Realizado em grande parte na ocasião do balanço contábil, como mera obrigação por alguns mercadistas, o inventário auxilia para reduzir quebras, aumentar a eficiência de compras, analisar o excesso de estoque, diminuir trocas, aumentar a eficiência operacional etc.
Ao fazer a contagem das mercadorias nas gôndolas e no estoque é possível verificar se a quantidade apurada corresponde ao volume registrado no sistema gerencial. Se houver divergência é possível identificar os problemas e criar pequenas ações para reverter esse quadro.
Assim cresce a eficiência operacional e consequentemente a rentabilidade, tema sem significado para alguns mercadistas.
Sobre o controle de estoque seguem algumas dicas para antes e depois do balanço.
Sobre o controle de estoque seguem algumas dicas para antes e depois do balanço.
- Antes de iniciar um balanço, prepare a equipe para organizar depósito e loja;
- Inicia-se a contagem de depósito no sábado "caso o balanço for iniciado no domingo" e também no sábado se possível organiza-se a loja;
- Criar três situações de produtos que possivelmente podem aparecer durante a contagem. São eles: "sem cadastro, sem etiqueta de contagem, vencidos ou danificados";
- Após o balanço. Tirar relatórios de produtos a n dias sem vendas. Há uma grande possibilidade de produtos estarem no depósito e não estarem na área de vendas;
- Relatório de subgrupos para avaliar a reposição de mercadoria e seu espaço na gôndola;
- Acompanhar de maneira efetiva. Almoxarifado e trocas;
Lembrando que nunca se inicia um controle de estoque após o balanço.
Antes do balanço os controles devem estar todos criados, porque se o mercadista deixar para criar os controles depois do balanço, perderá o balanço em menos de 10 dias e isso ocorre porque as pessoas ainda não sabem como proceder com a mercadoria, assim pregamos que primeiro cria-se os hábitos de controles e na sequência se faz o balanço, por último controla-se o estoque.
Qualquer dúvida estamos a inteira disposição.
Qualquer dúvida estamos a inteira disposição.
Forte abraço e sucesso!
Preciso saber como proceder teoricamente e praticamente com os produtos que faltarem e sobras no físico ? Como proceder com o sefaz? De onde se tira o valor das quebras das filiais?
ResponderExcluirE correto cobrar dos funcionários ???
ResponderExcluirQUAL O IVA QUE APLICO NO ESTOQUE PARA FECHAMENTO DA EMPRESA SUPERMERCADO
ResponderExcluirboa noite, tenho uma duvida a respeito da listagem de mercadorias para contagem ,tera q ser feita a mao ou uma por uma.
ResponderExcluir