Existem pessoas que possuem uma característica peculiar que as fazem se destacar das demais: fazem que aqueles que estão ao seu redor as sigam de forma tão natural que nem se dão conta de que inconscientemente exercem o papel de líderes.
Contudo, quando nos deparamos com o ambiente organizacional é preciso muito mais do que essa tendência natural, para que uma liderança conduza sua equipe e alcance os resultados esperados. Diante de um universo globalizado e de uma gama de informações que impressionam, é indispensável dar apoio para aqueles que terão em suas mãos o comando dos times.
Há uma grande dificuldade em encontrar líderes ou futuros líderes que já tenham um bom arsenal de competências desenvolvidas, apenas para que a empresa possa investir em alguns poucos pontos que precisam ser melhor orientados. Em geral as empresas encontram bons técnicos, mas que não têm competências de gestão, principalmente nos aspectos de Gestão de Pessoas e relacionamentos, ou a empresa tem pessoas que não conseguem enxergar seus pontos a serem trabalhados e isto inviabiliza uma série de trabalhos de preparação.
Para preparar os futuros líderes é preciso:
· Ter alinhamento sobre o programa e a forma de preparar os líderes com a alta gestão da companhia.
· Definir bem o perfil que precisa ser trabalhado e o que pode ser trabalhado de forma coletiva e o que terá mais efetividade se for trabalhado em um processo individual, através de coaching, por exemplo.
· Encontrar bons parceiros para realizar tanto o coletivo através de treinamentos e programas de desenvolvimento como o individual.
· Encontrar e desenvolver ferramentas que tratem a retenção deste profissional, assim é investido na preparação dele como futuro líder ou sucessor, mas se pensa em ter ele na empresa no futuro, e se age para isto.
Só através do treinamento não ocorre, necessariamente a mudança comportamental. Em geral, o treinamento pode despertar para a mudança, que ocorre mesmo no dia a dia na prática e vivenciando e observado o exemplo do líder.
Existem 12 competências importantes que as empresas pede para um líder. São elas:
1. Capacidade de criar uma visão;
2. Inspirar os outros em prol desta visão;
3. Comunicar claramente;
4. Motivar as pessoas;
5. Dar feedback;
6. Utilizar os talentos de cada um;
7. Criar uma equipe que trabalhe coesa;
8. Gerenciar conflitos;
9. Tomar decisões;
10. Ser líder pelo exemplo;
11. Reconhecer trabalhos e pessoas;
12. Celebrar vitórias.
Tudo isto e ainda administrar sua área com precisão. Com relações humanas saudáveis, confiança, capacidade analítica e de organização.
O líder que está sendo preparado, precisa saber que no processo de liderança não se avança sem estes dois preceitos. Ou seja, se os valores ou a maturidade não corresponderem, não há desenvolvimento de competências que ajude esta pessoa.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura na íntegra:
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