Desnecessário dizer que sobreviver já é um feito, crescer é ainda mais. Há que atentar para tudo, nos mínimos detalhes. Ter foco, monitorar as vendas, o contas a pagar, o caixa, a relação com os clientes, o grau de satisfação deles com os produtos e serviços oferecidos.
Além disso, como está o relacionamento com os fornecedores? E os movimentos da concorrência, o que está acontecendo no mercado? E, muito importante, como estão os seus funcionários?
Somente uma equipe alinhada e motivada vai lhes ajudar a enfrentar todos os desafios e, ainda mais, o grande desafio de crescer.
Ø  Selecione os colaboradores criteriosamente: Cuide para contratar os funcionários certos e também para promover ou especializar aqueles que realmente tenham o perfil adequado. A pressão do crescimento pode levar a superestimar o número de pessoas que o seu negócio necessita. Lembre-se sempre que contratar acima da real necessidade cria custos adicionais. Mais importante ainda é escolher e contratar corretamente. Vale envolver os funcionários na avaliação do futuro colega ou subordinado.
Ø  Faça metas e projeções realistas: cuidado com as estimativas de crescimento, é mais fácil obter maior percentual de aumento assim que se lançam produtos e serviços com diferencial. A variação percentual pode não ser exponencial com o seu otimismo. Se você errar a mão, pode estocar e comprometer mais recursos do que será necessário. Mas, no sentido contrário, poderá não atender à demanda e entregar seu cliente de bandeja ao concorrente.
Ø  Deixe clientes satisfeitos: Lembre que clientes satisfeitos são uma benção e ajudam a alavancar o seu negócio ao referi-lo a outros. Entretanto, clientes insatisfeitos podem velozmente danificar uma reputação cuidadosamente construída. Pense tranquilamente sobre os limites de seu crescimento. Se houver condições de avançar, investindo no aumento da capacidade, prepare o terreno, mesmo com o carro em movimento, mas com o olho no painel econômico-financeiro da empresa.
Ø  Monitore os resultados por áreas: Você sabe realmente o que está acontecendo na linha de produção? Do que os clientes estão se ressentindo? Como estão os seus recebíveis? Como estão seus índices de qualidade e quais as fontes de não conformidade? Vale então se aproximar dessas áreas, arregaçar as mangas e interagir mais de perto com os funcionários para trocar ideias, sentir o que está rolando, apurar suas informações e avaliação.
Ø  Invista em pessoal especializado: As diferentes fases do negócio requerem conhecimentos, habilidades e atitudes diferentes. Portanto, a melhor solução é escolher alguém com as competências corretas para encabeçá-la, ou seja, com o crescimento, surge a necessidade de especializações e de profissionalizar áreas de seu negócio.
É importante que os empreendedores consigam fazer crescer o seu negócio, mas com gargalos de infraestrutura, custos elevados e obstáculos de várias naturezas.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura: