segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como desenvolver um plano de negócios viável?

As dicas irão auxiliá-lo na hora de criar um plano de negócios viável para sua empresa. É preciso que o gestor analise friamente as informações sobre sua empresa para que possa organizá-las de forma correta no Plano. Tenha atenção e dedicação, faça o melhor que puder, afinal, um Plano de Negócios viável e bem pensado pode abrir muitas portas para sua empresa.

Tenha Clareza: em todos os aspectos do seu plano de negócios, desde o objetivo de sua empresa até a linguagem utilizada para desenvolvê-lo. Todos precisam entender.

Saiba onde quer chegar: defina um objetivo para sua empresa atingir daqui a 5 anos e os transforme em objetivos menores que, no fim, irão convergir para objetivo maior. Faça seu planejamento baseado nisto: o caminho traçado tem que te levar a algum lugar.

Pesquise tudo: faça uma pesquisa completa com relação a custos e informações necessárias para manter sua empresa, desde custos de mão de obra, passando por fornecedores, mercado, distribuição, publicidade, política, etc. Quanto mais informações você tiver sobre o seu negócio, melhor será o desenvolvimento do seu Plano de Negócios.

Qual o motivo da escolha deste negócio: possui paixão pela área em que atua? possui experiência nela? Qual motivo o fez escolhê-la? Existe realmente uma boa oportunidade a ser aproveitada? Todas estas informações devem estar presentes no seu plano de negócios.

Faça Benchmarking: conheça, no seu mercado de atuação, outros modelos de negócios e práticas que possam ser utilizadas como inspiração, procure ajuda sempre que necessário. A gestão é algo que muda constantemente e, por isso, te obriga a melhorar sempre.

Mantenha os pés no chão: o plano de negócios tem que ser viável. Caso perceba que ele está fugindo deste objetivo, ligue a luz de alerta! Talvez seja a hora de repensar todo o negócio. Reconhecer erros e consertá-los rapidamente é uma virtude que poucos empreendedores possuem.

Compartilhe seu plano de negócios: é importante mostrar o plano de negócios para pessoas de confiança e ouvir opiniões, pois, muitas vezes deixamos detalhes importantes passarem por simples falta de atenção.
Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O que todo Gestor deve saber?

Os gestores precisam conhecer a ISO 10015: Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento. Todo gestor sabe como gerir a maioria das atividades especificas de sua área. Um gestor de vendas certamente conhece métodos, técnicas e processos de venda, e um gestor de produção tem a competência necessária para implementar as boas práticas de produção.
Mas, o que muitos gestores não sabem é definir, desenvolver e avaliar as competências que suas equipes devem ter. E para justificar o desconhecimento, alegam que esse papel cabe ao RH da empresa.
Os gestores precisam saber que o treinamento e desenvolvimento de suas equipes é investimento que pode dar-lhes muito retorno. Mas, não se pode exigir que os gestores sejam responsáveis pelo que não sabem. Os gestores devem se envolver de forma responsável, nas seguintes atividades:

▪ Na definição das competências individuais do pessoal de sua equipe, onde o profissional possui para desenvolver suas atividades, e das competências atuais e futuras de sua área.

▪ Na Definição das Necessidades de treinamento; na identificação de falha de
competências; e na solicitação de treinamento. É sempre bom verificar também como andam os processos.

▪ Na definição dos objetivos gerais e específicos do treinamento. Os gestores precisam saber que resultados pretendem com o treinamento de sua equipe.
▪ No acompanhamento e avaliação do recém-contratado.

▪ Na criação de oportunidade para o treinando aplicar o que aprendeu. Os gestores, de acordo com o item 4.4.2.2 da Norma ISO 10015, devem: “fornecer oportunidades adequadas e pertinentes para o treinando aplicar as competências que estão sendo desenvolvidas.”
▪ Na avaliação dos resultados do treinamento. Portanto, devem definir e utilizar indicadores, para medir os resultados obtidos.

