terça-feira, 19 de julho de 2011

Dono. Operacional ou Estratégico?

Ser dono de um pequeno ou médio supermercado não é tarefa para qualquer um. São tantas as obrigações que o dia parece ser curto para dar conta de tudo. O problema é que o excesso de tarefas faz com que o dono não tenha tempo para se dedicar a funções que cabem só a ele, como pensar no planejamento estratégico da empresa, seja a curto, médio ou longo prazo, informar-se sobre as mudanças ou novidades do mercado em que atua, repensar seu negócio, ou ainda, visitar a concorrência para saber como o “seu vizinho” está trabalhando.

O dono do negócio precisa reservar tempo e energia para focar no desenvolvimento e crescimento da empresa. Tarefas operacionais, do dia a dia, precisam ser delegadas.

Ter uma agenda de qualidade, que contemple dias e horários para exercitar a visão de direção, olhar números, avaliar performances, visitar mercados e a concorrência, ouvir seus clientes, avaliar novos produtos e oportunidades, conhecer e visitar novos fornecedores é uma ação que deve ser levada a sério e com firmeza.

Em tempos onde o consumidor está cada vez mais multicanal e a concorrência acirrada, um negócio não sobrevive sem uma boa administração, e se o empresário ou dono da empresa não tiver perfil de administrador precisa encontrar alguém que o tenha para não seguir o caminho do fracasso.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
A reportagem completa está na Revista Abastecimento - Mai/Jun 2011 - pág. 36, 37 e 38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário