sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O administrador do futuro: quem é ele?

Pense rápido: qual é a melhor estratégia de sobrevivência descoberta pela espécie humana há pelo menos dois milhões de anos? E qual a tática que tem garantido vida longa e próspera para as maiores empresas do planeta? A resposta é a mesma, nos dois casos: adaptação.

De tempos em tempos, os líderes – assim como os organismos vivos – precisam reconhecer as mudanças no ambiente e adaptar-se às transformações que estão por vir, senão, podem ser destruídos por elas.

Abaixo listamos as cinco estratégias para você não perder o bonde da evolução e sobreviver no competitivo mundo da Administração:

  1. Olhe para economia do vizinho:  Na era da globalização, quando uma economia sofre, todas sofrem juntas – e quem não está atento às oscilações do mercado pode ser pego de surpresa.
  2. Vista a camisa verde: A camisa da ecologia, adotando uma atitude a favor da natureza. Uma empresa amiga do meio-ambiente, ganha pontos no quesito marketing. Ser ecologicamente correto soa bem, rende reportagens favoráveis na mídia e, claro, o reconhecimento do público – e tudo isso, de um jeito ou de outro, pode ser revertido em lucro. É importante lembrar também que o impacto ambiental causado por um empreendimento pode abalar ecossistemas inteiros, prejudicando regiões, países e o próprio planeta.
  3. Entre para a aldeia virtual: Elas se multiplicam a cada dia e oferecem possibilidades de comunicação jamais vistas antes. Cabe ao administrador do futuro ficar de olho nesse arsenal tecnológico e descobrir como tirar o melhor proveito de tudo isso. As empresas ainda podem aproveitar as ferramentas virtuais para estreitar a relação com seu clientes, tornando a comunicação mais pessoal e instantânea. As opções são muitas e o segredo, como você já adivinhou, é se manter conectado.
  4. Não espere o funcionário se adaptar: Manter uma equipe motivada, produtiva e engajada não é fácil. Além disso, as mudanças de perspectivas profissionais, a partir de um mercado mais exigente em termos de formação, experiência e atualização, também criaram funcionários mais exigentes com a empresa, no que se refere à expectativa de crescimento, benefícios, treinamentos e qualidade das relações de trabalho e a saída é uma só: adaptação. O que servia ontem para a satisfação dos empregados hoje pode já não mais servir. Assim, a empresa deve caminhar e se transformar em comunhão com quem a constrói.
  5. Aprenda de tudo um pouco: Aprender é essencial.  A saída, para o líder do futuro, é pensar fora da caixa, ou seja, buscar aprendizado além dos limites da sua própria área. E já que a tendência é diversificar o aprendizado, não custa lembrar o quanto é importante, para um líder em formação, aprender sobre outras culturas, dominar novos idiomas e principalmente ler e se informar sobre o mundo. As informações estão todas à mão, hoje disponíveis em apenas um clique de mouse.
As principais tendências no mundo dos negócios são:
  • Líderes mais gananciosos;
  • Mais mulheres no poder;
  • Aumento da competitividade;
  • Fim das barreiras culturais.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário