quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Padaria: saiba como torná-la mais atrativa, produtiva e rentável

Na hora em que o pão francês sai quentinho do forno, todos ficam sabendo, primeiro pelo olfato e depois pela fila que se forma para comprá-lo. Essa cena é corriqueira tanto nas padarias de ruas quanto nas localizadas dentro dos supermercados.

Mas o saboroso pãozinho não pode ser o único responsável para atrair a clientela para o setor. Os supermercadistas devem investir em outras frentes para chamar o consumidor para essa área. Abaixo estão listadas algumas sugestões de como transformar a sua padaria em um dos espaços mais visitados:

  • Conquistar os consumidores:
    • a panificadora dentro do supermercado deve ter um espaço significativo para a circulação das pessoas;
    • os consumidores precisam visualizar facilmente o que está sendo oferecido;
    • o atendimento precisa ser ágil e é recomendável manter um atendente à disposição, mesmo no auto-atendimento, para dar maior segurança ao cliente;
    • é bom separar os produtos por categoria.
  • Aumentar a produtividade:
    • estabeleça um controle do estoque de matérias-primas, para que não faltem itens, principalmente de última hora;
    • observe o fluxo de consumidores para saber em que horas devem ser tiradas as fornadas, pois assim as perdas serão menores;
    • planeje o fluxo da padaria para determinar o momento em que os outros produtos devem estar na gôndola;
    • mantenha a equipe treinada e atualizada em relação aos itens que estão sendo produzidos e oferecidos.
  • Elevar a margem de lucro:
    • a panificadora deve-se diferenciar da concorrência;
    • seja diferente. Existem clientes que atravessan a cidade por causa da textura macia ou crocante de um pão;
    • ofereça produtos saudáveis, pois são tendências no mercado de panificação e que ajudam a ter um retorno mais lucrativo;
    •  é importante, porém, adequar a produção à venda;
    • observe o manuseio visando dimunuir o índice de quebras.
  • Prevenir erros recorrentes:
    • comunicação fria não atrai o cliente;
    • não considere o cliente apenas um número.
É importante também investir em promoções e degustações, ou seja, interagir com o consumidor faz com que ele volte e torne-se fiel. E, além do pão francês, a padaria deve produzir outros tipos de pães que possam substituir esse item por outro de vida útil maior. Com isso, a padaria pode atender outro tipo de cliente de supermercado, aquele que vai à loja apenas uma vez por semana.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

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