quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Terceira idade: como e por que adequar a loja para esse público?

Com a expansão da renda da população, aumento da qualidade de vida e, consequentemente, da expectativa de vida, o consumidor da terceira idade ganha ainda mais destaque.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 14 anos, os idosos vão representar 29,3% da população brasileira. Outro dado relevante: aqueles com idade acima de 50 anos já respondem por 43% da classe com renda acima de dez salários mínimos.

Portanto, os clientes da terceira idade hoje têm mais disposição e maior poder de compra. E têm também maior predisposição de frequentar diferentes lojas. A partir desse comportamento é possível identificar oportunidades. O autoserviço precisa estar atento a essas possibilidades e se adaptar para corresponder à expectativa desse grupo.

As dicas são:
  • Diminuir o turnover: as pessoas de maior idade se sentem mais confortáveis em ambientes onde recebem tratamento personalizado, ao serem reconhecidas pelos atendentes;
  • Vale a pena também investir em treinamento da equipe. Esses consumidores prezam a interação humana, por isso gostam de atenção e valorizam o atendimento de pessoas que se mostram pacientes;
  • Adaptar a loja às dificuldades físicas desses novos consumidores: substituir escadas por rampas, reforçar a iluminação, aumentar o tamanho das letras das placas de sinalização são algumas das mudanças a serem feitas;
  • Atenção na disposição dos produtos: os itens mais procurados devem ter exposição privilegiada e de fácil alcance;
  • E, procurar oferecer produtos que atendam a necessidade de consumo desses clientes.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
 

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