segunda-feira, 27 de agosto de 2012

10 dicas para ajudar na motivação da equipe

A motivação vem de dentro pra fora, no entanto, fatores externos podem contribuir e apesar de não ter o poder de motivar sozinho um funcionário ou equipe, cabe ao líder descobrir o que motiva as pessoas ao seu redor, sendo o ponto principal para o sucesso de todo o grupo:

1.       Elimine sua confusão sobre o processo de motivar os demais – Comunique a importância daquilo que fazem. Agradeça. Ofereça e peça ajuda. Dê autonomia para a realização do trabalho. Surpreenda sua equipe com trabalhos enriquecedores e desafiadores. Demonstre ter interesse na carreira de cada um. Adote uma atitude de aprender com os erros. Comemore os sucessos.

2.       Não aposte nos motivadores errados – como: remuneração, cordialidade, elogio e oportunidade de promoção.

3.       Estabeleça metas eficazes. As pessoas gostam de: medir a si mesmas em comparação a um padrão de desempenho; de ver quem corre mais rápido; quem marca mais pontos e quem trabalha melhor; de metas realistas, porém flexíveis e quando participam da elaboração das metas.

4.       Lide com o não verbal. O que as pessoas fazem primeiro? O que enfatizam no discurso? Diante do que demonstram suas emoções? Que valores são representativos para elas?

5.       Trabalhe sua intolerância. Ao tentar abordar alguém, tente não julgá-lo. Você não precisa concordar, apenas compreender para poder motivar.

6.       Crie empatia. Isso demonstra respeito pelo raciocínio do outro. Falar a mesma língua facilita a comunicação e lhe dá as informações de que você precisa para motivá-lo.

7.      Não se isole dos demais. Diga ao outro quais são as suas categorias conceituais. Para lidar com você, ele precisa saber como você pensa. Diga qual é a sua perspectiva – as perguntas que você faz, os fatores que leva em conta.

8.       Vá além do estritamente profissional. Tome conhecimento de três coisas a respeito de todos, que não sejam relacionadas ao trabalho: seus interesses, hobbies, filhos ou qualquer outra coisa sobre o que possam conversar. Só assim descobrirá que tem alguma coisa em comum com praticamente todo mundo.

9.      Lide com os casos mais difíceis. Se uma pessoa fica sensível com algum assunto, ela reagirá melhor diante de uma ajuda direcionada. Se a pessoa reagir sendo exclusivista, pode precisar de ajuda para adotar a tendência predominante. Se ela não estiver motivada, procure os motivos, tanto pessoais quanto profissionais para isso. O importante é transformar algo negativo em um motivador.

10.   Não oriente em demasia. Delegue e dê autoridade o quanto puder. Envolva o profissional na criação de metas e na determinação do processo de trabalho para que ele tenha êxito. Peça a opinião dele sobre as decisões que você tomou. Peça ajuda para avaliar o trabalho da unidade. Compartilhe o sucesso e examine os fracassos junto com ele.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário