quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Marcas Regionais invadem as gôndolas dos Supermercados

A consolidação de marcas regionais em um contexto de mercado absolutamente globalizado continua sendo um desafio para profissionais de marketing de todo o mundo. Diferente do que se chegou a imaginar, quando grandes players começaram a conquistar o mercado global, produtos e prestadores de serviço originários de regiões específicas não perderam força. Pelo contrário, marcas locais chegam a representar a maior parte dos negócios de importantes redes varejistas.

Uma rápida observação nas gôndolas retrata claramente a força das marcas regionais. As marcas regionais representam 34% do mercado brasileiro das categorias de alimentos, limpeza, higiene e bazar. E, isso é algo que merece reflexão e trabalho da parte de quem é profissional na área do branding e da comunicação das empresas.

A proximidade das marcas regionais em relação ao mercado, a facilidade logística em um país de dimensões continentais e a flexibilidade desses produtos são os principais fatores que justificam a viabilidade desse modelo de negócio. E, para os consumidores, a marca regional é uma bandeira da preservação da identidade local.

Um aspecto decisivo para o êxito dos empreendedores regionais é a capacidade de atender as demandas pontuais das classes C e D. Quanto mais a marca entender e respeitar de fato o consumidor, quanto mais estiver próxima deles levando em conta as singularidades e diferenças do seu território de atuação, mais ela será reconhecida e se fortalecerá.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário