Sim, hoje se vislumbra que quanto mais a diversidade se fizer presente no dia a dia das empresas, maior será a oportunidade de surgirem propostas inovadoras e times capazes de superar desafios que determinem o tempo da existência de uma companhia.
Para se formar uma equipe diversa, geralmente, é preciso fazer leitura adequada do ambiente, mapeando as competências e os talentos de cada membro.  A condução e o comprometimento por parte das lideranças, estratégias de RH e cultura organizacional podem agir como apoio e fortalecer a construção dessas equipes em um ambiente cada vez mais complexo e dinâmico. Se existe diversidade, pode ser que tenha dentro da sua empresa um grande potencial de inovação, de criatividade e de performance. 
A maior vantagem é essa, além de conseguir extrair da melhor forma possível esse potencial de cada membro da equipe. Tudo o que a princípio parece ser dissonante pode transformar-se em vantagem, as diferenças no comportamento, a forma analítica e objetiva que alguém percebe uma situação, complementa a maneira intuitiva e relacional que outra pessoa percebe a mesma situação. Uma pessoa prefere organizar, detalhar, planejar o dia a dia, seguir roteiros e processos, já a outra gosta de questionar, trazer ideias, sugerir e provocar mudanças. É um mosaico organizacional. Resultados maiores e melhores ocorrem através da harmonia desses potenciais.
Os desafios com a diversidade aumentaram nos últimos anos, o avanço da tecnologia, os canais de comunicação, as mídias sociais, as alterações nas estruturas sociais, familiares, econômicas, um número maior de equipes virtuais e multidisciplinares trabalhando juntas, questionamento da hierarquia e mudanças constantes costuma criam uma tensão em tomo dessa realidade. 
Mais de 70% dos desafios organizacionais estão relacionados ao tema comunicação, por isso o desafio de liderar neste contexto é constante e exigirá, cada vez mais, a capacidade de compartilhar a estratégia, através da visão sistêmica e da leitura de ambiente, capacidade de dar e receber feedback, construção de relacionamentos interpessoais verdadeiros e mais eficazes, além da flexibilidade, cooperação, poder de concatenar as pessoas e o ouvir para compreender e não para apenas responder, criando laços de confiança.
Quando a diversidade é bem gerida, a organização, o líder, o RH e o indivíduo juntam esforços para se adaptarem às diferenças e construírem uma relação produtiva.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura: 
Nenhum comentário:
Postar um comentário