As pessoas estão se endividando não porque tiveram essa ideia, mas porque a dívida foi oferecida a elas de forma planejada, e elas não estavam preparadas para avaliar se podiam ou não contraí-las.
Mas o ponto principal é que isso acarreta profundos problemas nas famílias, nas pessoas e em suas carreiras. Afinal, se o indivíduo estiver empregado, irá consumir um tempo precioso de sua vida pagando dívidas e, se perder o emprego, em pouco tempo ficará totalmente sem dinheiro. Pior é quando, em um ato de desespero, faz novas dívidas na esperança de pagar suas contas. Acaba em uma espiral descendente, perdendo até mesmo o patrimônio conquistado arduamente. Isso é assim no Brasil e em outros países.
Endividar-se não é o melhor caminho para desenvolver-se, e não ajuda o indivíduo a pensar em outras formas de aumentar sua renda. Para isso, é necessário que se interesse por uma esfera fundamental de sua vida: a econômica. Sua carreira vive e se desenrola nesse ambiente, portanto, conhecê-lo faria o profissional ter maiores chances de ser bem-sucedido.
Acreditar que o mundo financeiro é complexo e que não há como ser compreendido faz com que muitos não se interessem em conhecê-lo com a profundidade necessária para gerir sua vida adulta. E ficam à mercê daqueles que se aproveitam desse seu desconhecimento.
O momento econômico atual é muito delicado. A menos que você faça uma dívida para adquirir ativos que coloquem dinheiro no seu bolso, não a contrate. Endividar-se para consumir não é a melhor estratégia para ter o que você deseja. Eduque-se financeiramente, aprenda a investir e a ter renda passiva, então, terá melhores condições de consumir e ajudar, de fato, o Brasil. Você precisa de muitos anos para ter conhecimento e prática com investimentos. Contudo, o tempo dedicado a lidar com esse tema, fundamental para sua sustentabilidade econômica, ainda é muito melhor que o tempo das carreiras profissionais que tenho visto sendo desperdiçado no pagamento de dívidas.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário