O que faz o diferencial nas organizações são as pessoas. Dentro desse universo de pessoas que dão vida às empresas, cada vez mais são valorizadas competências como, por exemplo: espírito de equipe, comunicação interpessoal, capacidade de lidar com o novo, empreendedorismo, entre outras. Somando-se a esse conjunto, surge a criatividade - apontada com um dos principais diferenciais dos talentos que hoje são tão cobiçados pelas companhias.
E as características de um talento criativo?
Basicamente identificamos dois tipos. 
·         O tipo Miguelangelo - todo o trabalho de Michelangelo está centrado exclusivamente em pintura e escultura - é original, com ideias de sustentação e continuidade, mais do mesmo, melhoria contínua. Esse tipo também é conhecido como "dentro da caixa". 
·         O tipo Leonardo Da Vinci - todo o trabalho de Da Vinci está distribuído em diversas áreas, inclusive pintura e escultura - é criativo com ideias de ruptura, revolucionárias radicais, disruptivas. Esse tipo também é conhecido como "fora da caixa". 
As empresas precisam de gente que pense dentro e fora da caixa, se quiserem se manter atuantes. Há alguns anos, dizíamos que a busca por pessoas criativas estaria entre os três primeiros requisitos de qualquer profissional do futuro. Assim, ousaria dizer que em breve, talvez em dez anos, a criatividade será "o único" talento requerido, uma vez que qualquer capacidade humana - negociação, liderança, inovação, habilidade de decisão, entre outros, dependem da criatividade, da intuição desenvolvida. As outras funções serão informatizadas.
As pessoas criativas estão sempre em busca de evolução pessoal, de novos movimentos, dado que o movimento é sagrado para a criatividade. A sensação de estar patinando fica forte quando se está muito tempo repetindo o mesmo trabalho na mesma posição, gerando a sensação de perda de algo de valor. Criativos precisam de espaços para sentir que estão contribuindo, avançando, criando, evoluindo verticalmente.
A criatividade precisa ser praticada em todo lugar, especialmente nas corporações que devem contribuir com a qualidade cognitiva dos colaboradores.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura: 
Nenhum comentário:
Postar um comentário