sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A hora de planejar 2012 é agora. Vamos fazer as contas?

Para começar o planejamento, a receita é muito simples. O primeiro passo é listar quanto se tem de receita e quanto se tem de despesas durante o ano. Afinal, você sabe quanto ganhará e quanto gastará nos 12 meses de 2012. E, mesmo que você não saiba o valor exato das contas, é perfeitamente possível definir quais serão os gastos e dimensionar os recursos.

As contas do dia a dia também devem fazer parte do planejamento: IPTU, IPVA, aluguel, água, energia elétrica, TV a cabo, mensalidade da escola, materiais escolares, financiamentos, consórcios, plano de previdência etc. Enfim, tudo deve ser colocado em uma planilha, até os gastos com lazer.

E não esqueça de deixar uma parcela dos recursos para os investimentos. Pois, indiferente da profissão ou da renda, o ideal é seguir a regra dos 70-30, ou seja, do total de ganhos, 70% devem ser reservados para as contas (aqui se incluem todos os gastos necessários, como impostos, contas de água, luz e telefone, plano de saúde e supermercado, e também os esporádicos, como roupas, calçados e lazer) e 30% para os investimentos.

 Imprevistos sempre acontecem, mas ter receitas, gastos e investimentos listados, ajudará a passar por 2012 com muito mais tranqüilidade do ponto de vista financeiro. E a hora de se planejar é agora no mês de novembro.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário