segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mark-Up ou MarkDown?

O popular 'mark-up', faz a marcação do preço de venda tendo o custo como elemento base da formação do preço. Para entender vamos supor que um produto custa R$ 10,00 CIF, e você deseja aplicar o 'mark-up' de 30% então, aplicamos o fator 1,3 (R$ 10,00 x 1,3 = R$ 13,00), chegamos no preço de venda de R$ 13,00.
Se temos o custo R$ 10,00 CIF e o preço de venda a R$ 13,00, sabemos então que o 'mark-up' é de 30% e o fator pode ser encontrado a partir dos 2 valores (R$ 13,00 / R$ 10,00 =) 1,3 ou a partir do percentual (30 / 100 + 1) = 1,3.

Mas, o mais importante é entendermos que o supermercado vive desta diferença, entre o CUSTO e o PREÇO DE VENDAS, onde tem-se a MARGEM que nada mais é que a diferença entre o CMV e o preço de venda, que no exemplo anterior o valor é de R$ 3,00.
Na margem temos três elementos básicos e universais:
  • impostos da venda,
  • custo operacional e
  • lucro.
Esses três elementos da margem que incidem sobre o valor da venda. No exemplo anterior: sobre R$ 13,00 e não incidem sobre o valor do custo: no exemplo anterior R$ 10,00. Portanto, é errado calcular a margem sobre o valor do custo, pois, se observarmos os elementos da margem incidem sobre o valor da venda.

O lucro sempre foi calculado sobre o valor da venda e nunca existiu lucro sobre o custo. Portanto, é incorreto usar o 'mark-up', pois, sendo ele calculado sobre o custo, não permite encontrarmos o valor dos impostos da venda, o custo operacional e principalmente o lucro. Logo, precisamos encontrar a margem sobre o valor da venda, ou 'markdown' ou simplesmente 'margem' ou ainda Margem Bruta (MB), e para isso basta (CMV-custo da mercadoria vendida : preço da venda - 1 x 100).

Usando os dados do exemplo acima e, supondo que o produto tenha a ICMS/ST, precisa-se encontrar o CMV do custo (valor negociado - créditos de PIS/COFINS) + ICMS/ST.
Quando retira-se os impostos da venda da margem bruta, temos a Margem Líquida ou Margem de Contribuição ou também chamada de Margem Operacional, onde contém o custo operacional e o lucro.
Se representarmos o Preço de Venda R$ 13,00 como 100% de um conjunto, e se temos a Margem Bruta em 26%, temos o CMV em 74%.

Com o 'mark-up' jamais será possível fazer esta abertura do preço de venda, porque é calculado sobre o custo do produto (custo da NF), por isso é considerado um cálculo errado.
Todavia, ainda sabemos que no mercado existe aqueles que fixa a margem que pré-defini um percentual, geralmente sem nenhuma base, utilizando da imaginação de quem a usa ou a partir de um costume que ninguém sabe quem a inventou. Muito usado em alguns supermercados de baixo comércio que usa o 'mark-up'. Transforma-se a Margem numa 'taxa', olha para o produto e imagina que ele tem que ser.

É a principal causa da baixa lucratividade do comércio, 'sangra' o comércio constantemente impedindo - o de absorver ganhos na compra e na redução do custo operacional.
Por exemplo, ele compra um produto por R$ 10,00 e aplica 'mark-up' de 30%, chega ao preço de venda a R$ 13,00. Se comprar a R$ 8,00 irá aplicar o mesmo 'mark-up' e terá o novo preço de venda a R$ 10,40. Ganhou na compra (R$ 10,00 - R$ 8,00=) R$ 2,00 e repassou (R$ 13,00 - R$ 10,40=) R$ 2,60, ou seja, repassou 130% do que ganhou, por isso é que 'sangra' o comércio constantemente.

Precisamos entender que não podemos fixar margem porque é o mercado que dita o preço, e que devemos negociar melhor as margens aplicadas e os custos junto aos fornecedores.
É importante entender que o MIX e margem devem ser bem administrado pela participação no setor e este é o caminho mais correto.

Fonte: http://www.sebraepr.com.br/

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