terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ética e os compromissos

Quando se assume um compromisso, principalmente aqueles com hora marcada, deve-se fazer de tudo para honrá-lo. Caso isso não seja possível, o melhor é entrar em contato com o outro, antecipadamente, e marcar um novo horário.

Agora, faltá-lo sem nem ao menos avisar é uma total falta de respeito com a outra pessoa. Afinal, a pessoa deixou de fazer outras atividades para estar presente ao encontro, ela reservou uma parte de seu tempo para isso e, com a ausência do outro, perdeu minutos e/ou horas preciosas de seu tempo.

Além dessa situação existem outras que são comuns de acontecer:
§  Chegar atrasado a encontros pessoais ou profissionais. 
§  Sempre adiar o mesmo compromisso para que ele demore a acontecer. 
§  Assumir tarefas sem ter condições de realizá-las.
§  Atrasar a entrega de um produto ou serviço e não justificar com antecedência com o cliente.
§  Marcar uma reunião para tratar determinado assunto e gastar o tempo com conversas que fogem da temática prevista.
Tenha uma certeza: a falta de compromisso, na grande maioria das vezes, é empecilho para novas conquistas, causando a perda de oportunidades. Antes de assumir compromissos, pense a respeito e reflita se possui condições de realizá-los.
Se perceber que não será possível executá-los, não os assuma. Caso tenha se encarregado de algo e depois percebeu que não será possível honrá-lo, dê satisfação aos envolvidos, procure agendar novamente o compromisso ou estabelecer um novo prazo para realizá-lo. Afinal, o que está em jogo é a sua palavra, a sua honra. E saiba que honrar com os compromissos assumidos também é ser ético. O contrário, é falta de respeito, é desrespeito com o direito do outro.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário