As empresas que não alcançam um bom sistema de logística interna estão suscetíveis a perderem sua colocação no mercado pela avaliação que os clientes irão fazer sobre os serviços prestados por seus funcionários quando da falta de algum material no seu atendimento.
Dentro da logística de distribuição e de suprimento está contido o processo de
armazenagem, que durante anos foi realizado em locais inadequados e a maior parte dos custos de armazenagem ocorre, porque estão associados:
·         Ao espaço físico, 
·         Aos equipamentos de movimentação, 
·         Ao pessoal e 
·         Aos investimentos em tecnologia.
Gestão de estoque é item fundamental na manutenção da organização de um supermercado,
bem como na otimização da produtividade operacional. E, com a evolução das técnicas de gestão de estoques, principalmente com a evolução da filosofia do just in time - manutenção de quantidades de estoques suficientes para proporcionar a diminuição dos custos de armazenagem, espaço, pessoal e obsolescência do capital, a gestão de armazenagem de mercadorias exige uma sincronização entre a oferta e a demanda.
Tratar desse assunto é uma necessidade no Supermercado, no sentido de adequar a sua política e programação de estoque e minimizar problemas relacionados com desorganização e disposição das mercadorias, formação de filas, fluxo intenso de pessoas e materiais em horário de pico, utilização inadequada do espaço, avaria de produtos, controle na separação de pedidos e distribuição física dos produtos no depósito.
Para a localização de estoques pode-se utilizar três sistemas como ferramenta para
localizar os produtos no armazém: sistema de memória, sistema de localização fixa e sistema
de localização aleatória.
Uma ferramenta de grande utilidade para análise de estoque é a curva ABC, pois permite identificar aqueles itens que mereçam atenção e tratamento adequados quanto a sua administração. Ou seja, o princípio base da curva ABC – estabelece que uma pequena proporção (aproximadamente 20%) dos itens totais contidos em estoque representa uma grande proporção (cerca de 80%) do valor total em estoque. 
Assim pode-se utilizar esse princípio para a classificação dos diversos materiais estocados de acordo com sua movimentação de valor. Dessa forma, é possível que os gestores priorizem seus esforços de acordo com os produtos mais significativos.
Diante do desafio, alguns objetivos devem ser traçados, como: 
·         medir os espaços de armazenagem para esboçar formas de armazenamento (ou seja, fazer um diagnóstico), 
·         avaliar formas de controle de estoque e 
·         propor formas de endereçamento e localização de produtos.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
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