quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quais lições gerenciais serviriam para qualquer empresa supermercadista?

Estratégia 1: Encontrar a verdade
O primeiro passo é entender qual a realidade da empresa, saber a posição dela no mercado, como os outros a enxergam. E, essa tarefa pode ser mais difícil do que parece, porque muitas vezes, as pessoas não levam as notícias sobre o que está errado para os executivos. Os consumidores estão em constante transformação e uma forma de descobrir tudo isso é buscar maneiras de saber o que a clientela pensa, além de se comparar a seus pares.

Estratégia 2: Ter metas audaciosas
Definir metas agressivas, pois, as pessoas gostam de ter desafios para elas mesmas e também para a empresa.

Estratégia 3: Visão, valores e cultura
É a cultura que cria confiança na equipe para que trabalhem de forma coletiva. E ter a idéia de tratar o cliente como gostariam que fossem tratados.

Estratégia 4: Siga o cliente
A vida muda, o cliente muda: o que compra, o que lhe interessa, a moda, as atitudes. lojas maiores para alcançar economias de escala. Por exemplo, as lojas grandes precisam ser localizadas longe dos centros das cidades, mais próximas da periferia e as lojas menores e localizadas na área central das cidades com fácil acesso.

Estratégia 5: Roda da direção
Todas as metas da empresa precisam ser traduzidas por país, loja e departamento. A ideia é que cada colaborador saiba como o seu trabalho está ligado aos objetivos gerais da companhia.

Estratégia 6: Pessoas, processos e sistemas
Se você quer que algo aconteça, precisa escrever uma sequência de eventos, definir como eles serão executados e por quem e embutir nos sistemas gerenciais. Em resumo, refere-se à descrição de processos e tarefas para poder gerar regras e parâmetros nos sistemas de informática das empresas.

Estratégia 7: Dados são inestimáveis
Ter acesso a informações e saber transformá-las em produtividade é a maneira mais eficiente de reduzir custos rapidamente.

Estratégia 8: A concorrência é boa
É possível saber em que eles são melhores ou piores.

Estratégia 9: Liderança
Com uma boa liderança, as pessoas “vão mais longe do que chegariam se fossem sozinhas”. É preciso que ela seja inspiradora. Só assim as pessoas vão acreditar no negócio e assumir responsabilidade com o cliente.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

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