segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Uma comunicação que vence distâncias e une pessoas

É fundamental saber como transmitir uma mensagem e para que isso ocorra é indispensável conhecer o público que se deseja conquistar, afinal se o processo for mal conduzido o resultado poderá ser o inverso do desejado.

O foco das ações é sempre manter a comunicação clara entre os colaboradores com o corpo diretivo da empresa, embora também existam ferramentas que proporcionem interação entre próprios funcionários.

A gestão de comunicação precisa estar estruturada em duas vertentes: uma que transmite as informações necessárias e importantes, e outra escuta os colaboradores, proporcionando abertura aos talentos da organização.

Utiliza-se muito blog, sites, e-mail informativo e também a comunicação visual para transmitir as informações mais importantes, como cartazes e banners chamativos.

Já na segunda vertente, a da escuta, os três principais canais de comunicação são:
Fale com o RH - Canal onde o colaborador envia dúvidas, sugestões, críticas ou denúncias ao setor de Recursos Humanos ou ao Departamento Pessoal da empresa. Nesse caso, o feedback ao solicitante é dado pelo próprio RH.
Fale com a Diretoria - Espaço direto para comunicação com a diretoria da empresa, para assuntos mais relevantes, onde a assistência da diretoria dá o retorno aos colaboradores.
Fale com o Presidente - Última instancia em sugestões e reclamações, diretamente ao presidente da empresa, porém o canal é aberto a todos, caso queiram usá-lo antes de passar pelos meios anteriores.

Outro recurso importante para a comunicação interna da empresa é a "Caixa de Sugestões" - uma ferramenta que consiste em "caixinhas físicas" que são distribuídas em todas as filiais da empresa, onde os colaboradores colocam suas sugestões ou reclamações, de forma anônima ou não. Os responsáveis pelas filiais encaminham ao RH para análise, compilação e retorno das informações. A devolutiva é feita de forma periódica, onde as repostas são postadas ao lado das caixas de sugestões.

Os benefícios que a comunicação interna traz para a empresa, principalmente no tocante à escuta, a mesma proporciona sentimento de abertura e participação por parte dos colaboradores, além de incentivar a iniciativa em propor algo novo ou de poder dizer o que não está bem dentro do ambiente corporativo.

Por fim, a comunicação interna tornou-se imprescindível, pois através dela as empresas garantem a transparência no alinhamento de informações e dos objetivos a serem atingidos.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Como preparar os líderes do amanhã?

Existem pessoas que possuem uma característica peculiar que as fazem se destacar das demais: fazem que aqueles que estão ao seu redor as sigam de forma tão natural que nem se dão conta de que inconscientemente exercem o papel de líderes.
Contudo, quando nos deparamos com o ambiente organizacional é preciso muito mais do que essa tendência natural, para que uma liderança conduza sua equipe e alcance os resultados esperados. Diante de um universo globalizado e de uma gama de informações que impressionam, é indispensável dar apoio para aqueles que terão em suas mãos o comando dos times.
Há uma grande dificuldade em encontrar líderes ou futuros líderes que já tenham um bom arsenal de competências desenvolvidas, apenas para que a empresa possa investir em alguns poucos pontos que precisam ser melhor orientados. Em geral as empresas encontram bons técnicos, mas que não têm competências de gestão, principalmente nos aspectos de Gestão de Pessoas e relacionamentos, ou a empresa tem pessoas que não conseguem enxergar seus pontos a serem trabalhados e isto inviabiliza uma série de trabalhos de preparação.
Para preparar os futuros líderes é preciso:
·         Ter alinhamento sobre o programa e a forma de preparar os líderes com a alta gestão da companhia.
·         Definir bem o perfil que precisa ser trabalhado e o que pode ser trabalhado de forma coletiva e o que terá mais efetividade se for trabalhado em um processo individual, através de coaching, por exemplo.
·         Encontrar bons parceiros para realizar tanto o coletivo através de treinamentos e programas de desenvolvimento como o individual.
·         Encontrar e desenvolver ferramentas que tratem a retenção deste profissional, assim é investido na preparação dele como futuro líder ou sucessor, mas se pensa em ter ele na empresa no futuro, e se age para isto.

Portanto, quanto mais preparada a pessoa em questão menos tempo demanda de desenvolvimento. Já alguém que precisa desenvolver várias competências demandará mais tempo.
Só através do treinamento não ocorre, necessariamente a mudança comportamental. Em geral, o treinamento pode despertar para a mudança, que ocorre mesmo no dia a dia na prática e vivenciando e observado o exemplo do líder.

Existem 12 competências importantes que as empresas pede para um líder. São elas:
1.       Capacidade de criar uma visão;
2.       Inspirar os outros em prol desta visão;
3.       Comunicar claramente;
4.       Motivar as pessoas;
5.       Dar feedback;
6.       Utilizar os talentos de cada um;
7.       Criar uma equipe que trabalhe coesa;
8.       Gerenciar conflitos;
9.       Tomar decisões;
10.   Ser líder pelo exemplo;
11.   Reconhecer trabalhos e pessoas;
12.   Celebrar vitórias.

Tudo isto e ainda administrar sua área com precisão. Com relações humanas saudáveis, confiança, capacidade analítica e de organização.

O líder que está sendo preparado, precisa saber que no processo de liderança não se avança sem estes dois preceitos. Ou seja, se os valores ou a maturidade não corresponderem, não há desenvolvimento de competências que ajude esta pessoa.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura na íntegra:

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Como elevar os ganhos de sua empresa com a excelência no atendimento?

O principal objetivo das empresas, nos dias de hoje, deve ser potencializar sua área de vendas para, consequentemente, elevar seu faturamento.
A questão é que para obter êxito é preciso capacitar sua equipe de atendimento para que ela possa suprir as necessidades dos clientes. E para que isso ocorra algumas atitudes, se seguidas à risca, podem ajudar na forma de fidelizar os clientes e evitar problemas para negociações já concretizadas.
Atualmente, os clientes mudaram suas estratégias para se sentirem confortáveis ao contratar um serviço e comprar desejado produto e estabelecendo seu padrão de referência quanto ao atendimento, no entanto, sofre constantes alterações em função de novas tendências e experiências.
Por isso, a empresa deve ter visão globalizada das situações, de maneira que possa conquistar clientes. Uma forma disso é voltar suas atenções para ações de marketing de atendimento, nas quais resultam, na grande maioria, em fidelização.

Outro ponto importante é a falta de entendimento do desejo do cliente. Deve-se procurar identificar a real necessidade, assim, o atendimento e venda serão perfeitos. A maneira para que isso ocorra é evitar deslizes relacionados à prazos de entrega, erro de endereço e quantidade.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

E-mail, mídias sociais e mobilidade: como ser eficaz e atingir o consumidor?

Os canais de comunicação com o público se expandiram, deixaram de ser unidirecionais e exigem um novo posicionamento das empresas que não querem atuar apenas como espectadoras ou coadjuvantes em seus mercados.
Para escolher entre o mais eficiente, ter foco e/ou atuar em vários é preciso olhar para dentro da empresa, analisar em que momento ela está, traçar uma estratégia e saber claramente quais os objetivos que se quer atingir, levando em conta que cada canal tem um tom, seu fim e suas características.
Hoje os principais canais de comunicação e marketing digital contemplam:
·         E-mail Marketing – o principal critério para usá-lo é a relevância. O consumidor só vai dar atenção aquele e-mail se o conteúdo for relevante e adequado ao seu perfil. Para segmentar o envio do e-mail, a empresa precisa conhecer o cliente de forma personalizada, levantar informações e dados de comportamento e direcionar somente mensagens que tenham a ver com aquele perfil específico. A frequência também precisa ser levada em conta.

·         Mídias Sociais – o grande desafio está na capacidade de envolver e motivar as pessoas em torno de uma ação. Oferecer entretenimento e informação é muito mais pertinente neste canal. Promover engajamento, envolvimento e relacionamento devem ser o objetivo central, assim como, fazer com que as pessoas se sintam à vontade para comentar, indicar aos amigos, curtir e compartilhar entre si. Outro ponto importante é que a empresa precisa ter uma política de como dar retorno aos comentários e posts.

·         Mobilidade – o envio de mensagens de texto via torpedos só pode acontecer com autorização do cliente, para que ele não se sinta invadido. Essa forma de comunicação auxilia muito mais a promover relacionamento, atendimento e prestação de serviços do que publicidade.
Por isso, mais do que desenvolver iniciativas, é preciso acompanhar os resultados de forma integrada e poder mensurar o todo.
São inúmeras as formas de capitalizar a interação do usuário nos diversos canais digitais. Isso demanda, no entanto, criatividade e estratégia. O mercado brasileiro tem amadurecido gradativamente e absorvido esta visão mais ampla e integrada, portanto, não há dúvidas de que esse é um caminho que tende a estimular e fortalecer o relacionamento entre consumidores e empresas.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Qual é o verdadeiro propósito de um líder?

Engajar as pessoas para resultados!  E, quando dizemos que uma pessoa está engajada, estamos afirmando que ela encontrou um real motivo para empenhar todo o seu potencial. Um real motivo que permita a ela estar, livremente, 100% presente em suas atividades e conquiste com menos esforço emocional os seus objetivos.
Como engajar as pessoas para resultados?
1. Definir claramente quais são os resultados que as pessoas devem entregar: Muitos profissionais confundem o real propósito do seu trabalho. As atribuições do cargo são as ações que deve-se realizar para produzir resultados, ou seja, um profissional não pode pensar que somente porque ele chega e sai no horário e faz tudo o que lhe é atribuído, ele será valorizado como um grande profissional.
2. Exponha a causa da empresa e a sua causa como líder: As pessoas se comprometem com a causa da empresa e do líder e não com a empresa ou com o líder. As pessoas querem empenhar o seu potencial em empresas que se importam com o futuro e com as pessoas. As pessoas não seguirão um líder porque ele é capa de revistas de negócios, e sim, porque ele permite as pessoas aprender, crescer e contribuir.
3. Conheça e respeite os sonhos de cada um: O principal erro de um líder é deduzir que todos querem a mesma coisa. Apesar de essencial, dinheiro não motiva todo mundo. Muitas vezes um reconhecimento em público motiva muito mais um colaborador do que dinheiro. Uma carta de agradecimento, assumir um projeto audacioso, participar de reuniões importantes, enfim, as pessoas possuem motivos diferentes para sentirem-se felizes. E como descobrir o que motiva cada um: Simples! Converse, pergunte!

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

E-commerce: pesquisas por itens de vestuário se iguala a dos eletrônicos

Buscas por calçados e roupas já representam 40% das pesquisas.

As pesquisas por itens como calçados, vestuário e acessórios de moda já correspondem a praticamente metade das buscas em sites de compra. Com essa porcentagem, o setor se igualou aos produtos tradicionalmente procurados das seções de eletrodomésticos e eletrônicos.

Outra explicação possível pelo salto nas vendas é que, ao contrário dos produtos eletrônicos, vestuários, calçados e acessórios são comprados em maior quantidade e frequência, principalmente quando muda a estação.

Para aumentar a venda desses setores, muitas lojas oferecem a primeira troca gratuita. Esta estratégia, além de potencializar as vendas, cria empatia com o consumidor que está acostumado a experimentar os produtos nas lojas físicas.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:
http://www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/index.php?option=com_content&view=article&id=7418:e-commerce-pesquisa-por-itens-de-vestuario-se-iguala-a-dos-eletronicos&catid=5:analise-setorial&Itemid=356