O gestor é o maior responsável pelo desempenho de sua equipe. Ao RH compete auxiliar os gestores na eliminação de falhas de competências de suas áreas para que as competências essenciais da organização sejam eficientes e eficazes. E, para desenvolver essas atividades, os gestores devem solicitar e contar com o apoio dos profissionais de RH.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

É importante diminuir a ruptura em Supermercados

O combate à ruptura é um dos maiores desafios do setor supermercadista. A falta de produtos ocorre em razão de uma série de problemas, a exemplo de erros na projeção de compra, falta de controle no abastecimento, análise incorreta do mix, erros no pedido das lojas e falhas na freqüência de reposição das gôndolas, entre diversos outros pontos.
Para tentar minimizar o problema, muitos supermercados adotam medidas pontuais, o que freqüentemente não resolve a situação. O varejista costuma aumentar os níveis de estoque para não correr risco de perder vendas, mas esse processo fabrica outros problemas, já que as lojas e centros de distribuição não estão preparados para receber uma carga excessiva de produtos.
Solucionar as perdas por ruptura envolve o aprimoramento nos processos comerciais e operacionais, e também o investimento em bons sistemas de tecnologia.  Mas, um meio emergencial seria identificar quais são os produtos mais importantes nos resultados da loja, e que deverão ser o foco inicial do combate à ruptura.
O passo seguinte é divulgar essa lista para a empresa em uma reunião envolvendo: o departamento comercial, a equipe de recebimento, repositores, gerentes de loja e encarregados de setor. É importante também alinhar e definir como meta o "erro zero" para esses produtos, fixando a lista em pontos estratégicos da empresa. Assim como, acompanhar esses produtos diariamente a partir de um processo de checklist.
Cabe à área comercial analisar semanalmente os resultados do acompanhamento da ruptura e definir o que fazer no caso do problemas serem identificados.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Gestão de Armazenamento em Supermercado

As empresas que não alcançam um bom sistema de logística interna estão suscetíveis a perderem sua colocação no mercado pela avaliação que os clientes irão fazer sobre os serviços prestados por seus funcionários quando da falta de algum material no seu atendimento.

Dentro da logística de distribuição e de suprimento está contido o processo de
armazenagem, que durante anos foi realizado em locais inadequados e a maior parte dos custos de armazenagem ocorre, porque estão associados:

·         Ao espaço físico,
·         Aos equipamentos de movimentação,
·         Ao pessoal e
·         Aos investimentos em tecnologia.

Gestão de estoque é item fundamental na manutenção da organização de um supermercado,
bem como na otimização da produtividade operacional. E, com a evolução das técnicas de gestão de estoques, principalmente com a evolução da filosofia do just in time - manutenção de quantidades de estoques suficientes para proporcionar a diminuição dos custos de armazenagem, espaço, pessoal e obsolescência do capital, a gestão de armazenagem de mercadorias exige uma sincronização entre a oferta e a demanda.

Tratar desse assunto é uma necessidade no Supermercado, no sentido de adequar a sua política e programação de estoque e minimizar problemas relacionados com desorganização e disposição das mercadorias, formação de filas, fluxo intenso de pessoas e materiais em horário de pico, utilização inadequada do espaço, avaria de produtos, controle na separação de pedidos e distribuição física dos produtos no depósito.

Para a localização de estoques pode-se utilizar três sistemas como ferramenta para
localizar os produtos no armazém: sistema de memória, sistema de localização fixa e sistema
de localização aleatória.

Uma ferramenta de grande utilidade para análise de estoque é a curva ABC, pois permite identificar aqueles itens que mereçam atenção e tratamento adequados quanto a sua administração. Ou seja, o princípio base da curva ABC – estabelece que uma pequena proporção (aproximadamente 20%) dos itens totais contidos em estoque representa uma grande proporção (cerca de 80%) do valor total em estoque.

Assim pode-se utilizar esse princípio para a classificação dos diversos materiais estocados de acordo com sua movimentação de valor. Dessa forma, é possível que os gestores priorizem seus esforços de acordo com os produtos mais significativos.

Diante do desafio, alguns objetivos devem ser traçados, como:

·         medir os espaços de armazenagem para esboçar formas de armazenamento (ou seja, fazer um diagnóstico),
·         avaliar formas de controle de estoque e
·         propor formas de endereçamento e localização de produtos.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Você sabe como se forma um campeão?

Quando você pensa em histórias de superação de limites vem logo aquela imagem de maratonista cambaleando para cruzar a linha final. Ele não venceu a prova e sua classificação nem foi importante. Mas a imagem de alguém que contrariando as próprias fraquezas busca forças para atingir o objetivo é emblemática.

 Na história da humanidade há diversos casos de pessoas que se destacaram em meio às mais diversas dificuldades. E você? Sabe como se forma um campeão? Entre tantas características importantes uma se destaca: a superação!

 A superação vem basicamente da vontade de realizar algo maior, de superar os limites, de alcançar o topo. É isso que torna algumas pessoas especiais. Vencedoras!

O esporte mundial é um catalisador de situações de superação humana. São pessoas comuns capazes de atingir o mais elevado posto em sua atividade: o sucesso!Como é possível? A fórmula é simples e ao mesmo tempo trabalhosa: trabalho em equipe + dedicação pessoal + emoção + garra + paixão = conquista!

O trabalho em equipe é cada vez mais um diferencial competitivo. Se sozinho é possível alcançar elevados índices de produtividade, em equipe os resultados se multiplicam. Uma equipe é constituída de pessoas que tem objetivos em comum. Trabalham para o mesmo propósito e por isso não competem entre si, mas cooperam.

E o diferencial que uma equipe proporciona é a diversidade para o resultado positivo. Visões diferentes podem auxiliar na tomada de decisões que sozinho você talvez demorasse mais para encontrar. A sensação de pertencer a uma equipe é por si só motivadora.

A dedicação pessoal é a parte que cabe a cada um para fazer a diferença. O profissional que dedica um tempo extra para aprender algo novo ou simplesmente busca a qualidade no que faz, faz a diferença.

Tenha certeza que, para um indivíduo ou uma equipe obter o sucesso é necessária muita superação. Acreditar em seu potencial de realização e fazer acontecer.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Supermercados deixarão de oferecer sacolas plásticas gratuitas em São Paulo

A maioria dos estabelecimentos deixarão de oferecer sacolas plásticas gratuitas aos consumidores, e passa a vender sacolas biodegradáveis --aparentemente iguais às antigas, mas feitas de amido de milho. Os consumidores paulistas deverão pagar cerca de R$ 0,19 pelas sacolinhas ecologicamente corretas que serão oferecidas, a partir da próxima quarta-feira (25), nos supermercados.

A iniciativa faz parte de uma campanha promovida pela Apas (Associação Paulista dos Supermercados) em parceria com a Prefeitura de São Paulo e com o governo do Estado. Segundo a Apas, 95% dos 1.200 associados aderiram à campanha.

O objetivo da campanha é criar hábitos mais sustentáveis nos consumidores. A expectativa é de que os supermercados deixem de distribuir juntos, em São Paulo, 1,7 bilhão de sacolas plásticas por ano.

Segundo o presidente da Associação, João Galassi, a sacola plástica tradicional demora de 100 a 400 anos para se decompor no meio ambiente. A sacola que estará à venda a partir desta semana demora seis meses para se decompor se for levada a uma usina de compostagem (que decompõe o lixo orgânico) e, fora da usina, dois anos.

Além das sacolas biodegradáveis, os supermercados vão oferecer ainda, gratuitamente, caixas de papelão para o consumidor acomodar as compras.

A maior parte dos supermercados e também lojas que atuam em outros segmentos do varejo já vende sacolas retornáveis, cestas de plástico e carrinhos como opção sustentável aos consumidores, a preços que variam de R$ 1,99 a R$ 49,90.

Qual o objetivo da sua empresa? Nosso objetivo é atingir o seu objetivo.
Segue link para leitura: