Cada vez mais, a velocidade com que as informações disseminam-se em todos os cantos do globo faz com que o que hoje seja considerado novo, em pouco tempo, torne-se obsoleto. Face a essa realidade, o profissional que se apresenta com potencial criativo torna-se um diferencial significativo não apenas para o negócio, mas também para si, pois isso impacta na ascensão de carreira e aumenta, inclusive, sua empregabilidade.
Mas, ser criativo é apresentar propostas inovadoras em ritmo constante? Para Gilclér Regina, consultor organizacional e diretor da CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora, a criatividade está intimamente ligada ao sucesso de sua aplicabilidade. O ambiente também propicia um exercício maior da criatividade.
Em entrevista, Gilclér Regina assinala as características de uma pessoa criativa e a influência do ambiente corporativo na criatividade dos profissionais:
Em entrevista, Gilclér Regina assinala as características de uma pessoa criativa e a influência do ambiente corporativo na criatividade dos profissionais:
O que faz a criatividade ser tão necessária ao ambiente corporativo?
Primeiramente quero dizer que criatividade não é somente gerar coisa nova, mas também é abandonar coisas velhas e isso reflete em comportamento. A criatividade é tão necessária porque ela antecipa a mudança. Tudo o que é novo hoje vai deixar de sê-lo em poucos meses e em alguns anos vai desaparecer. A sociedade hoje quer mais com menor custo em tempo recorde. A criatividade no mundo corporativo é muito mais que algo ligado à estrutura. É uma mudança de mentalidade para novos serviços, sistemas e produtos.
Criatividade é um dom ou uma competência?
Criatividade é uma mescla de dom pessoal e competência com oportunidade. Acredito que todo ser humano tem uma criatividade em si, muitas vezes adormecida. Claro que você pode melhorar muito a criatividade com a competência, com o estudo e a aplicação do trabalho, mas ela é o passo seguinte. A criatividade do ser humano geralmente faz ver o que todos veem, mas enxerga diferente e esta sutileza é dom mesmo.
O que determina se uma ideia é ou não criativa?
Vejo isso na ideia e sua real aplicação. Isso ocorre porque nem sempre uma ideia criativa tem de fato viabilidade no mundo real, ou seja, a idéia pode ser muito boa, mas não tem condições reais de sobrevivência. Acredito que ser criativo é muito mais que ser exótico apenas, tipo uma coisa linda que não funciona na prática. A criatividade está intimamente ligada ao sucesso de sua aplicabilidade. O ambiente também propicia um exercício maior da criatividade. Geralmente, o medo engessa talentos e um ambiente de medo não é nada favorável às mudanças.
Durante um processo seletivo é possível identificar se um profissional apresenta um potencial criativo destacado ou isso só ocorre somente quando ele exerce as atividades no dia a dia?Isso existe não somente em criatividade, mas em outras áreas como a liderança. Não necessariamente um bom vendedor será um bom gerente de vendas, muitas vezes o contrário é que acontece - um vendedor mediano tornar-se o melhor gerente. Assim como a escola pode ensinar a pensar é também possível descobrir num processo seletivo se a pessoa tem criatividade ou não. Acredito que existam sintomas que possam ser identificados em uma pessoa que tem o dom da criatividade.
Quais as principais características que sinalizam uma pessoa criativa?Criatividade não depende apenas de genética ou hereditariedade. O ser humano adota comportamentos, atitudes e práticas que auxiliam sua forma de pensar, de desenvolver o seu potencial até que isso se torne parte de sua natureza. Assim percebo algumas características como a pessoa ser observadora, ser persistente e até mesmo questionadora, que não aceita passivamente a situação atual e pensa sempre na mudança.
Mesmo que um profissional tenha um potencial criativo destacado, caso a empresa não o estimule isso cria barreira para que o colaborador ofereça o melhor de si? Se o ambiente não for propício, a tendência é matar a criatividade pelo sistema. O problema das empresas é a comunicação, querem motivar os funcionários, mas não perguntam o que motiva. E tenho a impressão que a criatividade anda de mãos dadas com a motivação.
Fonte: Leia a entrevista na íntegra: http://www.rh.com.br/Portal/Criatividade/Entrevista/7233/criatividade-uma-mescla-de-dom-pessoal-e-competencia.html
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