entre os maiores mercados de chocolates, balas e amendoins do mundo. A projeção da Euromonitor mostra que, enquanto o consumo mundial destes produtos cresce a uma taxa anual de 2%, no Brasil a variação é de 3,6% ao ano.

Em 2011, a indústria brasileira registrou vendas reais de US$ 12,6 bilhões nessas guloseimas, pouco mais da metade do faturamento total da América Latina. O volume produzido no ano passado subiu 6% em relação a 2010, segundo a Abicab (Associação Brasileira das Indústrias de Cacau, Chocolate, Amendoim, Balas, Doces e Derivados).

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Fonte: Valor Econômico

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Visão: Necessidade Infinita

Qual é a diferença entre o Bill Gates e você? Ele vê melhor e mais longe!
Quantas pessoas tiveram mais conhecimento que Steve Jobs e não alcançaram sequer a centésima parte do sucesso deste que foi um ícone da história da tecnologia.
Sim, a Visão é o diferencial. Capacidade de enxergar e processar possibilidades invisíveis a olhos e mentes comuns. E depois? Agir de acordo com isto.
Faça uma experiência. Coloque um galão de 20 litros de petróleo sobre a mesa e pergunte a quatro pessoas o que veem.
A primeira dirá: “Isto é petróleo, fonte de energia”.
A segunda: “Deste petróleo é possível extrair gasolina e diesel para movimentar automóveis e caminhões”.
A terceira poderá dizer: “Não é só uma fonte de energia, mas matéria-prima para resinas, solventes e inúmeras substâncias e materiais”.
A quarta diz: “Com o carbono livre contido neste petróleo pode-se provocar reações atômicas importantes e obter um potencial energético muito maior ao de todos os combustíveis presentes em sua composição”.
Pessoas diferentes, visões diferentes. Umas superficiais, outras profundas.
Isso também se encontra entre posições hierárquicas das empresas. Um gerente pode até ter mais informações que os demais colegas ou subordinados. Mas ele jamais será um ótimo gestor se não tiver visão mais ampla e abrangente.
Um diretor terá somente status diferenciado se não tiver visão maior do que todos os demais gestores. Isto, aliás, é o defeito mais corriqueiro das empresas familiares, onde herdeiros sem nenhuma aptidão “ganham” posição no topo da hierarquia e se transformam num evento cômico, quando não trágico.
O que as empresas e as pessoas mais carecem para se desenvolver e inovar? Visão. 

Guarde isto: “Se os líderes da sua empresa não têm visão, apronte-se para a revisão de tudo o que eles fazem”.  

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Fonte: Artigo publicado na Folha de Londrina em 23/07/2012, na coluna Abraham Shapiro, em Empregos e Concursos.

terça-feira, 24 de julho de 2012

5 perguntas indispensáveis para uma boa gestão do RH


Enviar pesquisas regularmente dentro da organização ou empresa pode ajudar a levantar potenciais problemas, melhorar a produtividade e retenção e viabilizar sessões de treinamentos mais efetivas.

1. Como quer levantar as respostas?

Aqui é o meio, o método para se obter as respostas que está buscando. Por exemplo, questionários on-line, que substituem cada vez mais o "papel e caneta", por serem mais rápidos, práticos e acessíveis.

2. Por que quer levantar as respostas?

Esta é a pergunta mais importante, pois esclarece o motivo e quais informações que realmente deseja saber. Deixe seus objetivos muito claros antes de avançar para os próximos passos na pesquisa.

3. Quem é seu público entrevistado?

Esta pergunta pode ser bem simples, mas é muito importante para manter o foco. Respondentes devem ser uma "amostra" de uma "população". Uma população é o total de pessoas que deseja endereçar a pesquisa. A amostra é uma porção da população maior que, na prática, responderá sua pesquisa. Por exemplo, nos casos de pesquisas dentro da organização, espera-se que na pesquisa de clima a amostra seja de grande representatividade dessa população.

4. Quando se quer obter as respostas?

Está relacionado ao tempo necessário para coletar os feedback. Por exemplo, nas sessões de treinamento, as pesquisas de reação dos participantes são aplicadas após o seu término; um prazo de 15 dias para obter o feedback é razoável.

5. O que se quer perguntar?

Esta é a parte-chave da pesquisa. Caso já tenha as primeiras quatro questões definidas, "o quê?" será uma questão muito mais fácil de responder. Há muitas formas e fatores a serem considerados no processo de elaboração do questionário, mas aqui estão algumas diretrizes gerais:

- Primeiro, mantenha suas questões simples, diretas e concisas. Isso permite uma compreensão mais fácil das questões pelos entrevistados e garante uma análise de dados mais prática para você.
Uma dica importante caso você decida por questões de múltiplas escolha: procure limitar-se ao no máximo de sete alternativas por questão para não sobrecarregar os respondentes.

Nomeie as opções, em vez de quantificá-los. Em vez de numerar de 1 a 5, por exemplo, use advérbios como: extremamente, muito, moderadamente, pouco ou nada. Outra opção é também se basear em modelos prontos e adaptar os questionários no que melhor encaixar à sua realidade.

Após o envio do questionário, é hora de começar a receber o feedback e realizar a suas análises.


Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Quando menos é mais

Isto quer dizer que quanto mais simplificada e direta for a sua mensagem, melhor.
Nesta época de sobrecarga de informações, nenhum executivo tem tempo para apresentações bonitas, coloridas, cheias de charme. O importante é o conteúdo.
Evidentemente que não se pode chegar até o ponto que você deixe de lado informações importantes ou relevantes.
Os benefícios de "apresentando menos, em vez de mais" são vários:
·         uma quantidade menor de dados é mais fácil para organizar e mais fácil de apresentar em um fluxo claro e lógico;
·         no início do documento já direciona para a idéia conclusiva da mensagem antecipando o que os números querem dizer. Do contrário você vai disputar com a platéia a validação destes números através de várias perguntas que serão feitas.
·         o nível de retenção da mensagem principal aumenta, quando não há dispersão e o apresentador esta focado;
·         menos informação deixa mais tempo para perguntas e diálogo, proporcionando uma experiência mais rica para o público. Dependendo das circunstâncias da apresentação, pode não ser uma má idéia simplesmente aguçar o apetite do público para o assunto e deixá-los querendo mais informações.
·         se o público não está sofrendo de sobrecarga de informações, eles estarão mais aptos a focar os principais pontos que você está fazendo, ao invés de tornar-se aborrecido, confuso ou lutando loucamente para tomar notas.
Finalmente, isto também é valido para posts das redes sociais, tem que ser curtos e objetivos!

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

sexta-feira, 20 de julho de 2012

O que é Reconhecimento?

É gratidão. É recompensa. É uma palavra elogiosa. É um ato de saudação por uma atitude certa.
Além do contrato trabalhista entre o empregador e o funcionário, existe também um contrato psicológico não expresso. O primeiro busca garantias para a empresa de que terá resultados. O segundo alimenta a esperança do funcionário de que terá reconhecimento.
Para o colaborador, além de vantagens concretas – como dinheiro –, há ganhos em prestígio que podem se tornar decisivos ao seu desempenho, às suas promoções e ao seu autodesenvolvimento.
Reconhecer alguém uma ou duas vezes por ano, de nada adianta. Segundo pesquisa da norteamericana Gallup Organization,  de Washington,  a motivação e o engajamento dos funcionários são bastante afetados pela freqüência com que são reconhecidos por seu trabalho.
Logo, um gestor que só valoriza números, nem números terá. Sabe por quê? Ele e todos os outros do planeta dependem de pessoas. 

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Fonte: Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 16/07/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

6 informações que todo vendedor precisa ter em mãos antes de se reunir com seus clientes

1) Características do negócio, participação de mercado, tendências e concorrentes
2) De quem e como o cliente compra produtos parecidos com o que o vendedor está oferecendo. O que ele considera (Preço, entrega etc.)?
3) Quais as preocupações e necessidades atuais da empresa do cliente?
4) Como é a relação dele com produtos como os que o vendedor vende?
5) Qual e onde se localiza o nível de exigência de qualidade desse cliente?
6) Quais soluções/produtos ele já utilizou com sucesso no histórico da empresa dele?

É possível obter essas informações de diversas maneiras: em uma pesquisa no site oficial da empresa do cliente, em um bate-papo com antigos fornecedores, colaboradores da empresa e assim por diante. Elas dão um conhecimento de causa que faz toda a diferença durante a reunião, e ainda a tornam mais produtiva, o que traz resultados positivos tanto naquele momento quanto no resto do relacionamento com o cliente.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Faça mais do que ser Profissional

O sujeito tinha só um braço, e senta-se na cadeira daquela velha barbearia.
- Barba e cabelo! – ele ordena.
Assim que começa o trabalho, o barbeiro faz-lhe um corte no rosto, depois outro no queixo e mais um pequeno no pescoço. Ao alinhar o bigode, espeta-lhe o nariz. Em seguida, começam as tesouradas na nuca e nas orelhas. Ao final do trabalho, o barbeiro pergunta:
- O senhor era meu freguês há muito tempo atrás, não era?
E o cliente responde:
- Não, senhor! Eu perdi meu braço num acidente de automóvel!
O que é ser um bom profissional hoje em dia? Qualquer um responderá: “é saber fazer bem o que se propõe com a finalidade de obter sustento”.
Mas atualmente os profissionais lidam com um novo problema. Para cada profissional competente, existem muitos outros igualmente capazes, com formação e bagagem bem semelhantes.
O que é que dá destaque aos profissionais que mais se sobressaem?
A resposta é: criatividade. Os mais criativos são aqueles que aparecem mais, melhor e  conseguem resultados diferentes.
Oscar Wilde, o pensador inglês, disse: “A maioria das pessoas é outra pessoa. Seus pensamentos são as opiniões de outra pessoa. Suas vidas, uma mímica. Suas paixões, uma citação".
Portanto, antes de sair por aí armazenando títulos, o correto é trabalhar intensamente para desenvolver a sua criatividade – sair do raciocínio bitolado e viciado da manada que você e quase todo mundo acompanha inconscientemente.
Finalmente, faça o seu marketing pessoal.
Ser bom em alguma coisa não é tudo. Falta fazer as pessoas saberem disso. Como? Forme vínculos verdadeiros e duradouros com elas. Os “amores de verão” dos contatos fortuitos e sem significado não darão a elas mais do que simples e esparsas lembranças de você.
O bom profissional? Ele é bom no que faz, é criativo e se comunica... Ah! E ainda consegue ser humilde.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Produtos alimentícios puxam alta na cesta de compras dos idosos

·        
O IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), que mede a variação de preços da cesta de consumo de pessoas com mais de 60 anos, avançou 1,39% no segundo trimestre de 2012. A informação foi divulgada pela Fundação Getúlio Vargas.

O resultado superou em 0,06 ponto percentual o verificado no trimestre anterior. Com isso, o indicador acumulou em 12 meses alta de 5,41%, ficando acima do Índice de Preços ao Consumidor Geral para o mesmo período (5,37%).

Segundo a FGV, a principal pressão para o aumento do índice no segundo trimestre partiu dos alimentos, cuja taxa passou de 0,65% para 2,19%. Ficaram mais caros os laticínios, que passaram de uma queda de 0,25% no preço para um crescimento 2,8%, e as hortaliças e legumes (de 0,06% para 16,70%).

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Com IPI reduzido, néctares de frutas estão mais baratos

Os consumidores começam a encontrar, esta semana, néctares de frutas mais baratos nas gôndolas. A redução nos preços acontece devido à isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) concedida pelo governo aos produtores da bebida, em vigor desde 1º de junho.

Algumas marcas se anteciparam para diminuir os preços. A pernambucana Ebba, fabricante das marcas Maguary e Dafruta, foi a primeira a anunciar a redução. A Qualitá, marca da rede Pão de Açúcar, também já apresenta preço menor. A Wow Nutrition, dona do Sufresh, também já avisou que irá repassar o benefício fiscal ao varejo.

A Coca-Cola, que produz o Del Valle Mais, informou, que "está analisando o impacto sobre seu portfólio com a desoneração na área de néctares”, para, então, tomar as medidas necessárias.

Néctar é um tipo de suco pronto para beber feito com pelo menos 25% de polpa de fruta, e foi o único a receber o incentivo do governo. É o segmento mais representativo da bebida no País, movimentando US$ 1,96 bilhão em 2011, segundo a Euromonitor. Mais da metade do total de US$ 3,58 bilhões da categoria de sucos. As vendas de néctares cresceram 33% no ano passado.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Fonte: Valoe Econômico

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Os 7 elementos que formam uma marca

1. Nome – É o principal elemento que identifica uma marca. Muito mais do que simplesmente identificar e comunicar o que representa, o nome da marca na contemporaneidade deve ter sonoridade, ser bonito de ver, de escrever, de digitar e gostoso de pronunciar.

2. Logotipo - É a forma como se escreve ou a tipologia que se usa para escrever o nome da marca, dependendo da tipologia adotada, a percepção da marca pelo consumidor pode ser mais distinta do que se imagina.  Como exemplo a Brastemtp usa uma fonte mais chapada, a Google usa uma fonte e variações de cores, ou então algo mais caligráfico e rebuscado como é o caso da Coca-Cola.


3.  Símbolo - É a imagem ou figura que representa sua marca. É a parte que pode ser identificada, mas não falada pelo consumidor. E quase todas as marcas que conhecemos sempre elegem um símbolo para se identificar e se comunicar conosco, pelo simples fato de que nosso cérebro memoriza melhor imagem do que palavra. Como exemplo, temos a maçã da Apple, ou o swoosh da Nike, ou o jacaré da Lacoste, ou então o ninho de passarinhos da Nestlé.

4. Mascote - É aquele ser que representa a sua marca, como, por exemplo, o Ronald McDonald's; os Minus, da Minuano, ou então os três personagens do Blue Man Group, que representam a marca TIM. É importante utilizar o mascote porque essas criaturas carregam aspectos lúdicos, que se conectam conosco de forma mais intensa. Assim como o símbolo da marca, criar uma mascote intensifica ainda mais o processo de memorização da marca por parte de seu público-alvo.

5. Embalagem - É a roupa da sua marca, é o invólucro que se elege para vestir um produto e sua marca. E quando falamos de embalagem, desde o material até o design escolhido, ela também carrega potentes elementos de identidade e diferenciação de uma marca.

6. Registro - Tão importante quanto selecionar nomes, símbolos, logotipos, mascotes e embalagem para sua marca, a sua proteção legal é uma etapa de fundamental importância. 

7. Brand equity (valor de marca) - O autor Joel Axelrod definiu com perfeição o conceito de brand equity: "É a importância a mais que um consumidor paga para obter a sua marca preferida e não um produto parecido sem o nome de sua marca". Podemos dizer que a Diesel, por exemplo, tem um brand equity fantástico, pois quando alguém paga cerca de R$ 2 mil para ter uma calça jeans, a pessoa poderia comprar outra, fisicamente parecida, por R$ 79,90.


Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/os-7-elementos-que-formam-uma-marca/64750/

 

terça-feira, 10 de julho de 2012

Brasileiro reduz gastos e prioriza produtos com maior qualidade

É o que mostra uma pesquisa realizada pelo BCG (Boston Consulting Group) com 1.440 pessoas no País. De acordo com o estudo, por conta do alto endividamento, já está havendo uma diminuição no consumo, pois 56% dos consumidores ouvidos afirmaram que pretendem reduzir seus gastos nos próximos meses.

Os itens que mais endividam os brasileiros, segundo o BCG, são sapatos/roupas, carros e celulares/tablets. Para reduzir suas dívidas, os itens mais cortados pelos consumidores são os de consumo imediato, como lácteos, café e chá. Cosméticos também foram citados.

A pesquisa mostra também que, em algumas categorias, os consumidores começam a priorizar produtos com maior qualidade. Nos alimentos, por exemplo, já há uma demanda maior por frutas e vegetais frescos, em detrimento de comidas congeladas e industrializadas.

O levantamento feito no Brasil faz parte de um estudo mais amplo feito pela Boston Consulting Group, em 16 países.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Fonte: Valor Econômico

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Quanto de sua carreira é desperdiçado com dívidas?

As pessoas estão se endividando não porque tiveram essa ideia, mas porque a dívida foi oferecida a elas de forma planejada, e elas não estavam preparadas para avaliar se podiam ou não contraí-las.

Mas o ponto principal é que isso acarreta profundos problemas nas famílias, nas pessoas e em suas carreiras. Afinal, se o indivíduo estiver empregado, irá consumir um tempo precioso de sua vida pagando dívidas e, se perder o emprego, em pouco tempo ficará totalmente sem dinheiro. Pior é quando, em um ato de desespero, faz novas dívidas na esperança de pagar suas contas. Acaba em uma espiral descendente, perdendo até mesmo o patrimônio conquistado arduamente. Isso é assim no Brasil e em outros países.

Endividar-se não é o melhor caminho para desenvolver-se, e não ajuda o indivíduo a pensar em outras formas de aumentar sua renda. Para isso, é necessário que se interesse por uma esfera fundamental de sua vida: a econômica. Sua carreira vive e se desenrola nesse ambiente, portanto, conhecê-lo faria o profissional ter maiores chances de ser bem-sucedido.

Acreditar que o mundo financeiro é complexo e que não há como ser compreendido faz com que muitos não se interessem em conhecê-lo com a profundidade necessária para gerir sua vida adulta. E ficam à mercê daqueles que se aproveitam desse seu desconhecimento.

O momento econômico atual é muito delicado. A menos que você faça uma dívida para adquirir ativos que coloquem dinheiro no seu bolso, não a contrate. Endividar-se para consumir não é a melhor estratégia para ter o que você deseja. Eduque-se financeiramente, aprenda a investir e a ter renda passiva, então, terá melhores condições de consumir e ajudar, de fato, o Brasil. Você precisa de muitos anos para ter conhecimento e prática com investimentos. Contudo, o tempo dedicado a lidar com esse tema, fundamental para sua sustentabilidade econômica, ainda é muito melhor que o tempo das carreiras profissionais que tenho visto sendo desperdiçado no pagamento de dívidas.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Esgotamento da renda leva a consumo mais racional nos supermercados

Alta dos preços e maior endividamento decorrente da maior utilização do crédito são os fatores para a estabilização das vendas.

Em 2011 houve estabilização das vendas dos supermercados, comparadas a 2010 e anos anteriores, influenciada pela redução da capacidade de consumo da população com menor renda, devido à alta dos preços conjugada com maior endividamento decorrente da maior utilização do crédito.

No acumulado dos últimos cinco anos, os supermercados apresentaram evolução de 49,4% (médios e pequenos portes) e 41,1% (grande porte), enquanto que o comércio em geral cresceu 40,8% no mesmo período.

A rentabilidade dos grandes supermercados, em 2011, manteve-se estável, dentro dos patamares históricos do segmento. A sutil elevação nos últimos períodos deve-se, em parte, a incorporação de produtos importados que, diante do longo período de valorização do real sobre o dólar, ficaram mais baratos que aqueles oferecidos no mercado interno.

A demanda aquecida da população, tanto em 2009 quanto em 2010, possibilitou ao setor supermercadista aplicar reajustes acima dos praticados pelos fornecedores e aumentar ligeiramente a rentabilidade.

O setor supermercadista é favorecido por trabalhar com bens de consumo cotidiano e estar próximo do consumidor final. Fatores como reajuste do salário mínimo, manutenção do baixo desemprego e expansão da renda nacional contribuem para que continue apresentando um bom desempenho. A estimativa de controle inflacionário possibilitará que a população com menor poder aquisitivo aumente o consumo nos supermercados.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

As dimensões da Comunicação Verbal

1.       Comunicação intrapessoal – trata da autoestima, autoconhecimento, percepção das qualidades já existentes e, se conscientes, refletem segurança, calma, autocontrole.

2.       Comunicação interpessoal – aborda a percepção do outro, nas suas reais condições, nos seus momentos psicológicos, considerando cultura, tradições, temperamento, para a partir dessa percepção ajustarmos nossa linguagem para haver uma real interação com elas.

3.       Voz – instrumento que precisa sempre ser afinado e ajustado por meio de exercícios, para que tenhamos boa dicção, clareza, musicalidade e teatralização, tornando nossa fala envolvente e encantadora, expressando as emoções adequadamente.

4.       Expressão corporal – envolvendo os gestos, a expressão facial, a postura, a elegância, nosso marketing pessoal, o olhar e a coerência entre o que falamos e como expressamos por meio do nosso corpo aquilo que falamos.

5.       Técnicas envolvendo o ambiente, recursos audiovisuais – toda a parafernália eletrônica utilizada em uma apresentação, além da iluminação, disposição da sala, ar-condicionado, fios, cabos, tomadas, etc.

6.       Dimensão intelectual – corresponde á estruturação do pensamento, como começar, desenvolver e concluir uma apresentação, sabendo utilizar a gramática, o vocabulário, eliminando os vícios de linguagem e coerência no desenvolvimento dos pensamentos.

7.       Dimensão espiritual – que foca os valores, a responsabilidade social, sustentabilidade e congruência entre o que a pessoa fala e faz. Ela evoca a percepção que cada um tem, ou deveria ter, sobre a responsabilidade de tornar o mundo cada vez melhor para se viver e a preocupação com as pessoas, no seu desenvolvimento como um todo.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Confira 10 comportamentos simples que ajudam a impulsionar a sua produtividade:

1. Break time - assim como as férias são extremamente importante, alguns momentos de descanso durante o expediente vão ajudar a clarear as idéias, e dar uma boa reduzida no estresse. Cinco minutos de caminhada não só serão extremamente úteis para arejar a mente como ajuda no fluxo sanguíneo. Portanto, vá para fora do escritório, respire profundamente e mude um pouco de cenário. Você retornará ao ambiente de trabalho com mais disposição.

2. Defina suas prioridades - quanto mais organizado seu dia, mas fácil será evitar o estresse e mais produtivo você poderá ser. A recomendação é assim que você levantar, antes de iniciar suas atividades diárias, fazer uma lista de afazeres. E, a lista deve ter uma ordem, ou seja, liste as atividades de acordo com suas prioridades. Isso te ajuda a sentir mais produtivo.

3. Pense a longo prazo - um grande problema dos profissionais é pensar apenas no curto prazo, ou seja, limitam-se nas suas atividades diárias e rotineiras. No entanto, é preciso refletir sobre o que você quer atingir ao final de um ano de trabalho, aonde você quer chegar. Defina seus objetivos de longo prazo, escreva em um papel e cole ao lado do seu computador ou perto da sua principal ferramenta de trabalho. Essas metas vão te dar mais motivação para trabalhar, o que refletirá na sua produtividade.

4. Chegue cedo - produtividade não combina com distrações. Um escritório silencioso e vazio significa paz e a possibilidade de se concentrar mais. Portanto, chegar mais cedo e evitar a bagunça do escritório lotado podem trazer grandes retornos.

5. Use a internet como sua aliada - não se sinta culpado ao fazer algumas pequenas paradas para surfar na internet, mas não abuse. Invista de 5 a 10 minutos navegando nos seus sites preferidos. Isso ajuda a refrescar a mente e te devolve à produtividade.

6. Foque em apenas uma tarefa - você pode achar que é um profissional mais produtivo fazendo diversas tarefas ao mesmo tempo. Ou que precisa fazer isso, pois o ambiente de trabalho exige. Porém, se quiser aumentar sua produtividade, foque em apenas uma tarefa e insista nela até terminar.

7. Relaxe - é preciso que você faça alguma coisa que te relaxe. Alguns momentos de respiração profunda e um pouco de alongamento pode ser feito com facilidade na sua própria mesa e contribuem bastante para a produtividade.

8. Lembre-se do lanchinho - alimentos com alto teor de proteína e fibras ajudam bastante na produtividade. Se for comer alguma fruta, ótimo. Mas tente adicionar no seu lanchinho alimentos com fibras, como cereais.

9. Tire uma sonequinha - nem todos os profissionais trabalham ao lado de casa, mas, para os que têm a sua disposição uma cama, a sugestão é descansar de 15 a 20 minutos no começo da tarde. Estudos médicos já mostraram que poucos minutos de sono nesse período podem aumentar a produtividade, a atenção e melhorar o humor das pessoas.

10. Por fim: lembre-se da água - quando o seu corpo está desidratado, todos os seus sistemas trabalham aquém da capacidade máxima. Isso faz com que seja mais difícil para você se manter focado e, consequentemente, afeta na produtividade.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

terça-feira, 3 de julho de 2012

As cinco qualidades dos bons chefes

Bons chefes não existem apenas no papel. Grandes líderes se baseiam em ações. O trabalho do líder é oferecer o treinamento e as oportunidades que cada um merece. A preocupação em atingir metas é necessária, mas é importante também promover as habilidades individuais dos membros da equipe.

1.       Desenvolva cada funcionário:Você pode focar em cumprir metas e alcançar resultados, esses são os objetivos concretos. Mas não seja individualista, lembre-se que treinar, orientar e buscar oportunidades para as pessoas que também faz parte do seu trabalho. Desenvolva o potencial de cada funcionário, e os lucros virão por conseqüência.

2.        Lide com os problemas imediatamente:
Nada destrói a moral de uma equipe mais rápido que problemas não-resolvidos. Disputas interpessoais, questões de produtividade, falta de comunicação entre departamentos possuem um impacto negativo na motivação e entusiasmo das pessoas. Elas se distraem por pequenos problemas, e você, como chefe, perde seu respeito por não tomar uma atitude.

3.       Resgate seu pior funcionário:
Sabe aquele que não acompanha as reuniões, falha nas tarefas ou é até um pouco temperamental? Ajude ele a se recuperar, expresse confiança e lembre-se que estará sempre disposto a ajudá-lo a reencontrar suas qualidades profissionais. Acredite que o esforço será sempre bem recompensado.

4.       Sirva aos outros, não a você mesmo:
Nunca faça comentários que excluam a equipe dos holofotes e passem uma imagem egoísta sua. Seja gentil com seus funcionários, reconheça seus feitos e lembre-se que a sua glória devem ser refletidas sempre indiretamente.

5.       Lembre-se das suas origens:
Quando um funcionário deseja conversar com você, lembre-se que você pode aproveitar esse momento para inspirá-lo e motivá-lo profissionalmente. Aos olhos dos funcionários, um bom chefe é como uma celebridade, então se lembre das suas origens e seja humilde ao falar com eles. 


Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Por que a comunicação eficaz gera resultados positivos?

Ao contrário do que muitos possam imaginar, a ação de comunicar não se resume apenas a proferir um número expressivo de palavras, mas sim ter a capacidade de fazer o outro lado compreender aquilo que realmente queremos expressar, sem que haja qualquer tipo interpretação errônea.
A comunicação educa, influencia, persuade, seduz, lidera, gera resultados. Precisamos, no entanto, desenvolvê-la continuamente por meio de recursos técnicos e comportamentais.
Hoje, a comunicação é considerada como uma das principais competências que influenciam a contratação de um profissional e um dos fatores que contribuem o futuro de uma carreira. Todos os líderes precisam ter a consciência da importância da sua capacidade comunicativa e aperfeiçoá-la continuamente. Vejamos: um líder orienta, influencia, solicita, cobra, explica, ensina, motiva, pede, direciona e redireciona, exemplifica, estabelece objetivos e metas, leva as pessoas e o seu grupo a resultados esperados.
Hoje, independente do nível hierárquico, devemos nos comunicar de forma assertiva e eficaz. A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos, numa época de constantes mudanças em que as empresas estão dando cada vez mais valor a isso. É uma competência fundamental para o profissional moderno que quer se dar bem no mercado de trabalho.
A comunicação falha pode trazer sérias consequências à equipe, impactando no desempenho e na produtividade dos profissionais e, obviamente, interferindo diretamente no negócio da empresa. Quanto menos informação as pessoas tiverem em relação aos processos da empresa, maiores são as chances para boatos, muitas vezes, inconsistentes, mas que acabam prejudicando resultados, já que as pessoas ficam abaladas emocionalmente, por imaginar situações que podem nem existir.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:
http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Entrevista/7938/por-que-a-comunicacao-eficaz-gera-resultados-positivos.html