terça-feira, 15 de maio de 2012

Carrinho cheio e com produtos mais sofisticados

Com a disposição do brasileiro por comprar mais, empresas aceleram o ritmo de lançamentos de produtos.

Produtos de maior valor, como sabonete líquido e iogurtes funcionais, estão roubando espaço de itens básicos no carrinho de supermercado dos brasileiros. Um estudo da Nielsen identificou um movimento de sofisticação do consumo em 2011 em 47 de 85 categorias pesquisadas. Os consumidores estão substituindo marcas populares por outras mais caras e passaram a comprar uma gama maior de produtos.

Enquanto a venda de produtos básicos cresceu 5,2% em 2011, o consumo de itens de maior valor teve um salto de 13%, nas categorias pesquisadas pela Nielsen.
Ao perceber esse movimento, fabricantes de bens de consumo lotaram os supermercados de novidades. A Procter& Gamble, por exemplo, lançou 95 itens no mercado brasileiro em 2011 e quer repetir ou ampliar a dose neste ano.

A marca Pantene, que há cinco anos tinha apenas xampu e condicionador, hoje também inclui cinco itens para tratamento de cabelos. Sua participação de mercado cresceu de 5% para 9,4% de 2007 para cá.

A busca por produtos melhores é generalizada. Vai da classe A até a E. Os consumidores A e B já conhecem produtos e marcas premiuns, mas passaram a comprá-los em maior escala e a demandar opções cada vez mais segmentadas. É alvejante sem cloro, sabão em pó líquido, cerveja artesanal, fralda noturna para as crianças. Mas o consumidor mais ávido é o da classe C. Há um desejo latente por marcas premiuns. É um público que adora coisas melhores e quando pode, compra.

A tendência é boa para varejistas e fabricantes de bens de consumo, uma vez que produtos de maior valor agregado têm margens mais altas. O desafio é descobrir o que o consumidor quer - e ainda não tem.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Fonte: O Estado de S. Paulo

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