O combate à ruptura é um dos maiores desafios do setor supermercadista. A falta de produtos ocorre em razão de uma série de problemas, a exemplo de erros na projeção de compra, falta de controle no abastecimento, análise incorreta do mix, erros no pedido das lojas e falhas na freqüência de reposição das gôndolas, entre diversos outros pontos.
Para tentar minimizar o problema, muitos supermercados adotam medidas pontuais, o que freqüentemente não resolve a situação. O varejista costuma aumentar os níveis de estoque para não correr risco de perder vendas, mas esse processo fabrica outros problemas, já que as lojas e centros de distribuição não estão preparados para receber uma carga excessiva de produtos.
Solucionar as perdas por ruptura envolve o aprimoramento nos processos comerciais e operacionais, e também o investimento em bons sistemas de tecnologia. Mas, um meio emergencial seria identificar quais são os produtos mais importantes nos resultados da loja, e que deverão ser o foco inicial do combate à ruptura.
O passo seguinte é divulgar essa lista para a empresa em uma reunião envolvendo: o departamento comercial, a equipe de recebimento, repositores, gerentes de loja e encarregados de setor. É importante também alinhar e definir como meta o "erro zero" para esses produtos, fixando a lista em pontos estratégicos da empresa. Assim como, acompanhar esses produtos diariamente a partir de um processo de checklist.
Cabe à área comercial analisar semanalmente os resultados do acompanhamento da ruptura e definir o que fazer no caso do problemas serem identificados.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura: http://www.sm.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=16051&sid=105
Nenhum comentário:
Postar um comentário