É impossível a competição não aparecer no mercado de trabalho, mas ela precisa ser saudável. Para que isso aconteça, as regras devem ser estabelecidas.
Quando há normas para promoção, atingimento de metas e entrega de resultados, a competição se torna saudável. Mas raras são as empresas que têm uma ferramenta de avaliação de desempenho dessa forma. E quando os critérios não são claros, os funcionários competitivos demais veem uma oportunidade para tentar desestabilizar e prejudicar colegas que consideram uma ameaça a eles.
A competição fica ferrenha quando ocorre por causa de um nível hierárquico. Nem todo mundo tem o bom senso de não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem com ele. Tem gente que compete até porque o chefe elogiou o trabalho de outro, e não o dele.
A competição pode ser prejudicial quando passa dos limites. Ser altamente competitivo é nocivo quando isso toma horas da sua vida e compromete a vida pessoal.
- A melhor maneira para evitar que um colega excessivamente competitivo roube sua ideia ou assuma o crédito por um trabalho que você fez é se prevenir, enviando e-mails que falam sobre o projeto com cópia para outros colegas ou para o chefe.
- Se o seu projeto foi parar na mão de outra pessoa sem o devido crédito, aproveite um café ou um almoço para perguntar a seu gestor o que ele achou do resultado e diga o quanto foi sofrido para você desenvolvê-lo. Se estiver em uma reunião e ele assumir o mérito por um trabalho seu na frente de todos, questione-o com inteligência.
- Quando o colega competitivo assume o papel de fofoqueiro, é difícil agir. Antes de tomar qualquer atitude, é preciso avaliar perdas e ganhos. Se você realmente achar necessário esclarecer isso, chame o colega fofoqueiro para uma reunião particular.
- Se aquele colega que tenta puxar seu tapete fez questão de dar um jeito para que você não participasse de um projeto, a melhor maneira é chamá-lo para um café e conversar. Pergunte a ele o que aconteceu. Não adianta ficar tendo alucinações e nem fofocar com os outros sobre isso. Questione qual foi o real motivo para você não ter participado.
- Já se seu chefe o incluiu em um projeto e o colega tentou te excluir, vá direto falar com seu gestor, mas com o cuidado para não parecer fofoqueiro.
- Se é a primeira vez que o colega age dessa forma em uma reunião, o ideal é perguntar qual a sugestão que ele tem para sua ideia -ele dificilmente terá uma resposta.
E, sempre esse tipo de problema deve ser levado ao gestor. Se você não se posicionar, pode parecer que você não está preocupado com o que está ocorrendo. É importante ficar claro quem tinha a responsabilidade de cada tarefa e a melhor maneira de fazer isso é chamar para uma reunião seu chefe e aquele que tentou te prejudicar. Se a situação em que um erro alheio sobrou para você foi em uma reunião, na frente de todos e do chefe, peça para falar com seu chefe antes que a conversa continue.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura:
Nenhum comentário:
Postar um comentário