Os canais de comunicação com o público se expandiram, deixaram de ser unidirecionais e exigem um novo posicionamento das empresas que não querem atuar apenas como espectadoras ou coadjuvantes em seus mercados.
Para escolher entre o mais eficiente, ter foco e/ou atuar em vários é preciso olhar para dentro da empresa, analisar em que momento ela está, traçar uma estratégia e saber claramente quais os objetivos que se quer atingir, levando em conta que cada canal tem um tom, seu fim e suas características.
Hoje os principais canais de comunicação e marketing digital contemplam:
·         E-mail Marketing – o principal critério para usá-lo é a relevância. O consumidor só vai dar atenção aquele e-mail se o conteúdo for relevante e adequado ao seu perfil. Para segmentar o envio do e-mail, a empresa precisa conhecer o cliente de forma personalizada, levantar informações e dados de comportamento e direcionar somente mensagens que tenham a ver com aquele perfil específico. A frequência também precisa ser levada em conta.
·         Mídias Sociais – o grande desafio está na capacidade de envolver e motivar as pessoas em torno de uma ação. Oferecer entretenimento e informação é muito mais pertinente neste canal. Promover engajamento, envolvimento e relacionamento devem ser o objetivo central, assim como, fazer com que as pessoas se sintam à vontade para comentar, indicar aos amigos, curtir e compartilhar entre si. Outro ponto importante é que a empresa precisa ter uma política de como dar retorno aos comentários e posts.
·         Mobilidade – o envio de mensagens de texto via torpedos só pode acontecer com autorização do cliente, para que ele não se sinta invadido. Essa forma de comunicação auxilia muito mais a promover relacionamento, atendimento e prestação de serviços do que publicidade. 
Por isso, mais do que desenvolver iniciativas, é preciso acompanhar os resultados de forma integrada e poder mensurar o todo. 
São inúmeras as formas de capitalizar a interação do usuário nos diversos canais digitais. Isso demanda, no entanto, criatividade e estratégia. O mercado brasileiro tem amadurecido gradativamente e absorvido esta visão mais ampla e integrada, portanto, não há dúvidas de que esse é um caminho que tende a estimular e fortalecer o relacionamento entre consumidores e empresas.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário