Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 14 anos, os idosos vão representar 29,3% da população brasileira. Outro dado relevante: aqueles com idade acima de 50 anos já respondem por 43% da classe com renda acima de dez salários mínimos.
Portanto, os clientes da terceira idade hoje têm mais disposição e maior poder de compra. E têm também maior predisposição de frequentar diferentes lojas. A partir desse comportamento é possível identificar oportunidades. O autoserviço precisa estar atento a essas possibilidades e se adaptar para corresponder à expectativa desse grupo.
As dicas são:
- Diminuir o turnover: as pessoas de maior idade se sentem mais confortáveis em ambientes onde recebem tratamento personalizado, ao serem reconhecidas pelos atendentes;
 - Vale a pena também investir em treinamento da equipe. Esses consumidores prezam a interação humana, por isso gostam de atenção e valorizam o atendimento de pessoas que se mostram pacientes;
 - Adaptar a loja às dificuldades físicas desses novos consumidores: substituir escadas por rampas, reforçar a iluminação, aumentar o tamanho das letras das placas de sinalização são algumas das mudanças a serem feitas;
 - Atenção na disposição dos produtos: os itens mais procurados devem ter exposição privilegiada e de fácil alcance;
 - E, procurar oferecer produtos que atendam a necessidade de consumo desses clientes.
 
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura: http://www.sm.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=63
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