O gerente de portfólios tem como grandes desafios gerenciar expectativas e resultados. O avanço no gerenciamento de projetos no país foi impulsionado por empresas inovadoras, fazendo com que os projetos passassem a ser subprodutos do planejamento estratégico.
O termo realização de projetos é antigo, desde a construção das pirâmides do Egito, mas a aplicação de metodologias, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos podem ser consideradas bem recentes.
No Brasil, nas duas últimas décadas, pode-se dizer que houve um boom nessa área, decorrente de uma pressão do mercado para que as organizações passassem a abordar suas iniciativas no conceito de projetos: objetivos tangíveis, prazo finito e orçamento pré-definido.
Portfólio de projetos é um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados para facilitar o gerenciamento para atender aos objetivos estratégicos de negócios, sendo que os projetos ou programas do portfólio não são necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.
A gestão de portfólio engloba três atividades principais:
· Determinar os objetivos específicos – que devem se constituir em um subconjunto de metas da organização, buscando ser alcançadas por meio de projetos, por isso, é imprescindível que os objetivos do portfólio estejam alinhados à estratégia a organização, pois haverá consumo de recursos (humanos, financeiros, materiais, logísticos, etc.)
· Selecionar o conjunto ideal de projetos para alcançar os objetivos em relação aos recursos disponíveis - ou seja, fazer um inventário dos projetos atuais e futuros, com informações suficientes que permitam comparação como: custos, benefícios, recursos, riscos e impactos.
· Gerenciar o portfólio – provavelmente a mais complexa e mais desafiadora, em função do dinamismo do mundo dos negócios, de alterações nas prioridades das organizações, de novos riscos identificados, obrigando o gestor a realizar mudanças em tempo de execução dos projetos.
O gestor precisa ter perspicácia para identificar o impacto de alterações no escopo de projetos, aceitando-as ou refutando-as, como também ter um bom relacionamento de confiança com a alta administração, além de ter habilidade em fazer a interface (ligação) entre a alta administração, os gerentes de projetos e os escritórios de Projetos.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
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