segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Temporários: algumas dicas para contratá-los

Com a aproximação das festas de final de ano, período de maior circulação de público no comércio varejista, é comum as lojas promoverem uma verdadeira corrida em busca de mão-de-obra temporária. Como em qualquer outro processo de contratação, algumas regras devem ser seguidas, não apenas para garantir que o quadro de funcionários da empresa seja reforçado por pessoal capacitado, mas principalmente para evitar problemas com a Justiça do Trabalho.

Em vigor há mais de 30 anos, a lei nº 6.019 determina que as empresas empregadoras procurem agências ou consultorias que estejam autorizadas a contratar profissionais em regime temporário. Isso significa que nenhum empregador pode recrutar temporários e colocá-los em sua folha de pagamento.

Vantagens de terceirizar
Não manterão vínculo trabalhista com esses colaboradores, já que serão terceirizados. As agências é que se responsabilizam por seu pagamento, aviso prévio, rescisão e vale transporte.

Seleção deve ser criteriosa
Esse processo é feito com base nos perfis definidos pelo empregador, levando em consideração as características de todos os cargos que têm vagas a serem preenchidas. Algumas empresas gostam de participar mais ativamente do processo de seleção.  durante a avaliação dos candidatos, deve-se levar em conta a experiência anterior na função, habilidades e demais conhecimentos. Também é necessário observar sua personalidade e capacidade de concentração.

Os melhores podem ficar
Alguns temporários se destacam a ponto de merecer uma efetivação, apesar de terem pouco tempo para mostrar serviço. Para avaliar quem merece ficar, a dica é que seja criado um questionário sobre o desempenho do funcionário.

Primeiro emprego
Boa parte do pessoal disponível para as vagas temporárias deste final de ano não tem experiência no mercado de trabalho. Mas, eles costumam ter muita disposição para trabalhar e aprender rápido as tarefas. A dica é não colocá-los em atividades que exijam habilidade específica e muita responsabilidade.

Contratação antecipada
A maioria das lojas estão encontrando dificuldades para encontrar bons profissionais em áreas que necessitam de algum conhecimento técnico. Então, a dica é que o processo de recrutamento desses profissionais seja antecipado, para que estejam dentro das lojas já no mês de setembro ou outubro.

Parceiros para treinar
A dica é utilizar o espaço de tempo entre a definição da contratação e o início do trabalho (em geral de alguns dias) para oferecer uma preparação básica por meio de uma apresentação ou um workshop na própria empresa.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário