Enviar pesquisas regularmente dentro da organização ou empresa pode ajudar a levantar potenciais problemas, melhorar a produtividade e retenção e viabilizar sessões de treinamentos mais efetivas. 
1. Como quer levantar as respostas?
Aqui é o meio, o método para se obter as respostas que está buscando. Por exemplo, questionários on-line, que substituem cada vez mais o "papel e caneta", por serem mais rápidos, práticos e acessíveis.
2. Por que quer levantar as respostas?
Esta é a pergunta mais importante, pois esclarece o motivo e quais informações que realmente deseja saber. Deixe seus objetivos muito claros antes de avançar para os próximos passos na pesquisa.
3. Quem é seu público entrevistado?
Esta pergunta pode ser bem simples, mas é muito importante para manter o foco. Respondentes devem ser uma "amostra" de uma "população". Uma população é o total de pessoas que deseja endereçar a pesquisa. A amostra é uma porção da população maior que, na prática, responderá sua pesquisa. Por exemplo, nos casos de pesquisas dentro da organização, espera-se que na pesquisa de clima a amostra seja de grande representatividade dessa população.
4. Quando se quer obter as respostas?
Está relacionado ao tempo necessário para coletar os feedback. Por exemplo, nas sessões de treinamento, as pesquisas de reação dos participantes são aplicadas após o seu término; um prazo de 15 dias para obter o feedback é razoável.
5. O que se quer perguntar?
Esta é a parte-chave da pesquisa. Caso já tenha as primeiras quatro questões definidas, "o quê?" será uma questão muito mais fácil de responder. Há muitas formas e fatores a serem considerados no processo de elaboração do questionário, mas aqui estão algumas diretrizes gerais:
- Primeiro, mantenha suas questões simples, diretas e concisas. Isso permite uma compreensão mais fácil das questões pelos entrevistados e garante uma análise de dados mais prática para você. 
Uma dica importante caso você decida por questões de múltiplas escolha: procure limitar-se ao no máximo de sete alternativas por questão para não sobrecarregar os respondentes. 
Nomeie as opções, em vez de quantificá-los. Em vez de numerar de 1 a 5, por exemplo, use advérbios como: extremamente, muito, moderadamente, pouco ou nada. Outra opção é também se basear em modelos prontos e adaptar os questionários no que melhor encaixar à sua realidade.
Após o envio do questionário, é hora de começar a receber o feedback e realizar a suas análises.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura: 
Nenhum comentário:
Postar um comentário