quarta-feira, 28 de março de 2012

Seis dicas para um crescimento sustentável

Expandir o negócio é o sonho de qualquer empresário. Mas, às vezes, a ansiedade de ver o investimento concretizado acaba fazendo muitos deixarem para trás etapas importantes desse processo, como garantir que a operação e a gestão da empresa estejam saudáveis antes da primeira filial ser inaugurada, ou da primeira aquisição ser finalizada. Abaixo estão alguns dos principais pontos a serem analisados na empresa, o motivo e as soluções:
1.       Operação ineficiente
Por que não adiar a solução? Para não perder o controle da empresa
Como resolver? Garantindo eficiência em vários processos. Entre os principais está o atendimento ao público. Treinar os funcionários e mantê-los motivados é a melhor maneira de conseguir isso. Também é importante oferecer serviços que atendam às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, diferenciem a loja dos concorrentes. Garantir que as normas de segurança alimentar e de higiene sejam adotadas e que a exposição de produtos seja bem organizada.
2.       Falta de mão de obra qualificada
Por que não adiar solução? Para evitar que as novas filiais sejam inauguradas sem funcionários atrás dos balcões de padaria, peixaria e açougue.
Como resolver?
 A melhor saída é formar e qualificar internamente a mão de obra. Para garantir boa qualificação, é preciso oferecer treinamentos, inclusive aos recrutados no mercado.
3.       Relacionamento com fornecedores
Por que não adiar solução? Porque uma boa sintonia com os fornecedores garante grandes benefícios à empresa, como mercadorias com preços mais atrativos para venda, mais ações promocionais e de marketing no ponto de venda, facilidade para devolução ou troca de mercadorias que não foram vendidas.
Como resolver? A
dica é saber negociar para que os dois lados ganhem.
4.       Sistema de abastecimento
Por que não adiar solução? Para que as lojas e novas filiais não fiquem sem mercadorias.
Como resolver? A dica é avaliar se o CD (centro de distribuição) da empresa e a frota de veículos atende à demanda de estoque da loja e se conseguirá dar conta de novas unidades. Se for constatado que não, é preciso verificar a possibilidade de ampliá-lo, ou se o melhor é montar um novo CD próximo das lojas que estão para ser inauguradas.
5.       Perdas
Por que não adiar solução? Para que o índice de perdas não ultrapasse o lucro líquido da empresa. Se isso acontecer, os prejuízos serão tão grandes que podem arruinar o negócio.
Como resolver? Zerar as perdas é quase impossível. Mas convém perseguir metas ambiciosas de redução. Entre as principais causas desse problema estão furtos internos e externos e erros operacionais, que costumam envolver compras, recebimento, armazenagem e exposição das mercadorias. A sugestão é criar um programa que identifique, meça e ajude a levantar soluções e metas de redução específicas para cada setor. Em relação às compras, por exemplo, o ideal é que sejam feitas com base no giro médio dos produtos. Um bom gerenciamento por categorias ajuda a tirar do mix marcas e versões de produtos que os clientes da loja não costumam comprar.
6.       Ruptura e sistema de abastecimento
Por que não adiar solução? Porque provoca perda de lucratividade e afeta a relação de fidelidade dos clientes com a loja.
Como resolver? Ter um software de gestão integrada, que cruza e processa os dados de frente de caixa, retaguarda e compras. Para não haver desorganização, também é recomendado cadastrar os SKUs utilizando quatro níveis: grupo, setor, categoria e família. Prefira fazer os pedidos com base no histórico de vendas dos últimos seis meses, sempre calculando um estoque de segurança.
Também é necessário realizar inventários periódicos para confirmar se a quantidade de produtos registrada no sistema coincide com o estoque físico.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:

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