Um indício de qua as coisas podem não estar muito bem é a falta de tempo para executar tarefas, o que consequentemente leva ao não cumprimento de prazos. Um resultado nada positivo para a imagem de qualquer funcionário.
Em uma pesquisa divulgada pelo Fantástico (TV Globo), em abril deste ano, revelou-se que 31%, dos 1.600 funcionários ouvidos pela internet, dispensam 30 minutos de seu expediente com questões particulares. Para 25%, esse tempo é de uma hora e 9,5% admitiram gastar até duas horas com assuntos que nada tem a ver com o trabalho.
Quando questionados se enrolavam no trabalho - seja passeando pelos corredores, tomando não um, mas vários cafezinhos na copa, ou batendo papo com colegas - 30% dos entrevistados responderam que fazem isso durante cerca de uma hora por dia; 16% duas horas e 12% enrolam mais de três horas por dia. Sobre deixar tudo para última hora, 52% admitiram que, às vezes, fazem isso. Para 12% não tem jeito, com frequência adiam tudo até as coisas virarem urgentes.
Não dá para negar que esses momentos de distração são necessários durante o expediente. Caso contrário, viveríamos numa pilha de nervos. Além disso, nenhuma empresa pode proibir seus funcionários de tomar um cafezinho, navegar pela internet ou se preocupar com questões pessoais.
Mas é importante ter consciência para não extrapolar com as distrações e, com isso, perder o foco no trabalho. A dica é manter uma boa gestão de tempo. Até porque, os benefícios são muitos. Um deles é conseguir cumprir prazos de tarefas sem a necessidade de trabalhar até mais tarde.
E, para conseguir gerir bem seu tempo, procure criar uma lista do que precisa parar de fazer durante o expediente. Essa é uma relação de coisas totalmente desnecessárias que apenas atrapalham. Crie também uma lista com todas as tarefas a serem cumpridas diariamente. É necessário disciplina para não dispersar.
Outra sugestão é trabalhar com um regime de prioridades. Procure avaliar suas atividades e necessidades diárias e estabeleça critérios de prioridades para as principais. Desta forma, é possível eliminar o que é de baixa prioridade, dando mais atenção para aquelas tarefas que realmente são importantes.
Tome cuidade também para não ser radical demais. O importante é manter um equilíbrio entre trabalho e atividades que garantam um pouco de distração.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura: http://www.sm.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=17
Nenhum comentário:
Postar um comentário