quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Como diferenciar seu produto e garantir espaço no mercado?

Em todos os setores há empresas que lutam para diferenciar seus produtos de tudo que está no mercado. Executivos preparados para repensar sua abordagem podem encontrar uma saída para a armadilha da comoditização.
O primeiro passo se refere a novos recursos, que podem agradar clientes, mas não garante que irão querer pagar mais por eles. Outra reação comum é deixar de vender somente produtos e passar a vendê-los junto a serviços.
O melhor ponto de partida é compreender o que impulsiona a comoditização: a modularidade do produto. Hoje, produtos modulares estão em todo lugar, desde tocadores de música e automóveis a aeronaves comerciais. No entanto, este é um fenômeno relativamente novo. Até o final dos anos 1950, computadores mainframe eram totalmente integrados - máquinas complexas projetadas e fabricadas para uma finalidade específica. Mudanças em qualquer parte da máquina exigiam uma revisão completa de todo o projeto - levando a uma proliferação de linhas de produtos: um lento progresso de inovação e confusão entre os clientes.
Mas a modularidade vem com duas consequências inesperadas.
- Primeira: outras empresas podem entrar no setor ao cumprir com as normas pré-definidas.
- Segunda: a globalização da produção.

As empresas podem se livrar dessa armadilha repensando nos problemas que seus clientes queriam resolvidos e reformular seus próprios produtos. Focar um grupo de cliente, discutir com distribuidores ou realizar pesquisas em grande escala.
Executivos que querem combater a comoditização de produto devem repensar os problemas que suas organizações poderiam resolver, e em seguida reintegrar as atividades de maneira radicalmente nova. Eles devem se preparar para tomar um caminho nunca antes imaginado pela empresa.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
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