quarta-feira, 6 de julho de 2011

Quais os 4 Pilares da Estratégia?

  1. Liderança e sua respectiva Equipe executiva - o líder e sua equipe precisam conjugar sua visão e seus objetivos com os da empresa. É impossível alcançar bons resultados sem uma equipe competente, comprometida e coesa. 
  2. Foco Estratégico - é concebido por alguém e disseminado na organização por uma equipe comprometida e ligada a um líder que apresenta, no processo, a intenção estratégica da empresa. O ser humano precisa ter um objetivo, algo que o puxe para determinada direção, mas o pilar "foco" deve ser inspirador e claro, de modo que a equipe concentre seus esforços para atingi-lo.
  3. Risco Calculado - uma aposta sempre está ligada ao risco inerente a uma grande mudança ou, principalmente, a uma grande recompensa. Envolve ameaças e fraquezas cuja natureza procura mudar - em vez de tentar se proteger delas ou atenuá-las. É preciso transformar as fraquezas em novas forças e as ameaças, em oportunidades - daí a importância de se correr risco.
  4. Recursos para a Sustentação - é preciso dar sustentação aos riscos assumidos, nenhuma estratégia tem sucesso sem recurso para sustentá-la. Podem ser recursos gerados pela venda de ativos, assim como de programas para redução de custos e aumento de eficácia, formação de colaboradores e parcerias estratégicas, passando a ser destinados ao suporte da nova estratégia, ou seja, alocados para o foco estratégico pretendido.
A falha em qualquer um dos pilares pode levar ao fracasso. Henry Fayol deixou para a administração um grande princípio: "Planeje seus trabalhos; trabalhe seus planos". Por isso, antes de qualquer formulação organizacional, a verificação e a análise desses pilares estratégicos são fundamentais.

Fonte: Revista HSM Management Mai/Jun 2011 - págs. 29 a 36.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário