sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

E-mail marketing integrado às redes sociais surte maior efeito

Não há como negar, as redes sociais já fazem parte do cotidiano do internauta brasileiro. A categoria ‘Redes Sociais e Fóruns’ é a segunda mais acessada pelos usuários de Internet no Brasil.

Ou seja, existe um público consumidor em potencial muito grande presente nas redes sociais. Para garantir que seu negócio tenha um Feliz Natal, é preciso passar a visualizar ações dentro dessas redes e, uma forma extremamente eficaz para isso é a integração entre as campanhas de e-mail marketing e as ações nas redes sociais.

Há cinco motivos que certamente farão você pensar na união dessas duas estratégias:

1. Rápida evolução no País: As redes sociais ganham cada vez mais força no Brasil e se expandem de forma viral.

2. Compartilhamento: Quando criar campanhas de e-mail marketing integradas com redes sociais, você abre a possibilidade de compartilhamento, em que a mensagem é disseminada. As redes sociais devem ser uma extensão do e-mail marketing. Com uma boa peça você permite que suas ofertas e produtos possam ir além da sua base de dados. Assim, sua mensagem pode atingir o amigo do amigo do seu cliente.

3.  Conceito viral: Com a possibilidade de compartilhamento, quando bem desenvolvida a campanha, prezando por bons produtos, segmentação, atrativos e mensagem correta, levando conteúdo que estimule o compartilhamento, a ação pode ganhar proporções virais, alcançando em poucas horas milhares de visualizações e interações.

4.  Projeção da marca: Com o e-mail marketing é possível ver a interação dos usuários com a peça desenvolvida. Porém, a partir das redes sociais, você pode identificar como sua marca está sendo recebida pelos consumidores, qual a relevância e posicionamento que ela tem no mercado e o que está realmente sendo dito sobre ela. Essa percepção agrega muito valor ao resultado gerado pelas métricas de e-mail marketing e, juntos, formam uma ótima avaliação de marca e mercado.

5. Elevação do ROI: A viralização nas redes sociais é um grande desafio e, uma vez atingida, o ROI pode explodir. A partir de redes como o Twitter e Facebook, promoções realmente impactantes podem cair no boca a boca das redes sociais, fazendo com que apenas o investimento na peça de e-mail marketing integrada torne-se tão relevante quanto uma propaganda durante o intervalo da final de uma Copa do Mundo.

O foco das redes sociais é este: resumir o e-mail, postar nas redes sociais e tentar a viralização. Se você acertar na combinação, terá um bom retorno.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A partir de 2014 a DIPJ será eliminada

A partir de 2014 a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica) e outras oito DIFs (Declaração de Instituições Financeiras) serão eliminadas gradativamente.

De acordo com a Receita Federal, várias obrigações acessórias se tornaram dispensáveis, visto que sistemas eletrônicos modernos, como o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), já fornecem as informações fiscais exigidas às empresas de forma mais completa e segura.

O fim da DIPJ e das DIFs vai assegurar aos contribuintes menos gastos e trabalhos com o fisco. No entanto, exigirá maior controle com o Sped Fiscal e com o Contábil – esse último, em breve, entrará em vigor de forma definitiva.

Um maior controle desses dados, deve ser encarado de forma positiva pelos contribuintes, já que lhes garantirá maior gerenciamento do próprio negócio.

Tamanho do custo e do trabalho
O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) calcula que os contribuintes gastem 1,5% do faturamento anual de suas companhias com as chamadas obrigações acessórias demandadas hoje pela Receita Federal.

Sem contar que cumprir com essas obrigações também demanda tempo. Elaborar a DIPJ uma vez no ano, por exemplo, leva em média 200 horas de trabalho e mais 40 horas para a revisão. Ao não entregá-la, o contribuinte poderá pagar 20% do imposto devido em multas.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Lição dos Gansos

No outono, quando se vê bandos de gansos voando rumo ao sul, formando um grande "V" no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem desta forma. Sabe-se que quando cada ave bate as asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente detrás. Ao voar em forma de "V" o bando se beneficia de, pelo menos, 71% a mais de força de vôo, do que uma ave voando sozinha.

Pessoas que têm a mesma direção e sentido de equipe podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, pois viajam beneficiando-se de um impulso mútuo.

Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento do ar provocado pela ave que voa imediatamente a sua frente.

Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, manter-no-iamos em formação com os que lideram o caminho para onde também desejamos seguir.

Quando o ganso lider se cansa, ele muda de posição, dentro da formação, e outro ganso assume a liderança.

Vale a pena nos revezarmos em tarefas difíceis, e isto serve tanto para as pessoas quanto para os gansos que voam rumo ao sul.

Os gansos detrás gritam, encorajando os da frente para que mantenham a velocidade. Que mensagem passamos quando gritamos detrás?

Finalmente, quando um ganso fica doente, ou ferido por um tiro e cai, dois gansos saem de formação e o acompanham para ajudá-lo e protejê-lo. Ficam com ele até que consiga voar novamente, ou até que morra. Só então levantam vôo sozinhos ou em outra formação, a fim de alcançar seu bando.

 
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Queda de Produtividade afeta 39% dos profissionais que irão trabalhar no fim do ano

O motivo, ao contrário do que muitos podem imaginar, não tem qualquer relação com o fato da pessoa ficar deprimida ou abalada por não estar aproveitando com a família, ou por imaginar que outras pessoas estão descansando, mas sim, com a dificuldade de encontrar outros profissionais com quem há a necessidade de se relacionar.

O que fazer para melhorar?
No geral, 48% dos profissionais que trabalharão durante as festas de fim de ano devem aproveitar esse período para colocar tarefas inacabadas em dia.

Assim, para que não haja uma diferença grande na produtividade, os profissionais procurem deixar para este período tarefas que exijam maior atenção e disponibilidade, como o fechamento de um balancete ou um planejamento.

Além disso, o ideal é tentar adiantar o que precisa de outros profissionais e tentar deixar apenas aquilo que depende da pessoa para o período de festas.

Outra medida que pode ajudar a reduzir a queda de produtividade é a pessoa trabalhar mais perto de casa e ter flexibilidade de horário neste período.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Petróleo e gás: sobram vagas, faltam profissionais capacitados

O cenário para o mercado de Petróleo e Gás nos próximos cinco anos é bastante positivo. O início das operações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), previsto para ocorrer em 2012, e a descoberta da província do pré-sal, localizada em águas profundas (entre cinco mil e sete mil metros abaixo do nível do mar), tornaram o setor um dos mais atraentes e promissores do País.

As recentes descobertas geram expectativas de o Brasil se tornar um dos principais produtores mundiais do petróleo no futuro. Como reflexo desse crescimento, o setor já enfrenta um aumento da demanda por mão de obra especializada e por profissões que até então não eram tão demandas.

Será preciso um grande número de profissionais para suprir este segmento. A expectativa é que deverão ser criados mais de 200 mil empregos diretos e indiretos relacionados ao petróleo nos próximos cinco anos, em todos os níveis - médio, técnico e superior.

As possibilidades de trabalho na cadeia produtiva são muitas e dependem da formação do profissional. A Engenharia do Petróleo é uma das profissões mais requisitadas. Trata-se de uma área estratégica que tem poucos profissionais no Brasil e que está em expansão em todo o mundo.

Os postos de trabalho vão desde as empresas de Engenharia, que perfuram os poços, até refinarias e petroquímicas. Além disso, o profissional pode trabalhar em setores relacionados à gestão do negócio e também na manutenção e no gerenciamento de equipamentos.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Você está pronto para coordenar a empresa dentro das redes sociais?

No mundo corporativo, milhares de executivos têm quebrado a cabeça para poder incluir no dia a dia da companhia as ferramentas de comunicação disponibilizadas por estas redes.

Há muita coisa para ser analisada antes de simplesmente criar um perfil na rede mais popular do momento. Portanto, para as empresas que querem se comunicar pelas redes sociais a dica é se lembrar que estes sites não são uma extensão das ferramentas tradicionais de comunicação.

Normalmente, as empresas se focam em dois objetivos: presença ou engajamento do usuário. No primeiro caso, é comum as marcas buscarem apenas indicadores como grandes quantidades de "Curtir" em um post ou seguidores. No entanto, este tipo de relação com as redes sociais são pouco efetivas. Já no caso do engajamento é necessário muito mais do que apenas uma presença digital, é preciso tornar o usuário um aliado.

Para isso, existe uma tríade fundamental: desenvolver conteúdos atraentes e relevantes, ter diálogo e conseguir uma equipe preparada. Os conteúdos devem trazer popularidade e serem úteis. E, cada rede tem um propósito e se encaixa melhor em uma situação.

Em relação a equipe, além da especialização, a pessoa deve ter noção de sociologia para saber um pouco do comportamento humano, alem de ter um tino comercial.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aprenda a posicionar a marca para atrair e fidelizar clientes

Plano de negócios e identidade visual alinhados são decisivos na conquista de novos mercados. Rever o plano de negócios é tarefa fundamental. Mas, é o momento de alinhar essa identidade com o que a organização deseja. 

 Mesmo em pequenas e médias empresas – que muitas vezes não se preocupam com a importância da identidade – a marca é o ativo mais importante, e sua gestão correta tem papel importante no sucesso da organização, pois ajuda na conquista de novos clientes e fidelização daqueles que já trabalham com a empresa, já que as pessoas utilizam de um estímulo visual para selecionar suas escolhas. Nesse sentido, uma marca que gere impacto visual positivo e demonstre seus valores obtém vantagem competitiva.

Uma marca em harmonia com o conceito da empresa e a necessidade de seus consumidores é fundamental, mas o branding começa na conscientização dos colaboradores sobre o caminho que a empresa quer seguir e de que forma ela deseja ser vista pelo público, parceiros, clientes e fornecedores. A gestão de marca deve partir de dentro da empresa para conquistar o público externo.

E o processo de branding ou rebranding (redesign de marca) é válido também para empresas prestadoras de serviços. Neste caso, a marca ajuda a tangibilizar e agregar valor ao serviço prestado, independente de seu tamanho e faturamento.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Como encontrar sua motivação?

Quem tem um desejo ardente por alguma coisa e nutre este desejo a cada dia acabará por encontrar dentro de si este sentimento tão aclamado e tão exaltado que é a motivação. De um grande desejo, de um desejo ardente é quem surgem os sonhos e a partir desses as metas.

O ser humano que tem desejos e metas e procurar regar e intensificar estes sentimentos a cada dia conseguirá manter-se alto motivado para o trabalho diário, para alcançar seus sonhos e metas.

O que faz um ser humano superar desafios, momentos imprecisos, dificuldades, pessimismo e o tempo de espera até a vitória é este desejo ardente pelo sonho, pelos objetivos estabelecidos. Se deixar seu desejo morrer, enfraquecer ou estagnar-se, vamos fraquejar perante o primeiro obstáculo e conseqüentemente perderá o que chamamos motivação e então fracassará.

Portanto se quer se manter motivado, é preciso aprender a manter vivo e forte seus Desejos. E, como sugere o próprio nome, para existir motivação é preciso haver um motivo. E os motivos são seus DESEJOS, se eles não existem ou são fracos logo a motivação acabará.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Redes sociais no trabalho: quais são os limites?

É impressionante que 44% dos profissionais mais jovens no Brasil e em outros 13 países preferem ter livre acesso à internet para entrar nas redes sociais do que receber um salário alto. Decididamente, não podemos mais viver em escritórios que traduzem uma ambientação clássica de administração anterior à era digital, seja física ou mental.

Se a barreira cultural pode ainda estar relacionada à mentalidade de executivos mais conservadores, precisamos acreditar que novas gerações estão começando a inovar, porém ainda com muita resistência. Em muitas organizações é possível perceber mudanças significativas. Em outras, no entanto, ainda enfrentamos mentalidades arcaicas que justificam que as redes sociais são perigo de produtividade e, por esse motivo, devem ser bloqueadas.

A questão é como bloquear os canais nos quais o seu consumidor está se expressando e que podem ser pontos de contato fundamentais para estabelecer, intensificar, criar ou melhorar o relacionamento da sua marca com seus consumidores.

Se as empresas costumam acusar questões de segurança, privacidade de dados, produtividade e dispersão como os principais fatores para limitar o acesso dos seus funcionários às redes sociais e, se em muitas cidades enfrentamos problemas críticos de congestionamento e segurança, por que não flexibilizar as relações e testar o home office. Somente para citar alguns benefícios, empresas que adotam o home office possuem funcionários mais produtivos, economia de espaço e corte de custos, gestão aprimorada de TI, redução de custos de manutenção de TI, ampla utilização dos serviços baseados na nuvem de computadores, sem falar na agilidade nos negócios e na tomada de decisões.

Em uma recente pesquisa feita pela Abril com jovens de 15 a 24 anos, 72% dos universitários brasileiros afirmaram que a web é mais importante que namorar e mostraram uma inseparável relação com as redes sociais e os dispositivos móveis. Por isso, esperamos que toda a mudança necessária nas relações de trabalho e com o trabalho seja uma mera questão de tempo, porque são esses mesmos jovens que vão assumir os novos postos executivos.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como você está aproveitando o seu tempo?

Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorde com um saldo de R$ 86.400,00. Só que não pode transferir o saldo do dia para o dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia.

O que você faz? Você irá gastar cada centavo, é claro! Todos nós somos clientes deste banco, que estamos falando. Se chama TEMPO.
Todas as manhãs é creditado para cada um 86.400 segundos e todas as noites o saldo é debitado, como perda. Não é permitido acumular esse saldo para o dia seguinte e todas as manhãs a conta é reinicializada, e todas as noites as sobras se evaporam.
Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário.
Para você perceber o valor de UM ANO, pergunte a um estudante que repetiu de ano. Para você perceber o valor de UM MÊS, pergunte para uma mãe que teve seu bebê prematuramente. Para você perceber o valor de UMA HORA, pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrar. Para você perceber o valor de UM MINUTO, pergunte a uma pessoa que perdeu um trem. Para você perceber o valor de UM SEGUNDO, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente. Para você perceber o valor de UM MILISEGUNDO, pergunte a alguém que conseguiu apenas a medalha de prata em uma Olimpíadas.
Por isso, invista seu tempo no que for melhor. Estude, treine, aprenda e se desenvolva!

O relógio está correndo. Faça o melhor para seu dia-a-dia.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Você está inserido em que tipo de time?

É impressionante como o pensamento de Drucker está atual mesmo levando em conta todas as mudanças nas mais diversas áreas do mundo dos negócios. Drucker fala a respeito dos 3 tipos de times, seus integrantes, os desafios e vantagens de cada um. Para tornar a compreensão mais fácil, ele deu exemplos esportivos.

Primeiro - Time de Baseball: Os jogadores jogam no time e não como um time. Todos possuem posições fixas que nunca mudam. Esse time é a clássica indústria, na famosa linha de produção e do trabalho feito em série.

Segundo - Time de Futebol: No futebol os jogadores também possuem posições fixas mas eles jogam como um time. O trabalho de cada integrante acontece em paralelo. Precisa haver um técnico que dita as regras e organiza o time com uma estratégia bem definida. Estrelas podem ajudar a levar o time pra frente mas também podem desestabilizar a equipe.

Terceiro - Time de Duplas no Tênis: Esse é o time que provavelmente gera as inovações genuinas. Pode ser chamado também de Jazz Combo. Nesse tipo de time os jogadores possuem uma posição primária e precisam “cobrir” os espaços deixados pelo parceiro. Precisam também se ajustar aos pontos fortes e fracos do parceiro e a todas as rápidas mudanças do jogo.

Segundo Drucker, não existe time certo ou errado. Cada um possui uma característica diferente com pontos forte e fracos. Cada situação exige um tipo de time.

O time de Baseball, por exemplo, é ótimo para tarefas operacionais e repetitivas. Nele podemos avaliar claramente o desempenho individual de cada integrante. Como cada posição é fixa e não interage muito com as outras, é possível colocar uma estrela em uma posição não importando o temperamento, individualismo ou arrogância.

Já no time de futebol, que conhecemos bem melhor, é necessário o direcionamento de um técnico. Como o formato é mais flexível, o talento individual é importante mas um time unido e bem direcionado acaba valendo mais. Existem as estrelas mas elas dependem do time para jogar. Cada jogador/trabalhador precisa realizar tarefas coerentes com o trabalho dos outros membros.

Nas duplas de tênis, o time precisa ser pequeno e os jogares precisam se conhecer muito bem. Precisa haver um objetivo bem claro mas também flexibilidade na performance e trabalho de cada membro. A vitória pode ser conquistada de diversas maneiras. A capacidade de adaptação é crucial.

Cada time exige uma gestão diferente com incentivos diferentes e avaliação de desempenho diferente.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

11 Estratégias para você atingir o seu objetivo em 2012

É verdade que todos somos potencialmente capazes de realizar muito, mas também é mais do que sabido que para realizar qualquer que seja seu objetivo, é preciso uma estratégia para realizar estas ações.

Aqui temos 11 sugestões para o sucesso em 2012:

  1. Roda da Vida - Verifique como andam as realizações de cada área de sua vida, dando notas de 0 à 10  e é importante ivestir nas áreas mais deficitárias, pois o equilíbrio gera fluidez na vida. Faça uma lista dos seus objetivos para cada área.
  2. O passado - Caso você não tenha realizado tanto quanto gostaria, avalie e aprenda com o seu passado para seguir adiante com sua melhor energia.
  3. Objetivo - Formule seu objetivo no positivo. Ele deve ser específico, mensurável, alcançável, relevante e ter tempo de realização determinado. Caso ele seja muito grande, segmente-o.
  4. Sonho - Antes de planejar sua realização sonhe ilimitadamente com isso. Deixe que sua mente se expanda, se abrindo a todas as possibilidades de realização.
  5. Plano de Ação - Planeje, traga seu sonho para o agora e crie um passo a passo escrito, e só depois do primeiro esboço pare para avaliar tornando-o ainda mais alcançável.
  6. Evidências - Sua mente precisa saber exatamente para onde vai levar você. Portanto, viva esse momento como se fosse agora e perceba o que você vê, ouve e sente. Isso mostra que é a evidência concreta de que você chegou lá.
  7. Sabotadores - Se perceber uma voz interna a fazer objeções ou uma sensação de desconforto é sinal que pode haver autosabotagem. Negocie respeitosamente e encontrem uma maneira útil de tê-la como aliada.
  8. Bom senso - Perceba como esta realização afetará as pessoas importantes da sua vida. Se houver desarmonia com outras pessoas ou situações adéque o seu objetivo.
  9. Motivação - Pergunte-se "Por que eu quero isso? O que isto me proporciona de tão importante que me faz caminhar todos os passos necessários para sua realização?" Isso é o seu combustível.
  10. Ações - Esteja comprometido a tomar todas as ações que forem necessárias para a realização.
  11. Comemorar - Comemore a cada conquista intermediária e ainda mais na realização, você merece.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--1-20111201-201112041-1-341920

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bolsas de estudo para funcionários ficam isentas de contribuição

O ensino superior se tornou uma das principais exigências do mercado de trabalho brasileiro. Após a publicação, no Diário Oficial da União, da Lei 12.513, fica alterado o artigo 28, da Lei 8.212/91. A alterção isenta as empresas de pagar contribuição previdenciária e FGTS sobre custos com educação profissional para os funcionários. A mudança deve beneficiar mais de 6 milhões de pessoas que trabalham e estudam no País.

Agora, as empresas poderão conceder bolsa de estudo a funcionário, desde que o curso desejado esteja relacionado às atividades realizadas dentro da empresa, incluindo faculdade e pós-graduação.

Antes, a lei previa a cobrança da contribuição previdenciária e FGTS sobre investimentos com bolsas de estudos para empregados, considerando o valor pago como parte salarial. Agora, basta provar que o valor está sendo investido com educação profissional.

Para se enquadrar na lei, o valor da bolsa de estudos deverá ser equivalente a 5% da remuneração do empregado, ou até uma vez e meia o valor do salário mínimo, o que for maior.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como é o atendimento ao cliente na sua empresa?

Um atendimento eficiente e personalizado é um dos principais fatores que o cliente leva em consideração ao iniciar um processo de fidelização junto à determinada empresa, marca ou serviço. E para que isso ocorra, é necessário que os atendentes recebam um bom suporte.

Uma equipe coesa e a par de toda cultura da empresa que trabalha, além de deter conhecimento necessário sobre os assuntos a serem tratados junto ao cliente, também contribui para um atendimento mais rápido e com menos riscos de rechamadas.

É fundamental para qualquer empresa que se relaciona com clientes, que seus colaboradores tenham acesso a repositórios de conhecimento que possam resolver este tipo de problema de forma simples e rápida. É importante que as instruções destas bases de conhecimento sejam claras, objetivas e escritas pensando nos colaboradores, caso contrário não terão serventia.

Em suma, é necessário criar um atendimento tão personalizado, quanto padronizado, maximizar a curva de conforto do cliente, diminuir o TMA (Tempo Médio de Atendimento), e criar assim uma relação de confiança junto ao seu público-alvo. Tudo isso certamente contribui para uma maior lucratividade, mais economia de tempo e mais satisfação do cliente.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Marcas Regionais invadem as gôndolas dos Supermercados

A consolidação de marcas regionais em um contexto de mercado absolutamente globalizado continua sendo um desafio para profissionais de marketing de todo o mundo. Diferente do que se chegou a imaginar, quando grandes players começaram a conquistar o mercado global, produtos e prestadores de serviço originários de regiões específicas não perderam força. Pelo contrário, marcas locais chegam a representar a maior parte dos negócios de importantes redes varejistas.

Uma rápida observação nas gôndolas retrata claramente a força das marcas regionais. As marcas regionais representam 34% do mercado brasileiro das categorias de alimentos, limpeza, higiene e bazar. E, isso é algo que merece reflexão e trabalho da parte de quem é profissional na área do branding e da comunicação das empresas.

A proximidade das marcas regionais em relação ao mercado, a facilidade logística em um país de dimensões continentais e a flexibilidade desses produtos são os principais fatores que justificam a viabilidade desse modelo de negócio. E, para os consumidores, a marca regional é uma bandeira da preservação da identidade local.

Um aspecto decisivo para o êxito dos empreendedores regionais é a capacidade de atender as demandas pontuais das classes C e D. Quanto mais a marca entender e respeitar de fato o consumidor, quanto mais estiver próxima deles levando em conta as singularidades e diferenças do seu território de atuação, mais ela será reconhecida e se fortalecerá.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Para as vendas de Natal, lucra mais quem sai na frente!

A velha regra de que consumidor brasileiro sempre deixa para fazer tudo na última hora não pode valer para as lojas e empreendedores no fim de ano. É preciso começar cedo com a decoração e as liquidações.

Na decoração, não basta colocar algumas lâmpadas coloridas e uma árvore para criar um clima natalino. É necessário também atrair a atenção do consumidor, explorando o marketing sensorial, com cheiros, sons e imagens que lembram o Natal.

Para vender mais também é preciso saber o que vender. Se produtos relacionados ao Natal, como comidas típicas, objetos de decoração ou temáticos já são campeões naturalmente, o setor de confecções, eletrônicos e brinquedos devem aproveitar a época para aumentar seu faturamento.

Nessa corrida, além de planejar com antecedência, lojas e empreendedores devem também ter fôlego para se preparar para o Ano Novo. Depois de árvores, lâmpadas e neve artificial é preciso pular logo para o branco e para o champanhe em um curto intervalo de tempo. A rapidez é garantia de mais vendas. E haja fôlego.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI106634-17203,00-NAS+VENDAS+DE+NATAL+LUCRA+MAIS+QUEM+SAI+NA+FRENTE.html

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

As crises e as Oportunidades!

A essência da motivação do ser humano está em escolher caminhos... E certamente, apesar das crises que estão acontecendo em todo o mundo, escolher um caminho negativo não nos leva a lugar algum.

Crises financeiras sempre irão existir. Mas com ou sem elas, pessoas fizeram sucesso, pessoas ganharam dinheiro, empresas cresceram, muitos fizeram carreiras vitoriosas.

Como tudo na vida, nós sempre teremos caminhos a escolher. Não existe nada que não preste, na pior das hipóteses, serve de "mau exemplo", de como não fazer. E o melhor caminho é buscar melhorar a produtividade, construir a excelência, treinar o nosso pessoal, enxergar na adversidade uma nova oportunidade.

Como disse Henry Ford: "Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta".

Existe uma visão nova de motivação, de vendas, de marketing, de negócios, de desenvolvimento das equipes de trabalho e, sobretudo, uma perspectiva de trabalho com atitude e ação. Dificilmente veremos acontecer alguma demissão por falta de conhecimento, porém veremos milhares serem despedidos por falta de atitude.

Não podemos fechar os olhos, é preciso estar atento, ter atitude mesmo num período mais recessivo... Pois, mesmo na crise muita gente ganhou dinheiro e construiu uma grande história.

Há momentos na vida que devemos atrasar um passo para dar na sequência mais dois passos. É o tempo para afiar o machado. É o planejamento e a estratégia caminhando juntos.Se tiver ação, o resto acontece.  Se tiver prejuízo, é hora de parar e afiar novamente os machados, vamos treinar, educar para construir um momento melhor, mais feliz, afinal, a vida é feita de aprendizado e de resultados.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Horário Comercial de Trabalho pode estar chegando ao fim!

Mais da metade dos profissionais no Brasil trabalham além das oito horas por dia e mais de 40% levam trabalho para concluir em casa regularmente. No restante do mundo esse percentual é de 38%. Essa evidência do horário estendido é demonstrada pela pesquisa global da Regus, fornecedora de locais de trabalho flexíveis.

A pressão por resultados influencia no aumento do número de horas de trabalho nos últimos anos. Isso ocorre devido à lenta recuperação da economia nos países desenvolvidos e, por outro lado, devido ao rápido crescimento dos países emergentes.

Profissionais remotos em todo o mundo estão mais propensos a trabalharem 11 horas por dia (14%) do que os funcionários em escritórios fixos (6%), e também de levarem trabalho para casa, com 59%, contra 26% dentre aqueles que trabalham em locais fixos.

De forma semelhante, os profissionais remotos no Brasil (59%) levam trabalho para casa com mais frequência do que os funcionários com local de trabalho fixo (22%). Os profissionais do sexo masculino no Brasil (20%) têm quatro vezes mais chances de trabalharem 11 horas por dia do que as mulheres (4%).

Este estudo mostra que existe uma  indefinição entre os limites  do trabalho e a vida pessoal, em casa. A pesquisa revelou ainda que funcionários remotos e móveis geralmente trabalham mais horas por dia, e há cada vez mais evidências sugerindo que os funcionários remotos têm uma maior satisfação com o resultado do seu trabalho e apresentam níveis menores de estresse.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Foco e Atitude - O caminho para o sucesso!

Muitas pessoas deixam de agir porque confundem a palavra difícil com a palavra impossível. Não é impossível para você mudar de ocupação agora; é apenas difícil. Não é impossível você mudar para outra cidade agora; é apenas difícil. Ser difícil é o que dá valor a um objetivo. Tudo que vale a pena conquistar é difícil. Exige foco e ação.

Não é lá muito bom ser um definidor de metas se você não for um realizador de metas. Então aja! Comece a fazer algo que te leve ao estado que deseja. Atitude é tudo!

- O que te impede de alcançar esse objetivo?
- O que você pode fazer hoje para realizar seu sonho?

Uma idéia, por si só, não possui valor intrínseco. Ela precisa ser acompanhada de ação. E sabendo onde está o seu foco e transformando pensamentos em atitudes, o caminho para o sucesso fica mais fácil.

Somos movidos de escolhas e desafios. Às vezes, grandes oportunidades aparecem à nossa frente e não somos capazes de enxergar. Quando simplesmente reconhecemos essa chance, tememos o fracasso e deixamos de tentar.

Cabe a você correr atrás de suas conquistas, mesmo que o caminho seja cansativo e duro, não desista, continue andando. A escolha é sua. E o importante, é que você sempre tem escolha.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O que não pode acontecer no trabalho em equipe?

Cada vez mais o mercado de trabalho exige dos profissionais facilidade para trabalhar em equipe. Ocorre que em boa parte dos casos o sucesso no desempenho dessas tarefas esbarra na falta de bom-senso e de limites entre o que pode ou não ser feito ou dito.

Algumas atitudes são imperdoáveis no relacionamento diário de uma equipe. Algumas dicas poderão ajudá-lo a não sofrer as conseqüências de uma piada fora de hora ou do mau-humor de um membro da turma:

- Fazer fofoca de colegas ausentes: Se você tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionários. 

- Rejeitar o trabalho em equipe: No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário não estiver disposto a colaborar com os colegas, certamente será um elo quebrado. Com isso, a equipe não chegará ao resultado desejado, pois, bons resultados dificilmente nascem de ações individuais.

- Ser antipático (a): Você deve ser leal, cortês, amigo e humilde. Falar bom dia e cumprimentar os outros são atitudes que demonstram educação e respeito pelos demais.

- Deixar conflitos pendentes: Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem entendidas, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. 

- Ficar de cara fechada: topar um colega mal-humorado causa desconforto do início ao fim do expediente. Esta postura gera desgastes desnecessários, pois além de deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade.

- Deixar de cultivar relacionamentos: A partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho é que conseguirá construir uma rede de contatos (networking) que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às melhores oportunidades.

- Não ouvir os colegas: Isso desestimula a participação e a receptividade de novas idéias e soluções. Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não só intimida quem está expondo a idéia, como passa uma imagem de que você é hostil.

- Não respeitar a diversidade: O funcionário que aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de atuação, seja dentro da organização ou com um novo cliente. Além disso, o respeito e o tratamento justo são valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todas as pessoas.

- Apontar o erro do outro: Antes de apontar o erro do outro, deve-se analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto.

- Ficar nervoso (a) com a equipe:  Atritos são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser colocada em prática nos momentos de tensão. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo. Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto para a equipe, como para a empresa e também para o profissional.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Você dispõe de um plano estruturado de aperfeiçoamento profissional?

É melhor começar a pensar mais seriamente no assunto, pois no início do ano com o corre-corre diário, muitos executivos não encontram tempo para trabalhar seu projeto de educação com o mesmo cuidado que dedicam às estratégias de negócio.

É preciso planejar de forma assertiva o auto-desenvolvimento e estar preparado para enfrentar os desafios atuais e futuros. Portanto, todo profissional deve avaliar as tendências de mercado, as estratégias da companhia e estar conectado com fatores externos. Mas, também é fundamental olhar para si e entender o que deseja a curto, médio e longo prazo.

O projeto deve ser amplo e contemplar não apenas as opções convencionais de educação, mas também outras formas de crescimento. O desenvolvimento é uma responsabilidade do profissional, mas ele precisa encontrar na empresa em que atua um ambiente favorável, que permita e estimule seu progresso.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tempo: O que você perde ou o que você ganha?

A frase mais repetida em nosso país durante todos os dias é: "Eu não tenho tempo!". Parte das pessoas a expressa de forma resignada lamentando tal infortúnio enquanto que a outra parcela tem procurado encontrar formas para administrar melhor as horas de seu dia, o que nem sempre tem sido suficiente para cumprir agendas cada vez mais repletas de compromissos.

O homem necessita orientar produtivamente seu tempo, afinal de contas o planejamento e a organização são imprescindíveis para qualquer tipo de desenvolvimento humano ou social. Mas, a grande dificuldade do homem moderno não é administrar o seu tempo, mas sim as prioridades que estabelece para si.

É importante também valorizar e aproveitar as possibilidades que só podem – e devem – ser aproveitadas no momento presente: como ocorre quando se aprecia uma sobremesa deliciosa, avista de uma belíssima paisagem ao entardecer. Desta forma, trata-se do viver qualitativo do tempo que possibilita a visualização de oportunidades e não da forma quantitativo como se trata para cumprir os compromissos.

Quanto menor o número de coisas que você quer alcançar mais fácil também é equilibrar as duas dimensões, ao passo que deixar-se seduzir por inúmeras e atraentes prioridades simultâneas abre as portas para uma desordem na agenda.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A hora de planejar 2012 é agora. Vamos fazer as contas?

Para começar o planejamento, a receita é muito simples. O primeiro passo é listar quanto se tem de receita e quanto se tem de despesas durante o ano. Afinal, você sabe quanto ganhará e quanto gastará nos 12 meses de 2012. E, mesmo que você não saiba o valor exato das contas, é perfeitamente possível definir quais serão os gastos e dimensionar os recursos.

As contas do dia a dia também devem fazer parte do planejamento: IPTU, IPVA, aluguel, água, energia elétrica, TV a cabo, mensalidade da escola, materiais escolares, financiamentos, consórcios, plano de previdência etc. Enfim, tudo deve ser colocado em uma planilha, até os gastos com lazer.

E não esqueça de deixar uma parcela dos recursos para os investimentos. Pois, indiferente da profissão ou da renda, o ideal é seguir a regra dos 70-30, ou seja, do total de ganhos, 70% devem ser reservados para as contas (aqui se incluem todos os gastos necessários, como impostos, contas de água, luz e telefone, plano de saúde e supermercado, e também os esporádicos, como roupas, calçados e lazer) e 30% para os investimentos.

 Imprevistos sempre acontecem, mas ter receitas, gastos e investimentos listados, ajudará a passar por 2012 com muito mais tranqüilidade do ponto de vista financeiro. E a hora de se planejar é agora no mês de novembro.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Quais são as boas razões para fazer reunião com a equipe?

Quando pessoas conhecidas encontram-se, naturalmente, elas começam a interagir umas com as outras e sempre surge um assunto para ser o centro da conversa. Seja um momento breve ou não, existe a troca de informações. Da mesma forma que acontece no campo pessoal, no ambiente de trabalho os indivíduos têm a tendência de criarem vínculos. Se o contato diário com os colegas já é um fator que agrega valor à empresa, imagine quando se estimula a reunião entre os membros da mesma equipe.

Melhoria da integração - Durante a reunião em grupo, as pessoas têm essa oportunidade: pararem para fazer o contato face a face sem precisar contar os segundos a todo instante.

Líder mais próximo - O líder aproveita a reunião com a equipe para também se aproximar, cada vez mais, dos seus colegas de trabalho. Afinal, o gestor precisa conhecer seus liderados, para que possa alcançar e superar as metas que são estabelecidas pela organização.

Percepção do clima - Quando a liderança reserva tempo em sua agenda para realizar encontros periódicos com sua equipe, consegue uma chance ímpar de perceber como está o clima entre seus liderados.

Pendências em dia - É uma ótima oportunidade, por exemplo, para lembrar que em determinado dia, todos precisam apresentar um relatório no que se refere às suas atividades específicas.

Divulgação oficial - O gestor pode aproveitar para repassar alguma informação oficial relativa à organização e tirar dúvidas, caso algum colaborador peça mais esclarecimentos.

Idéias à vista - As reuniões em equipe podem fazer a diferença porque abre espaço para os colaboradores apresentarem sugestões que otimizem não apenas o trabalho da sua equipe, mas que futuramente possa ser adotada por outros setores da companhia.

Revelação de talentos - Quando o colaborador ganha espaço para apresentar sugestões e de forma assertiva defender seu ponto de vista, o gestor consegue identificar o potencial de um profissional que por falta de espaço e de oportunidade nunca conseguiu demonstrar seu real valor.

Xô rotina - Para algumas pessoas pode parecer bobagem, mas para outras o momento de se reunir com os colegas e o gestor torna-se uma chance de quebrar a rotina.

Zona de conforto - Quando se usa a criatividade, o gestor pode ser agente ativo e também convidar os liderados para interagirem. O que vale aqui é fazer com que todos ou a maioria consiga assimilar algo de positivo do momento.

Desenvolvimento - A reunião promovida entre os membros de uma equipe pode se tornar um momento valioso para disseminar conhecimento entre as pessoas. Isso porque, cada colaborador pode apresentar situações diferenciadas que vivenciou no ambiente de trabalho e mostrar aos colegas qual foi a solução que ele encontrou para aquele problema.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O cachorro

Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou. 
Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou. Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.

Ele pegou o bilhete e leu:
- Envie 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor.
Assinado...

Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de R$ 50,00. Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.

O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal.

O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.
  
O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou  em uma casa e pôs as compras na calçada. Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa.
    
Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Depois disso, caminhou de volta à porta; foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.

O açougueiro correu até a pessoa e a impediu, dizendo:
- Por Deus do céu, o que você está fazendo? Seu cão é um gênio!

A pessoa respondeu:
- Um gênio ?  Esta já é a segunda vez na semana que este estúpido ESQUECE a chave !!!

Moral da História:
Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado.
Qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe poder. Se  algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: Amadores construíram a Arca de Noé;  profissionais, o Titanic.
Quem conhece os outros é inteligente.
Quem conhece a si mesmo é iluminado.
Quem vence os outros é forte.
Quem vence a si mesmo é invencível  !!!

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aumente as vendas de sua loja

Vender mais, sempre. Esse é um dos maiores desafios dos supermercadistas. O problema é que conseguir uma solução rápida e eficaz, para resolver essa questão, não é uma tarefa muito fácil.

Abaixo estão algumas regras que, se bem aplicadas, prometem fazer a diferença nos supermercados quando o objetivo é aumentar o volume de comercializações:

- Layout das lojas: montar a loja com um layout que garanta um caminho lógico para o público seguir, para os clientes não se sentirem perdidos e desistirem da compra. É importante também que os corredores principais tenham saídas para os checkouts. Outro detalhe é os corredores que precisam ser largos e as gôndolas e prateleiras estarem posicionadas estrategicamente, para que estejam todo tempo de frente para os consumidores.

- Estimular a venda de mercadorias por meio de ações de marketing que as valorize: Muitos vendedores ainda têm o hábito de dizer que a peça é a que mais tem sido vendida nos últimos dias. Diante desses comentários, o cliente passa a querer aquela roupa. Seu psicológico é estimulado a acreditar que fará uma boa compra, por isso acaba levando o produto. E é isso o que precisa acontecer dentro dos supermercados através de etiquetas e cartazetes com mensagens que valorizam as mercadorias.
Essas etiquetas devem ser colocadas nas prateleiras, ao lado do produto. É importante que sejam de cor forte para chamar a atenção dos clientes. Se o produto for um achocolatado infantil, por exemplo, a mensagem pode ser a seguinte: “esse é o achocolatado preferido das mães mais exigentes”. Desta forma, o cartaz faz o papel do vendedor.

A dica é adotar essa estratégia com qualquer produto, mas não adianta encher a loja de mensagens. O consumidor não é bobo, ele vai perceber que a loja quer lhe empurrar as coisas. É preciso também ter cautela.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dicas de Abílio Diniz para o sucesso da empresa

A história do administrador de empresas Abílio Diniz, sem sombra de dúvida, daria um bom roteiro de um filme. Aos 75 anos, o presidente do Grupo Pão de Açúcar acumulou muitas conquistas profissionais, figura-se como um dos homens mais ricos do Brasil.

Veja algumas dicas dele para o sucesso de uma empresa:

  • Gestão e processo
"O que define uma empresa é gente e processo, independente do seu tamanho e do mercado", destaca o executivo do Pão de Açúcar. Para ele, uma empresa tem que ter processos bem claros e definidos para não ficar perdida. No entanto, para o processo acontecer é preciso focar nas pessoas.

"Nada se faz sem gente [...]. As empresas têm que ser humanas. É preciso olhar para as pessoas, para que elas estejam identificadas e felizes com o que estão fazendo", indica. Abílio também destaca uma frase clássica de Jim Collins, um dos principais pensadores da Administração moderna: "é importante ter gente certa para os lugares certos".

  • Cliente
"O cliente é nossa razão de existir", afirma. Ele destaca que esse deve ser o guia de todas empresas, mesmo para aquelas que só visam o lucro, pois é o cliente que vai dar o dinheiro.

  • Reuniões de trabalho
Abílio se mostra contra o excesso de reuniões numa empresa e diz que isso demonstra falta de foco  e um modo de dividir a responsabilidade por um eventual erro de estratégia. "Por exemplo, existem empresas que sempre fazem reuniões e geralmente isso acontece porque não sabem o que fazer", aponta.

  • Jovens
"O futuro está com os jovens e, para mim, é muito importante estar com eles", declara Abílio.
  • Valores
Para Abílio é fundamental ter valores claros para conduzir sua ações. E, os principais em sua opinião são: humildade (A humildade é saber ouvir, ter vontade de aprender, de sempre querer saber mais, pois você nunca sabe tudo ),  a determinação e a garra ("Você tem que saber o que quer, tem que questionar e buscar aquilo com garra"), disciplina (uma ferramenta e não apenas um valor. Considero que as pessoas só conseguem fazer as coisas com disciplina, mas sempre com alegria e satisfação) e equilíbrio emocional (A vida é cheia de papéis - como marido, no trabalho, no esporte - mas você tem que buscar equilíbrio para realmente ter uma vida melhor).

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Por que os líderes também precisam quebrar paradigmas?

Quando se busca um profissional para compor uma equipe, uma das competências comportamentais que mais as lideranças valorizam é a capacidade do colaborador em se adaptar aos inevitáveis processos de inovação que se estabelecem, diariamente, no ambiente corporativa.

Confira abaixo 10 razões para as lideranças "quebrarem" conceitos que se encontram enraizados em sua bagagem comportamental:

1 - Um líder que deseja contar com uma equipe apta a vencer desafios, deve estar apto a superar obstáculos e a encarar as mudanças um processo natural. Quem dá o exemplo, consegue ótimos argumentos para convencer os demais a seguirem caminhos semelhantes.

2 - Por mais experiente e reconhecido que seja o profissional ele nunca será o detentor da verdade e deve ter consciência disso. Pelo contrário, recorrer a uma fonte segura é sinal de maturidade e de profissionalismo.

3 - Da mesma forma que o líder pode aprender com o liderado, ele não deve se negar à oportunidade repassar ou trocar conhecimento com outros profissionais.

4 - Quem está pronto a quebrar paradigmas também estimula seu potencial criativo.

5 - Aceitar o diverso não é algo fácil, mas também não significa que isso levará o profissional a anular seu ponto de vista diante de terceiros. Lideranças mais experientes devem considerar os novos talentos como uma rica chance de assimilar e compreender outras gerações que chegam ao mercado.

6 - Um dos paradigmas mais difíceis de serem vencidos pelos gestores, é o fato de que a presença indispensável no dia a dia da equipe. O receio de se ausentar temporariamente do ambiente de trabalho, para muitos, torna-se um momento de angústia e de estresse que pode até mesmo comprometer a saúde.

7 - Já que pontuamos a questão saúde, o ser humano não é uma máquina constituída por peças que se encontram em uma prateleira. Fazer um check-up é sinal de bom senso e evitar problemas futuros que podem ser evitados através de mudanças de comportamento .

8 - Os líderes precisam encontrar "tempo" para realizem cursos e estarem em constante processo de aprendizado. Além de agregarem novas competências para o currículo, o gestor que se dispõe ao aprendizado tem a oportunidade de levar experiências/soluções eficazes e diferenciadas para a empresa em que atua.

9 - Qualquer profissional que se mostra pronto a vencer paradigmas está mais predisposto a vencer medos, inclusive no campo profissional.

10 - Acreditar que uma decisão sua nunca deve ser reavaliada é um obstáculo que já fez e fará vários gestores perderem espaço nas empresas e a credibilidade diante da própria equipe. No entanto, quando a "poeira abaixa", a liderança tem a oportunidade de repensar o fato e, com tranquilidade, encontrar uma alternativa mais eficaz para solucionar aquele problema.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Competências ligadas ao papel de gestão

As competências ligadas ao papel de gestão devem ser treinadas por todos os profissionais, mas nos lideres essa importância torna-se ainda maior:

  • Endender a realidade - e saber tirar proveito do momento atual em favor da empresa;
  • Saber se comunicar - os liderados precisam entender quais são os valores, a missão e a visão que devem seguir;
  • Resolver conflitos - com ética, senso de justiça e responsabilidade;
  • Entender as necessidades e deficiências de cada profissional - estimular os pontos fortes e desenvolver os pontos fracos;
  • Ser muito voltado para o seu autodesenvolvimento e ter uma auto-estima. E, claro, desenvolver essas competências nos liderados;
  • Dar e receber feedback;
  • Conduzir reuniões de trabalho com eficácia, transparência e objetividade;
  • Ter muito planejamento e organização na hora de definir as suas metas pessoais e as da equipe;
  • Tomar as decisões nos momentos certos;
  • Ter total controle sobre a comunicação oral e escrita;
  • Usar da resiliência para suportar as adversidades.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Como mostrar seriedade, apesar da pouca idade?

Normalmente, juventude está associada à falta de experiência. Em decorrência disso, profissionais que acabam de entrar no mercado de trabalho enfrentam diversos problemas relacionados à postura profissional. No entanto, apesar da pouca idade, é possível, sim, mostrar seriedade, bastando estar atendo a alguns elementos comportamentais.

Especialistas de carreiras lembram algumas das principais falhas cometidas pelos jovens dentro das organizações, sendo elas, atrasos, faltas sem aviso ou justificativas, falta de comprometimento, problemas de relacionamento, inflexibilidade, entre outras.

Outro elemento que é visto de forma negativa é ter curtas experiências profissionais em várias empresas. Pois, o objetivo é encontrar um candidato que preencha a vaga em questão e que vá ficar um longo período na empresa. Portanto, a troca de emprego deve ser feita com muito critério e não baseada apenas em aumentos salariais. Na prática, as empresas querem profissionais em que possam investir e busca candidatos que passe segurança nesse sentido, ou seja, que esteja interessado em ficar na empresa.

Além de saber se relacionar, mostrar comprometimento e respeitar a hierarquia e ser pró-ativo vão contribuir de forma determinante para formar uma imagem de profissional sério. A dica é sempre tentar solucionar os problemas que surgirem e se envolver nos projetos. Isso mostra que o indivíduo quer estar ali.

Assim, apesar da pouca idade, mostrar-se um profissional pró-ativo, trabalhando e apresentando resultados, sem que seus superiores peçam, vai mostrar que o indivíduo veste a camisa da empresa, além de saber o que quer e aonde quer chegar.

Por fim, vale lembrar que promoções levam tempo e a impaciência é algo que prejudica a imagem, mostrando, sobretudo, falta de maturidade.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jovens do Sul e Sudeste são os que mais se dizem prontos para o mercado de trabalho

Os jovens das regiões Sul e Sudeste do Brasil são os que mais se sentem preparados para atuar no mercado de trabalho, segundo revela pesquisa realizada pela Cia de Talentos.

De acordo com o levantamento, no Brasil, 88% dos jovens se consideram preparados para atuar no mercado de trabalho, mesmo percentual verificado no Sul e Sudeste. Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, este percentual é um pouco menor - 86%, 87% e 87%, respectivamente.

Dentre os motivos que levam o jovem a se sentir preparado, em todas as regiões, a clareza do que deseja para a carreira aparece em primeiro lugar. Em seguida, está o fato de ter o perfil comportamental exigido pelo mercado, sendo que os sulistas são os que mais acreditam ter esta característica, 23%.

Outros itens
A experiência na área de atuação é outro item que faz com que os jovens se sintam preparados, especialmente no Sudeste, onde o item foi mais citado, atingindo 15%. O conhecimento técnico aparece na quarta colocação no geral, com destaque, sobretudo, no Centro-Oeste e no Sul do País, onde apareceu com 14% das indicações.

Com índices iguais ou inferiores a 2% está fluência em outro idioma, o quinto item mais citado como responsável pelo fato do jovem se sentir preparado para o mercado.

Despreparados
Sobre os que ainda não estão seguros quanto à atuação no mercado de trabalho, o estudo aponta a falta de experiência na área como o motivo mais citado (6%), com destaque na região Norte (7%).

A falta de conhecimento técnico necessário, falta de clareza do que deseja para a carreira e falta de fluência em outros idiomas também foram citadas como motivos que fazem os jovens se sentirem despreparados para o mercado de trabalho.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Temporários: algumas dicas para contratá-los

Com a aproximação das festas de final de ano, período de maior circulação de público no comércio varejista, é comum as lojas promoverem uma verdadeira corrida em busca de mão-de-obra temporária. Como em qualquer outro processo de contratação, algumas regras devem ser seguidas, não apenas para garantir que o quadro de funcionários da empresa seja reforçado por pessoal capacitado, mas principalmente para evitar problemas com a Justiça do Trabalho.

Em vigor há mais de 30 anos, a lei nº 6.019 determina que as empresas empregadoras procurem agências ou consultorias que estejam autorizadas a contratar profissionais em regime temporário. Isso significa que nenhum empregador pode recrutar temporários e colocá-los em sua folha de pagamento.

Vantagens de terceirizar
Não manterão vínculo trabalhista com esses colaboradores, já que serão terceirizados. As agências é que se responsabilizam por seu pagamento, aviso prévio, rescisão e vale transporte.

Seleção deve ser criteriosa
Esse processo é feito com base nos perfis definidos pelo empregador, levando em consideração as características de todos os cargos que têm vagas a serem preenchidas. Algumas empresas gostam de participar mais ativamente do processo de seleção.  durante a avaliação dos candidatos, deve-se levar em conta a experiência anterior na função, habilidades e demais conhecimentos. Também é necessário observar sua personalidade e capacidade de concentração.

Os melhores podem ficar
Alguns temporários se destacam a ponto de merecer uma efetivação, apesar de terem pouco tempo para mostrar serviço. Para avaliar quem merece ficar, a dica é que seja criado um questionário sobre o desempenho do funcionário.

Primeiro emprego
Boa parte do pessoal disponível para as vagas temporárias deste final de ano não tem experiência no mercado de trabalho. Mas, eles costumam ter muita disposição para trabalhar e aprender rápido as tarefas. A dica é não colocá-los em atividades que exijam habilidade específica e muita responsabilidade.

Contratação antecipada
A maioria das lojas estão encontrando dificuldades para encontrar bons profissionais em áreas que necessitam de algum conhecimento técnico. Então, a dica é que o processo de recrutamento desses profissionais seja antecipado, para que estejam dentro das lojas já no mês de setembro ou outubro.

Parceiros para treinar
A dica é utilizar o espaço de tempo entre a definição da contratação e o início do trabalho (em geral de alguns dias) para oferecer uma preparação básica por meio de uma apresentação ou um workshop na própria empresa.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

7 lições de ouro de Steve Jobs

Criativo, inovador, perfeccionista ao extremo e com um instinto de marketing digno de um pop-star, cada discurso de Steve Jobs é esperado como um grande evento de cultura pop. Algumas de suas lições já entraram para a história:

1. “A inovação define líderes e seguidores”
A inovação só conhece um limite: a imaginação. Quem quiser ganhar um lugar de destaque tem que pensar de forma original, além dos quatro cantos do seu escritório. A inovação não precisa ser tecnológica, pode ser um novo meio de fazer as coisas, com mais simplicidade e eficiência, uma abordagem diferente em relação ao cliente, uma linha de design mais elegante.

2. “Seja um fanático pela qualidade. A maioria das pessoas não está acostumada a um ambiente onde a excelência é a regra”.
A excelência não admite atalhos. Para alcançá-la, além de estabelecê-la como prioridade, terá que empenhar tempo, talento, habilidades e dinheiro para alcançar aqueles dois passos a mais, que fazem toda a diferença.

3. “A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o trabalho que preenche seus sonhos, não se acomode. Com todas as forças do seu coração, saberá quando encontrar”.
Felicidade, sucesso e excelência se alcançam por quatro palavras: ‘faça o que ama’. Encontre a profissão que lhe dê um senso de profundo significado, direção e satisfação na vida, o que contribuirá não apenas para sua saúde e longevidade, mas também na maneira como vai enfrentar os tempos difíceis, quando vierem.

4. ‘Um conceito do budismo é ‘uma mente aprendiz’. É maravilhoso ter uma mente aprendiz’.
Uma mente aprendiz vê as coisas como são, e num relance pode perceber o significado real de atos e pessoas. Desenvolver uma mente aprendiz inclui observar o mundo e as coisas livre de preconceitos, julgamentos e fórmulas prontas, como uma criança que descobre o ambiente ao seu redor cheio de curiosidade e êxtase.
Sabe aquelas perguntas óbvias que as crianças fazem que não conseguimos responder? Aí está a mente aprendiz.

5. “Eu sou a única pessoa que eu conheço que perdeu 250 MILHÕES DE DÓLARES em um ano. É o tipo de coisa que molda um caráter”.
Não confunda cometer erros com ser um erro. Não há pessoa de sucesso que não tenha cometido erros na vida, e as que tiveram mais sucesso foram as que arriscaram mais, cometeram mais erros, aprenderam com eles e melhoraram sua performance. Steve Jobs, assim como Michael Jordan, seguiram este caminho.
Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção.

6. “Nós existimos para deixar uma marca no universo. De outra maneira, por que estaríamos aqui?”
Você já percebeu que temos coisas imensas a alcançar nesta vida, e estas conquistas futuras acabam sob o pó da rotina enquanto nos servimos mais uma xícara de café e nos enrolamos com nossas pequenas burocracias?

7. “Nosso tempo de vida é limitado, não gaste-o vivendo a vida de outras pessoas”.
Não fique preso a dogmas, não deixe o ruído de outras pessoas vencer sua voz interior e, mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e intuição que, em algum nível, já conhecem a verdade. Todo o resto é secundário.
Você já cansou de viver os projetos e sonhos de outras pessoas? É da nossa vida de que estamos falando, e temos todo o direito de definir e percorrer nosso caminho individual, sem os grilhões ou sutis barreiras criadas por outras pessoas.
É preciso se dar a chance de nutrir suas qualidade criativas, livre de pressões e medos que, na maior parte das vezes, nós mesmos construímos ao nosso próprio redor.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.