segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cross Merchandising, o que é isso?

É posicionar produtos junto a outros que pode render mais vendas e, principalmente lucrar mais. O nome pode ser complicado, mas o conceito é muito simples. Quando entramos em um supermercado e queremos comprar sorvete, por exemplo, caminhamos até as geladeiras e procuramos pelo nosso sabor preferido. Muitas vezes, abrimos a porta do freezer e acabamos reparando que algo está grudado nela: são algumas colheres para sorvete que estão dispostas em uma fita, que por sua vez está grudada na porta por uma ventosa.

Ou seja, acabamos de deparar com um cross merchandising. Em inglês, o termo quer dizer "mercadoria que está relacionada com outra". Alguns chamam isso de "produto correlato".

No exemplo, a colher evidentemente tem relação com o sorvete e pode fazer com que o cliente a compre por impulso. Isso ocorre porque o cliente acaba lembrando dela na hora da compra, o que seria muito mais difícil, caso ela estivesse somente no setor de bazar.

Portanto, a função primordial do cross é aumentar a rentabilidade da loja, muito mais do que aumentar as vendas. Este conceito é importante principalmente para  se escolher quais produtos deverão ser utilizados e quais não deverão ser.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário