Não é o melhor palestrante do mundo nem os gerentes que conseguirá essa proeza. Porque são os próprios colaboradores que devem motivar-se.
Através de palestras, workshops, treinamentos e por meio da continuação do trabalho iniciado, consegue-se dar as ferramentas necessárias para que os colaboradores cheguem a uma atitude motivada.
Por isso, antes de realizar qualquer trabalho motivacional na equipe é preciso conhecê-la profundamente, saber qual o perfil dos colaboradores, o que eles esperam da empresa, por que estão trabalhando, em que momento ocorreu à desmotivação em grupo ou individualmente.
Muitos líderes não dão importância para analisar o perfil motivacional dos colaboradores, mas quando se deparam com os relatórios de produtividade saem em busca de socorro e percebem que estão lidando com seres humanos que detêm sentimentos, problemas, perspectivas e sonhos.
Se alguém perdeu a motivação, quer dizer que ela perdeu o “motivo” de agir ou o motivo da ação. Na realidade, existem três efeitos da motivação e eles atuam positivamente ou negativamente no colaborador:
· Motivação inconsciente;
· Motivação consciente;
· Desmotivação inconsciente.
Um líder perspicaz utiliza de mecanismos que busca no subconsciente do colaborador o gatilho motivacional e alimentará de tempos em tempos através de reuniões, dinâmicas de grupos, palestras ou mesmo conversas informais.
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