Insdústrias disponibilizam produtos integrais e funcionais para atender o consumidor que busca bem estar e qualidade de vida. Uma onda de alimentos saudáveis tem invadido as gôndolas e toma cada vez mais espaço na cesta de compras do consumidor.
Diferente da dácada de 90, onde a principal preocupação era em manter a forma, atualmente as pessoas se preocupam cada vez mais com a saúde, com o bem estar e com a qualidade de vida. Para ajudar a conquistar tais objetivos, a indústria disponibiliza no mercado cada vez mais produtos integrais e funcionais. Antes a comercialização de tais alimentos estava resrita a lojas especializadas e os valores muitas vezes afastavam o consumidor da compra.
Hoje, a industrialização e a produção em massa desses alimentos permitiram que o preço se tornasse mais acessível e fosse encontrado facilmente no varejo, o que é uma boa oportunidade de ganhos para o pequeno e o médio varejista. A preocupação tanto do consumidor quanto da indústria é justificada. Segundo o Ministério da Saúde, o país ganhou 11 milhões de pessoas com excesso de peso nos últimos 5 anos.
Mas, a cesta de alimentos saudáveis não vive só de alimentos integrais. Os produtos que podem ser explorados por esse nicho também estão presentes nos alimentos lácteos.
Conhecer os produtos que a indústria tem a oferecer é apenas o primeiro passo para o varejista. Existe a necessidade de saber como oferecer esses produtos de maneira diferenciada ao cliente. Fazer associações entre produtos saudáveis e o setor de hortifruti pode ser uma boa maneira de posicionar os alimentos dentro da loja.
Fonte: Revista Abastecimento - Mai/Jun 2011 - págs. 10 e 11.
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