Em todos os setores há empresas que lutam para diferenciar seus produtos de tudo que está no mercado. Executivos preparados para repensar sua abordagem podem encontrar uma saída para a armadilha da comoditização.
O primeiro passo se refere a novos recursos, que podem agradar clientes, mas não garante que irão querer pagar mais por eles. Outra reação comum é deixar de vender somente produtos e passar a vendê-los junto a serviços.
O melhor ponto de partida é compreender o que impulsiona a comoditização: a modularidade do produto. Hoje, produtos modulares estão em todo lugar, desde tocadores de música e automóveis a aeronaves comerciais. No entanto, este é um fenômeno relativamente novo. Até o final dos anos 1950, computadores mainframe eram totalmente integrados - máquinas complexas projetadas e fabricadas para uma finalidade específica. Mudanças em qualquer parte da máquina exigiam uma revisão completa de todo o projeto - levando a uma proliferação de linhas de produtos: um lento progresso de inovação e confusão entre os clientes.
Mas a modularidade vem com duas consequências inesperadas.
- Primeira: outras empresas podem entrar no setor ao cumprir com as normas pré-definidas.
- Segunda: a globalização da produção.
As empresas podem se livrar dessa armadilha repensando nos problemas que seus clientes queriam resolvidos e reformular seus próprios produtos. Focar um grupo de cliente, discutir com distribuidores ou realizar pesquisas em grande escala.
Executivos que querem combater a comoditização de produto devem repensar os problemas que suas organizações poderiam resolver, e em seguida reintegrar as atividades de maneira radicalmente nova. Eles devem se preparar para tomar um caminho nunca antes imaginado pela empresa.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
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