quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Strategic Sourcing: eficiência e rentabilidade para as empresas

Para alcançar as metas e resultados exigidos pelas companhias, uma solução é a adoção de ferramentas e serviços especializados para as áreas de Compras e Suprimentos.

Aumentar a rentabilidade, reduzir custos e ganhar mais eficiência nos processos estão sempre no foco das empresas. Mas, a grande questão é por onde começar?

Uma área chave para o caminho do sucesso é a de Suprimentos, estratégica para qualquer companhia. Existem, em Suprimentos, inúmeras oportunidades a serem exploradas para atingir esses objetivos, economizando na contratação de serviços, na aquisição de materiais diretos e indiretos e na revisão de contratos.

O Strategic Sourcing é uma nova ferramenta que tem a metodologia completa, altamente eficiente. Ela procura fontes que satisfaçam as necessidades da empresa, seleciona os melhores fornecedores para cada operação e negocia os contratos de aquisição. Mas, o processo não termina por aí. Após a finalização das negociações, a ferramenta faz toda a gestão de desempenho dos fornecedores de produtos e serviços.

Apesar dos benefícios, o Strategic Sourcing ainda não foi adotado por um grande número de empresas. O principal motivo é a falta de conhecimento sobre como implantar a solução. Algmas vezes, as dificuldades começam no levantamento dos gastos da área. Recursos limitados e resistência aos processos padronizados de Sourcing também podem ser barreiras à adoçãom da metodologia.

Considerando-se cada vez mais estratégicas, as áreas de Compras e Suprimentos efetivamente precisarão sair na frente para atingir aqueles objetivos de melhoria de performance e redução de custos. A primeira medida para utilizar o Strategic Sourcing é buscar a ajuda de quem domina os processos e, principalmente conhece fornecedores. Só assim, será possível ir para as direções certas sem perder o foco inicila: eficiência e rentabilidade.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Consumidor da classe C não abre mão de itens "não básicos"

A chamada nova classe média brasileira reluta em abrir mão de determinados itens de sua cesta de compras, apesar da economia menos aquecida neste ano.  Em uma pesquisa realizada, apontou que no primeiro semestre deste ano o volume de compras da classe C se manteve estável nos produtos básicos, no entanto aumentou 6% nos produtos considerados “não básicos”.

Essa disponibilidade em manter – e até intensificar – a compra desses artigos tem a ver com o desejo de manter a posição econômica conquistada recentemente. Após anos de demanda reprimida, o consumidor conseguiu colocar algumas novas mercadorias no carrinho e ele não quer abrir mão disso. Muitos desses consumidores chegam a trocar o tipo de arroz ou feijão para não abrir mão de suas preferências em relação a outros itens.

De acordo com o levantamento, os melhores desempenhos em vendas para o público analisado nos seis primeiros meses deste ano se deu nas seguintes categorias: detergente líquido para a roupa, leite aromatizado, inseticida, cereal tradicional e sorvete.  

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dificuldade para planejar os custos de produção?

Quanto custa, para a indústria brasileira, receber as matérias-primas, separar, estocar, levar à linha de produção, embalar e expedir? Em épocas de administração ultraprofissionalizada e de sistemas de controle extremamente sofisticados, parece estranho a indagação sobre o custo. Mas, grande parte ainda considera apenas os custos de movimentação e estocagem, quando há outras etapas que também têm impacto direto no processo logístico.

Os especialistas garantem que a adoção de um sistema planejado de intralogística pode ter um efeito direto na redução dos custos, no aumento da produtividade e, por consequência, nos lucros. No entanto, o ganho de espaço, a diminuição de estoques internos e a aceleração no tempo médio de produção são outros indicadores para o êxito de um projeto deste tipo.

São justamente esses aspectos indiretos os mais significativos para a adoção de intralogística em outros segmentos além do industrial, como a construção civil. A logística interna classifica todas as atividades de movimentação dentro do ambiente produtivo, do recebimento físico e fiscal até a expedição e a emissão da nota, no caso de instalações industriais.

No meio do caminho estão a conferência, o manuseio, o processo de pedidos nos almoxarifados, o contato com fornecedores, o acompanhamento do recebimento em linha, o repasse entre as áreas, a movimentação interna dos produtos, a retirada do material acabado, a separação, a conferência, a embalagem e o carregamento. Todos os sistemas de controle e gestão, como softwares, etiquetas inteligentes, frota de empilhadeiras e a própria configuração do layout da fábrica também fazem parte do aprimoramento logístico.

A definição do melhor sistema de logística interna depende da correta identificação das características e necessidades da empresa. E, mesmo assim, muitas vezes escapa do foco até mesmo dos profissionais especializados em logística.

Por isso, o executivo indica a necessidade de ter em mãos dois levantamentos importantes para fazer um estudo integrado: o conhecimento profundo dos procedimentos da empresa e um panorama das diversas ofertas do mercado, que vão de equipamentos e softwares à prestação de serviços terceirizados.

Muitas empresas preferem investir em uma solução barata, quando uma solução integrada e automatizada que poderia dar retorno muito maior é deixada de fora do “radar” dos gestores por ter um preço alto ou, simplesmente, pela suposição de que um sistema sofisticado custa caro e, com isso, acabam perdendo grandes oportunidades.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dificuldade para cumprir prazos no trabalho?

Uma boa gestão de tempo pode ser a solução. Tempo é dinheiro, já dizia um velho ditado. Mas administrá-lo, visando um bom rendimento, não é uma tarefa fácil, principalmente quando é necessário conciliar trabalho e vida pessoal.

Um indício de qua as coisas podem não estar muito bem é a falta de tempo para executar tarefas, o que consequentemente leva ao não cumprimento de prazos. Um resultado nada positivo para a imagem de qualquer funcionário.

Em uma pesquisa divulgada pelo Fantástico (TV Globo), em abril deste ano, revelou-se que 31%, dos 1.600 funcionários ouvidos pela internet, dispensam 30 minutos de seu expediente com questões particulares. Para 25%, esse tempo é de uma hora e 9,5% admitiram gastar até duas horas com assuntos que nada tem a ver com o trabalho.

Quando questionados se enrolavam no trabalho - seja passeando pelos corredores, tomando não um, mas vários cafezinhos na copa, ou batendo papo com colegas - 30% dos entrevistados responderam que fazem isso durante cerca de uma hora por dia; 16% duas horas e 12% enrolam mais de três horas por dia. Sobre deixar tudo para última hora, 52% admitiram que, às vezes, fazem isso. Para 12% não tem jeito, com frequência adiam tudo até as coisas virarem urgentes.

Não dá para negar que esses momentos de distração são necessários durante o expediente. Caso contrário, viveríamos numa pilha de nervos. Além disso, nenhuma empresa pode proibir seus funcionários de tomar um cafezinho, navegar pela internet ou se preocupar com questões pessoais.

Mas é importante ter consciência para não extrapolar com as distrações e, com isso, perder o foco no trabalho. A dica é manter uma boa gestão de tempo. Até porque, os benefícios são muitos. Um deles é conseguir cumprir prazos de tarefas sem a necessidade de trabalhar até mais tarde.

E, para conseguir gerir bem seu tempo, procure criar uma lista do que precisa parar de fazer durante o expediente. Essa é uma relação de coisas totalmente desnecessárias que apenas atrapalham. Crie também uma lista com todas as tarefas a serem cumpridas diariamente. É necessário disciplina para não dispersar.

Outra sugestão é trabalhar com um regime de prioridades. Procure avaliar suas atividades e necessidades diárias e estabeleça critérios de prioridades para as principais. Desta forma, é possível eliminar o que é de baixa prioridade, dando mais atenção para aquelas tarefas que realmente são importantes.

Tome cuidade também para não ser radical demais. O importante é manter um equilíbrio entre trabalho e atividades que garantam um pouco de distração.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Adesão ao relógio de ponto ainda é baixa

As empresas têm até 1º de setembro para se adaptar ao novo sistema de controle de jornada de trabalho. Apesar da proximidade da data, ainda é baixo o volume de compra dos relógios eletrônicos.

Segundo dados da Abrep (Associação Brasileira de Fabricantes de Relógios de Ponto), em julho, foram vendidos 60 mil equipamentos. No total, os fabricantes comercializaram 260 mil unidades. Pelos cálculos do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), aproximadamente 700 mil empresas já usam o sistema eletrônico para controlar o horário de seus colaboradores. Mas o número ainda é muito baixo.

Na avaliação dos fabricantes, as empresas vão deixar para comprar o controlador de ponto na última hora, correndo o risco de não terem o equipamento instalado na data prevista. A boa notícia para quem ainda não comprou o equipamento é que houve queda nos preços cobrados no mercado.

Hoje, o novo relógio de ponto custa entre R$ 2 mil e R$ 3,7 mil, dependendo da tecnologia adotada. Atualmente, há 117 modelos de relógios certificados pelo MTE e 29 fabricantes cadastrados. Antes, eram apenas 12 fabricantes.


Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Não basta uma boa marca. É preciso saber utilizá-la

Quando utilizada insdiscriminadamente, a exposição da marca, ao invés de criar valor, gera um resultado contrário e conduz à sua banalização.

Quando avalia-se a forma e a utilização das marcas pelas empresas, independente do segmento ou do porte, podemos notar uma verdadeira proliferação no uso indevido da imagem pelas companhias. No entanto, a marca deve ser vista como expressão de valor e, desta forma, antes de aplicá-la desordenadamene, é preciso avaliar onde, quando e porque devemos expor o principal símbolo da companhia.

De modo geral, há alguns conceitos que devem ser claros para uma boa gestão de marca. O primeiro, e mais importante, é não utilizar a marca como carimbo. Não podemos automatizar o uso da marca, aplicando-a em tudo que vemos pela frente. É necessário sempre questionar a razão pela qual a marca deve ser aplicada nos materiais. 

Considerando o objetivo de sempre agregar valor, a marca deve ser utilizada em locais que demonstre esta valorização. De modo geral, ela deve ser no nosso peito e na nossa mente, assim, a aplicação em uniformes e capacetes é recomendada. Também devemos expor a nossa marca para aqueles que chegam à companhia, o que significa sempre incluí-la nas portarias, recepções, identificação de prédios, setores ou àreas específicas. Se há a necessidade de dialogar com consumidores ou clientes, as mensagens também devem ser assinadas com a marca para reforçar a credibilidade necessária.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ocupado ou Produtivo?

No mundo corporativo, é muito comum as pessoas estarem ocupadas o tempo todo. Mas você sabia que estar ocupado é bem diferente de ser produtivo?

Ocupar o tempo X Aproveitar o tempo
A diferença é que as pessoas que estão sempre ocupadas dificilmente conseguem entregar um trabalho antes do prazo. Já as produtivas sempre estão pensando em formas diferentes de entregar além do esperado.
Isso acontece porque as pessoas ocupadas tendem a ocupar essas horas com qualquer coisa, mesmo que o prazo seja folgado, diferentemente das pessoas produtivas, que tentam aproveitar ao máximo o tempo para realizar a tarefa.

Fazer o que acontece X Fazer acontecer
As pessoas ocupadas se distraem muito fácil. Qualquer interrupção parece relevante, e o que é importante, mas não urgente é deixado para depois. Ao contrário das pessoas produtivas, elas sabem que precisam alcançar um determinado objetivo e vai até o término, ou seja, ignoram qualquer outra coisa.

Seguir as regras X Criar as regras
Pessoas ocupadas normalmente não são motivadas. Quando recebem uma sequência de tarefas saem executando sem entender muito bem o motivo. Isso é o que ajuda a aumentar a dificuldade da realização da tarefa. Em compensação, as pessoas produtivas fazem questão de entender exatamente onde precisam chegar. Elas criam os seus próprios planos de execução de maneira diferente.

Produza ou descanse, enrolação é desperdício
Para produzir com excelência não é necessário trabalhar 37 horas por dia. Na verdade, se você não tiver tempo de descansar, dificilmente você será produtivo. O corpo humano é como qualquer máquina, que precisa de manutenção para funcionar perfeitamente. Por isso, não tem problema algum levantar para tomar água ou um café.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Governo quer incentivar alimentação saudável

Devido ao alto índice de obesidade no Brasil, o governo pretende desenvolver uma ação para beneficiar a produção e a venda de alimentos saudáveis, além de limitar o nível de açúcar em produtos industrializados.

O programa, atualmente em fase de consulta, está previsto para começar em maio do próximo ano e tem como objetivo aumentar a oferta de alimentos saudáveis nos supermercados. Ou seja, a idéia é inverter a atual substituição dos alimentos in natura (frutas e hortaliças) por comidas industrializadas na despensa dos brasileiros.

Estimular o consumo dos alimentos saudáveis pode ocorrer de duas maneiras: parcerias com agricultores familiares e pequenas associações de produtores oferecendo benefícios fiscais – menos impostos, taxas e até a concessão de subsídios que reduzam o preço nas prateleiras.

Vale ressaltar que o programa também visa garantir o fornecimento de alimentos saudáveis às escolas.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

Fonte: Folha Online e BBC Brasil

terça-feira, 16 de agosto de 2011

É difícil ser uma pessoa persuasiva no mundo dos negócios?

É mais difícil no mundo dos negócios agir de maneira persuasiva, porque o grande desafio que se impõe é o de pensar na comunicação, saber verdadeiramente quais são as motivações dos colaboradores e atuar positivamente sobre elas.

Essa é a grande diferença entre chefia e liderança. Os chefes mandam, convencem no campo das idéias, são efêmeros e passageiros. Já os líderes usam a persuasão como elos de uma corrente, somando com suas equipes para formar relacionamentos sólidos, parcerias, ou seja, falam à emoção e constroem os sonhos juntos com as pessoas.

Alguns atores ainda afirmam que, na maioria das vezes, as pessoas não têm confiança em pessoas que não têm poder de influência ou de persuasão. Por exemplo, quem nunca pediu a referência de um médico, de um restaurante ou de uma escola para outras pessoas?

E sempre a quem recorremos nestas horas são pessoas especialistas no assunto. Portanto, assim como influenciamos, também gostamos de ser bem influenciados.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Você sabe elaborar um currículo?

Elaborar um currículo corretamente é o primeiro passo para obter sucesso na busca de um novo emprego. Ele é o registro da trajetória profissional do candidato, mas não é o único requisito para garantir uma vaga.

O número de folhas considerado adequado são 2 páginas para profissionais e uma página para estagiários e recém-formados. Será a primeira impressão do candidato.

A linguagem deve ser concisa e no tom profissional, diferente da linguagem normal. Evitar verbos auxiliares como: ser, estar, ter, haver, ir, vir, andar, pois não dão credibilidade.

Manter sempre frases claras e enxutas. Eliminar os pronomes em primeira pessoa e artigos. Evitar usar advérbios e adjetivos.

E, antes de digitar o modelo final do currículo, é preciso revisar com duas ou três pessoas que dominam o português. O currículo não pode ter erros de ortografia, digitação ou gramática.    

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sua empresa é inovadora?

Pode parecer exagero, mas inovar é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Só assim a empresa se mantém forte em mercados cada vez mais competitivos, consegue superar períodos de crise e conquistar novos nichos, além de se manter à frente dos concorrentes.

Dentro de uma empresa, a inovação pode se caracterizar pelo foco em um novo perfil de cliente, pela entrada em um mercado ainda inexplorado e por novas metodologias e modelos de negócio. Também entram na lista parcerias estratégicas e desenvolvimento de novas competências. Portanto, inovar gera valor e garante um diferencial ao negócio.

Para você que precisa inovar, veja a seguir algumas dicas:

  • A inovação não pode ficar a cargo apenas dos donos da companhia;
  • É preciso contratar pessoas com perfil inovador;
  • O ambiente interno deve propiciar a troca de idéias entre as pessoas. Para isso, não pode haver muitas barreiras hierárquicas e funcionais. Deve-se incentivar encontros entre diferentes áreas, espaços de café, etc.;
  • Procure criar um programa que permita a qualquer funcionário fazer sugestões;
  • Trabalhar com alguma metodologia para gerar e gerir novas idéias de forma regular e institucionalizada;
  • Investir em um processo de planejamento estratégico com objetivos e oportunidades de inovar;
  • Em seguida, criar um banco com todo histórico de idéias e projetos de inovação. Mas essa medida só vai dar certo se o banco for sempre consultado;
  • É importante reservar um orçamento apenas para projetos de inovação, para que não sejam utilizadas as reservas financeiras gerais da empresa;
  • A empresa deve assumir riscos calculados e não punir pessoas que lideram projetos inovadores que eventualmente não tiveram o sucesso esperado. É importante valorizar a iniciativa individual e o empreendedorismo;
  • É recomendado que a empresa busque parceiros para desenvolver novas soluções e que esteja sempre disposta a testar novas ferramentas, metodologias e tecnologias para informação;
  • E que tudo isso sirva para que as novidades sejam lançadas no mercado por sua empresa, não pelos concorrentes.
Comece a Inovar!!

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Como fazer seu fluxo de caixa crescer?

Não é o volume de vendas o maior problema para o equilíbrio das contas nas pequenas empresas. É manter um fluxo de caixa positivo. Se o dinheiro não está disponível quando você precisa, fica muito mais difícil cumprir os compromissos com fornecedores, financiadores e, consequentemente, com os clientes.

Então, você recorre a empréstimos, aumenta as despesas e acaba estrangulando ainda mais o caixa. Veja algumas dicas para acertar o seu fluxo de caixa:

  1. Pague as contas quando elas vencem, não antes: se receber algum desconto pagando antecipadamente é melhor pagar senão deixe o dinheiro no banco até o vencimento;
  2. Negocie prazos melhores: se estiver alguma data em sobrecarga renegocie para outro vencimento;
  3. Faça sua lição de casa: é preciso investigar o passado financeiro de clientes e fornecedores.
  4. Seja criterioso ao oferecer crédito: não oeferça se estiver na dúvida ou faça em quantia pequena.
  5. Corte despesas desnecessárias: tenha um propósito claramente definido para cada despesa e sempre reveja quais ainda são necessárias.
  6. Reformule a sua política de estoque: um erro comum é estocar grandes quantidades sem necessidade. Determine quais são os itens com maior rotatividade e melhor margem de lucro, e concentre a maior parte das compras neles.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
    

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Supermercados têm até dezembro para se adequar a novas regras do checkout

As redes varejistas precisam correr para se adequar à NR-17 do Ministério do Trabalho e Emprego, que obriga a adequação de todos checkouts até dezembro deste ano. Algumas exigências chamam a atenção em relação ao ambiente físico de trabalho. São alterações fundamentais que reduzirão de forma significativa os problemas de saúde do trabalhador e darão maior segurança na execução das atividades.

Detalhes como o posicionamento da balança na parte frontal do caixa podem reduzir problemas na coluna e, consequentemente, diminuir o número de faltas no trabalho e de afastamentos por problemas de saúde.

Alguns itens a serem destacados e que devem ser atendidos pelas redes de varejo são: manter as condições de iluminação, ruído, conforto térmico, bem como a proteção contra outros fatores de risco químico e físico. Também estão na lista proteger as operadoras de checkouts conta correntes de ar, vento ou grandes variações climáticas, utilizar superfícies opacas que evitem reflexos incômodos no campo visual do trabalhador.

Entre os benefícios diretos das mudanças nos caixas estão redução de acidentes, diminuição de absenteísmo, aumento da qualidade na prestação do serviço e da produtividade.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Rede social também serve para vender?

O Brasil vive a era das mídias sociais e as empresas querem que sua presença nas redes sociais deixe de ser somente um canal de relacionamento com os clientes para transformá-la numa ferramenta de negócios.

Ainda no início aqui no Brasil, o chamado “social commerce” já é uma realidade em outros países, como os Estados Unidos. A expectativa dos Estados Unidos é que, até 2015, o social commerce alcance faturamento anual de US$ 30 bilhões, o equivalente a 15% do comércio eletrônico.

Nesse novo modelo, o consumidor é exposto a ofertas com a curadoria dos amigos. As mídias sociais geram muito conteúdo, levam informação aos consumidores e, no longo prazo, acabam gerando resultados.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Você sabe montar um bom currículo?

Ter um currículo bem elaborado é o primeiro passo para obter sucesso na busca de um novo emprego. Ele é o registro da trajetória profissional do candidato, mas não é o único requisito para garantir uma vaga.

O número de folhas considerado adequado são 2 páginas para profissionais e uma página para estagiários e recém-formados. Será a primeira impressão do candidato.

A linguagem deve ser concisa e no tom profissional, diferente da linguagem normal. Evitar verbos auxiliares como: ser, estar, ter, haver. ir, vir, anda, pois não dão credibilidade.

Manter sempre frases claras e enxutas. Eliminar os pronomes em primeira pessoa e artigos. Evitar usar advérbios e adjetivos.

E, antes de digitar o modelo final do currículo, é preciso revisar com duas ou três pessoas que dominam o português. O currículo não pode ter erros de ortografia, digitação ou gramática.    

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Matéria extraída do Jornal Folha de Londrina do dia 01 de agosto de 2011.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como organizar bem o tempo?

Normalmente, sempre existe uma explicação para não realizar algumas tarefas ao longo do dia. O planejamento errado é um dos fatores chave para a desculpa de falta de tempo.

Os 7 erros no planejamento do tempo:
·         Não possuir uma agenda;
·         Mal organização da semana;
·         Ambiente de trabalho desorganizado;
·         Uso indevido da internet;
·         Não calcular os possíveis atrasos e imprevistos;
·         Não ser objetivo nos e-mails e conversas do MSN no trabalho;
·         Sem tempo parar você: deixar de cuidar das pessoas que são importantes para você.

Organizar o dia possibilita maior produtividade pelo melhor aproveitamento do tempo. Já que todo mundo tem a mesma quantidade de horas todos os dias, cabe a cada um utilizá-las da melhor forma.

A dica é:
ü  Listas todas as tarefas
ü  Estabelecer as prioridades
ü  Estipular tempo para cada tarefa
ü  Determinar a hora de descanso
ü  Ter sempre em mãos a lista de tarefas
ü  Tente realizar, pelo menos, metade das tarefas
ü  Organizar o dia preferencialmente de amanhã.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Você está acomodado? "Empurre a sua vaquinha"

Um sábio passeava na floresta com seu discípulo. Avistou uma casinha pobre, aos pedaços. Nela moravam um casal e três filhos - todos mal vestidos, sujos, magros e apresentando subnutrição. O sábio pergunta ao pai de família: Como vocês sobrevivem? Não vejo horta alguma, não vejo nenhuma plantação, não vejo animais. O pai respondeu: Nós temos uma vaquinha que nos dá alguns litros de leite por dia. Uma parte do leite, nós tomamos, outra parte trocamos na cidade vizinha por alimentos e roupas e assim vamos sobrevivendo...

O sábio agradeceu e saiu novamente pelo seu caminho. Logo em seguida, o sábio avistou uma vaquinha e ordenou ao seu discípulo: "Puxe aquela vaquinha até o precipício e a empurre para precipício abaixo!"

Mesmo sem compreender a ordem, o discípulo a cumpriu - empurrou a vaquinha no precipício e ficou pensando na maldade do sábio em mandar matar a única fonte de subsistência daquela família. Aquilo não saiu da cabeça do discípulo por muitos anos.

Alguns anos depois, passando na mesma região, o discípulo lembrou-se da família e do episódio da vaquinha. Resolveu voltar aquela casinha e...

SURPRESA!!! No lugar da pobre casinha havia uma bela casa. Um pomar ao redor. Várias cabeças de gado. Um trator novo. Na porta da casa avistou o mesmo pai, agora vestido, limpo, saudável, logo apareceram a mulher e os três filhos, todos bonitos e aparentando saúde e felicidade! Quando o discípulo perguntou a razão de tanta mudança nesses últimos anos, o pai da família respondeu:

- É que a gente tinha uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Sem a vaquinha a gente teve que se virar e fazer coisas que nunca tinha feito. Começamos a plantar, criar animais, usar nossa cabeça para sobreviver e daí a gente viu que era capaz de fazer coisas que nunca antes tinha imaginado de conseguir, coisas que a gente achava impossível porque nunca havia tentado fazer. Sem a vaquinha, nós fomos lutar, pois só tinhamos essa alternativa - lutar para vencer!!!

É preciso sair da rotina, da acomodação e aprender algo novo, experimentar algo diferente e ter coragem de ir em frente com determinação em busca do sucesso.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Você faz Network?

Quem se relaciona com clientes e conhece muitas pessoas no seu dia-a-dia, tem a oportunidade de construir redes sociais fortíssimas que podem mudar o foco da sua atividade comercial de vendas ativas para relacionamentos que geram negócios. É tão importante que deveria fazer parte do trabalho de todo vendedor.

Network é o marketing boca a boca. Não é prospectar nem recrutar nem vender. É conhecer, se relacionar, conversar. Geralmente acontece em eventos que têm esse intuito: estimular relacionamentos entre profissionais e aumentar o network pessoal de cada um.

Investir no seu network profissional pode ajudá-lo a:
  • Aumentar seu número de prospects;
  • Aumentar sua visibilidade e a da sua empresa;
  • Melhorar sua reputação perante a comunidade;
  • Aumentar sua influência.
É um processo exigente de longo prazo, que requer muitos contatos, durante meses e, às vezes, anos. Algumas pessoas acham que é suficiente bater papo em feiras ou trocar cartões em eventos. Mas é preciso muito mais se você quiser ver resultados realmente concretos. Por isso, é fundamental aprender a administrar o tempo e recursos financeiros aplicados no estímulo do seu network.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Como a persuasão pode ser útil no mundo corporativo?

No mundo corporativo, um bom exemplo é o setor de vendas. Os profissionais que só tiram pedidos e que mal conhecem seus compradores estão no campo do convencimento. É a famosa venda de um dia. Já os profissionais de alta performance se preocupam em agregar valor às vendas, mas um valor que seja valor para o comprador e não para o vendedor.

Além disso, se interessam verdadeiramente pelo destino dos negócios do "agora parceiros" e atuam para o sucesso deles. Eles têm em mente estabelecer vínculos de valor, duradouros. Estas são as vendas de 10 anos.

Resultado disso é mais vendas, mais negócios e relacionamentos comerciais embasados em valores. Nunca é tarde demais para lembrar aquela frase: de que as pessoas não se importam tanto com aquilo que você sabe, conquanto percebem, de fato, o quanto você verdadeiramente se importa com elas (Dale Cornegie). este é o primeiro princípio da persuasão.

O principal é descobrir a real intenção das pessoas e, a partir disso, apoiar e ajudar para que elas consigam seu intento, indo além das simples necessidades. Nenhum dos grandes personagens da História ou do mundo corporativo, teve sucesso sozinho.

Faz muita diferença estar envolvido em um processo de venda e ser um profissional comprometido com o sucesso do seu cliente a partir de suas vendas.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.