quinta-feira, 11 de abril de 2013

A diversidade faz parte das equipes organizacionais?

Sim, hoje se vislumbra que quanto mais a diversidade se fizer presente no dia a dia das empresas, maior será a oportunidade de surgirem propostas inovadoras e times capazes de superar desafios que determinem o tempo da existência de uma companhia.

Para se formar uma equipe diversa, geralmente, é preciso fazer leitura adequada do ambiente, mapeando as competências e os talentos de cada membro.  A condução e o comprometimento por parte das lideranças, estratégias de RH e cultura organizacional podem agir como apoio e fortalecer a construção dessas equipes em um ambiente cada vez mais complexo e dinâmico. Se existe diversidade, pode ser que tenha dentro da sua empresa um grande potencial de inovação, de criatividade e de performance.

A maior vantagem é essa, além de conseguir extrair da melhor forma possível esse potencial de cada membro da equipe. Tudo o que a princípio parece ser dissonante pode transformar-se em vantagem, as diferenças no comportamento, a forma analítica e objetiva que alguém percebe uma situação, complementa a maneira intuitiva e relacional que outra pessoa percebe a mesma situação. Uma pessoa prefere organizar, detalhar, planejar o dia a dia, seguir roteiros e processos, já a outra gosta de questionar, trazer ideias, sugerir e provocar mudanças. É um mosaico organizacional. Resultados maiores e melhores ocorrem através da harmonia desses potenciais.

Os desafios com a diversidade aumentaram nos últimos anos, o avanço da tecnologia, os canais de comunicação, as mídias sociais, as alterações nas estruturas sociais, familiares, econômicas, um número maior de equipes virtuais e multidisciplinares trabalhando juntas, questionamento da hierarquia e mudanças constantes costuma criam uma tensão em tomo dessa realidade.

Mais de 70% dos desafios organizacionais estão relacionados ao tema comunicação, por isso o desafio de liderar neste contexto é constante e exigirá, cada vez mais, a capacidade de compartilhar a estratégia, através da visão sistêmica e da leitura de ambiente, capacidade de dar e receber feedback, construção de relacionamentos interpessoais verdadeiros e mais eficazes, além da flexibilidade, cooperação, poder de concatenar as pessoas e o ouvir para compreender e não para apenas responder, criando laços de confiança.
Quando a diversidade é bem gerida, a organização, o líder, o RH e o indivíduo juntam esforços para se adaptarem às diferenças e construírem uma relação produtiva.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

terça-feira, 9 de abril de 2013

Ética nas organizações

A ética pode ser compreendida como um conjunto de hábitos físicos e mentais produzidos histórica e universalmente, com o objetivo de melhorar o convívio em sociedade. Mas, os valores éticos não estão apenas presentes dentro dos lares. Eles também marcam sua presença dentro das organizações, dos espaços onde inúmeras pessoas passam horas dos seus dias para exercerem atividades laborais.
A falta de ética em uma empresa reduz seus custos no curtíssimo prazo e a mata no médio e longo prazo, seja pelo aumento de seus passivos fiscais, sociais e ambientais, seja por danos reputacionais junto ao mercado e a investidores.
Só se instala uma cultura fundamentada em valores éticos com a prática contínua. Exemplos positivos devem ser sempre reforçados e divulgados e exemplos negativos devem ser sempre tratados de acordo com os dispositivos previstos em um Código de Ética e de Conduta que contemple as devidas punições a esses casos. As regras, sejam elas leis ou dispositivos de um código de ética corporativo, só servem para instalarmos, ao longo do tempo, uma cultura.

Um código de ética e de conduta bem elaborado, instalado em uma estrutura com processos que possibilitem a zeladoria dos valores da empresa, com canais seguros - ouvidoria interna e externa, comitê de ética, entre outros - e com dispositivos que estabeleçam premiação e punição para os comportamentos positivos e negativos respectivamente são essenciais.

Os povos uniram-se historicamente em defesa de seu rei ou de seu reino, em defesa de seu país, em defesa de suas causas. Quando o coletivo passa a ter uma importância maior que o individual a ética alastra-se e instala a cultura. Nessa linha, além de objetivos operacionais, de vendas e lucros maiores, precisam ter propósitos. Propósitos são causas grandes, que orgulham colaboradores, clientes, fornecedores e acionistas. Propósitos nos movem. Propósitos nos unem na busca de geração de valor para todos, acionistas, colaboradores, clientes, Estado e comunidade. Nosso País e nossas empresas precisam de propósitos.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura na íntegra: