É fundamental saber como transmitir uma mensagem e para que isso ocorra é indispensável conhecer o público que se deseja conquistar, afinal se o processo for mal conduzido o resultado poderá ser o inverso do desejado.
O foco das ações é sempre manter a comunicação clara entre os colaboradores com o corpo diretivo da empresa, embora também existam ferramentas que proporcionem interação entre próprios funcionários.
A gestão de comunicação precisa estar estruturada em duas vertentes: uma que transmite as informações necessárias e importantes, e outra escuta os colaboradores, proporcionando abertura aos talentos da organização.
Utiliza-se muito blog, sites, e-mail informativo e também a comunicação visual para transmitir as informações mais importantes, como cartazes e banners chamativos.
Já na segunda vertente, a da escuta, os três principais canais de comunicação são:
Fale com o RH - Canal onde o colaborador envia dúvidas, sugestões, críticas ou denúncias ao setor de Recursos Humanos ou ao Departamento Pessoal da empresa. Nesse caso, o feedback ao solicitante é dado pelo próprio RH.
Fale com a Diretoria - Espaço direto para comunicação com a diretoria da empresa, para assuntos mais relevantes, onde a assistência da diretoria dá o retorno aos colaboradores.
Fale com o Presidente - Última instancia em sugestões e reclamações, diretamente ao presidente da empresa, porém o canal é aberto a todos, caso queiram usá-lo antes de passar pelos meios anteriores.
Fale com a Diretoria - Espaço direto para comunicação com a diretoria da empresa, para assuntos mais relevantes, onde a assistência da diretoria dá o retorno aos colaboradores.
Fale com o Presidente - Última instancia em sugestões e reclamações, diretamente ao presidente da empresa, porém o canal é aberto a todos, caso queiram usá-lo antes de passar pelos meios anteriores.
Outro recurso importante para a comunicação interna da empresa é a "Caixa de Sugestões" - uma ferramenta que consiste em "caixinhas físicas" que são distribuídas em todas as filiais da empresa, onde os colaboradores colocam suas sugestões ou reclamações, de forma anônima ou não. Os responsáveis pelas filiais encaminham ao RH para análise, compilação e retorno das informações. A devolutiva é feita de forma periódica, onde as repostas são postadas ao lado das caixas de sugestões.
Os benefícios que a comunicação interna traz para a empresa, principalmente no tocante à escuta, a mesma proporciona sentimento de abertura e participação por parte dos colaboradores, além de incentivar a iniciativa em propor algo novo ou de poder dizer o que não está bem dentro do ambiente corporativo.
Por fim, a comunicação interna tornou-se imprescindível, pois através dela as empresas garantem a transparência no alinhamento de informações e dos objetivos a serem atingidos.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
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