segunda-feira, 5 de março de 2012

Será 2012 o ano em que a lacuna entre a necessidade de análise e os recursos fornecidos se estreitará?

É sempre interessante observar a natureza cíclica dos termos que usamos. 2011 foram 4 assuntos que se manteve no topo: mobilidade, social media, cloud e banco de dados.
E, o que esperar para 2012? Abaixo estão 3 áreas que já começaram a afetar nossa capacidade para tomar decisões com base em informações de negócios precisas:
1.       Evoluções na BI móvel: pesquisas recentes apontam que os tablets estão pavimentando o caminho não apenas para uma crescente adoção de dispositivos móveis, mas também para uma maior interatividade móvel. Vê-se uma taxa de utilização cada vez maior entre uma variedade muito grande de usuários. Enquanto essa funcionalidade já existe em algumas plataformas móveis, acredito que 2012 será o ano em que a análise móvel - ou seja, a criação de Business Insight (relatório e painel de criação, consulta de dados móveis) estará ainda mais disponível, e ganhando força entre os funcionários mais móveis.
2.       Ferramentas sociais vão permitir uma maior colaboração externa: embora haja um enorme valor em dados de negócios, não há muito valor na interpretação deles. Talvez a maior vantagem que as ferramentas sociais tragam para a análise de dados seja a capacidade de agregar opiniões e perspectivas de tomadores de decisão dentro e fora da organização. Por isso, as empresas que se dão melhor nessa área usam ferramentas sociais para espalhar o pensamento analítico por vários departamentos de sua organização, e também de seus "agregados". 2012 pode ter um crescimento substancial no uso de ferramentas colaborativas (portais, IM, feeds, redes sociais) para criar fortes laços analíticos com clientes, fornecedores, parceiros e outros públicos-chave.
3.       Serviços baseados na nuvem ganharão mais força: os usuários, hoje, simplesmente esperam encontrar ferramentas que os atendam na tomada de decisões. Enquanto alguns esperam a equipe de TI resolver os problemas, outros estão mais do que dispostos a contornar essa turma e se equipar com as ferramentas certas, já disponíveis no mercado.
Portanto, a tendência mais visível e importante é em análise de negócios. Com o acesso crescente a dados, além das capacidades surgidas graças às mídias sociais, mobilidade e nuvem, os usuários empresariais estão cada vez mais em busca de análise de negócios.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário