quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dificuldade para planejar os custos de produção?

Quanto custa, para a indústria brasileira, receber as matérias-primas, separar, estocar, levar à linha de produção, embalar e expedir? Em épocas de administração ultraprofissionalizada e de sistemas de controle extremamente sofisticados, parece estranho a indagação sobre o custo. Mas, grande parte ainda considera apenas os custos de movimentação e estocagem, quando há outras etapas que também têm impacto direto no processo logístico.

Os especialistas garantem que a adoção de um sistema planejado de intralogística pode ter um efeito direto na redução dos custos, no aumento da produtividade e, por consequência, nos lucros. No entanto, o ganho de espaço, a diminuição de estoques internos e a aceleração no tempo médio de produção são outros indicadores para o êxito de um projeto deste tipo.

São justamente esses aspectos indiretos os mais significativos para a adoção de intralogística em outros segmentos além do industrial, como a construção civil. A logística interna classifica todas as atividades de movimentação dentro do ambiente produtivo, do recebimento físico e fiscal até a expedição e a emissão da nota, no caso de instalações industriais.

No meio do caminho estão a conferência, o manuseio, o processo de pedidos nos almoxarifados, o contato com fornecedores, o acompanhamento do recebimento em linha, o repasse entre as áreas, a movimentação interna dos produtos, a retirada do material acabado, a separação, a conferência, a embalagem e o carregamento. Todos os sistemas de controle e gestão, como softwares, etiquetas inteligentes, frota de empilhadeiras e a própria configuração do layout da fábrica também fazem parte do aprimoramento logístico.

A definição do melhor sistema de logística interna depende da correta identificação das características e necessidades da empresa. E, mesmo assim, muitas vezes escapa do foco até mesmo dos profissionais especializados em logística.

Por isso, o executivo indica a necessidade de ter em mãos dois levantamentos importantes para fazer um estudo integrado: o conhecimento profundo dos procedimentos da empresa e um panorama das diversas ofertas do mercado, que vão de equipamentos e softwares à prestação de serviços terceirizados.

Muitas empresas preferem investir em uma solução barata, quando uma solução integrada e automatizada que poderia dar retorno muito maior é deixada de fora do “radar” dos gestores por ter um preço alto ou, simplesmente, pela suposição de que um sistema sofisticado custa caro e, com isso, acabam perdendo grandes oportunidades.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

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