quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Empreendendo de dentro para fora ou de fora para dentro?

Há pessoas que querem empreender pelos mais diversos motivos. Há pessoas que parecem nascer querendo empreender em determinada área. Outras pessoas querem simplesmente ser empreendedoras.
A diferença é que o primeiro grupo já escolheu onde atuar. Nesse caso, as questões a serem feitas são relacionadas ao posicionamento, ao tipo de produto, preços, localização, modo de trabalhar e assim por diante. Essa escolha é de "dentro para fora": de uma vontade que existe dentro de você.

No segundo grupo, a vontade de empreender pode ser grande, mas a área pode não ser tão clara. Se, por um lado, a ausência de um foco específico pode te livrar de problemas setoriais, por outro, essa maior liberdade de escolha pode deixar muitas pessoas confusas no processo de escolha. Nesse tipo de caso, o negócio é ser um empreendedor de "fora para dentro".

A vantagem de não ter um foco específico é poder escolher. A desvantagem é ficar preso na confusão das dúvidas eternas e indefinições. Se você quer empreender, mas não sabe em que área, comece a olhar para fora: negócios que deram certo em outras regiões, mercados que podem ser lucrativos, áreas que possam te interessar, setores mal atendidos na sua cidade ou região.

O risco da liberdade é a inação. Escolhas demais podem te deixar travado, enquanto segue realizando pesquisas indefinidamente sobre a melhor coisa a fazer. A dica para essa solução é ir limitando toda essa liberdade. Coloque barreiras, levante dificuldades e busque motivos para abandonar certas áreas. Boa parte dos textos de inovação fala sobre "pensar fora da caixa", mas a verdade é que antes de tentar sair dela é preciso ter uma caixa.
Quanto mais você cortar em sua busca de fora para dentro, mais limitadas suas opções se tornam e, mais concretas elas ficam. É limitando cada vez mais, através de pesquisas, levantamentos, afinidades e características pessoais que você se aproximará cada vez mais do perfil de empresa que deseja criar.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário